PRB promove ações contra a violência doméstica em diversos estados

PRB promove ações contra a violência doméstica em diversos estados

Mobilizações acontecerão em dez estados e no DF e serão realizadas diversas ações contra a violência e atividades voltadas para as mulheres

Brasília (DF) – No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, celebrado no dia 25 de novembro, o PRB Mulher promove mutirões com atividades voltadas para o público feminino em dez estados e no Distrito Federal.

Com o objetivo de conscientizar homens e mulheres que passam ou não por situações de violência doméstica, o movimento desenvolveu a campanha: “Ei, abaixa sua mão! À não violência contra a mulher”. A campanha ganhou a adesão das republicanas espalhadas pelo país que, unidas, propagarão ações para defender a causa durante o final de novembro e o início de dezembro.

De acordo com o Relógio de Violência, a cada dois segundos uma mulher é vítima de agressão física ou verbal e a cada 22,5 segundos uma mulher é vítima de espancamento ou tentativa de estrangulamento. As ocorrências não param por aí, pois a cada dois minutos uma mulher é vítima de arma de fogo no país. Esses são só alguns números, entre os outros dados cruéis expostos pelo Instituto Maria da Penha.

“Diante de tanta violência contra as mulheres, é impossível nos mantermos apáticas à situação e como uma militância feminina que somos, temos o dever de mantê-las informadas de seus direitos. Infelizmente, muitas estão em situação de violência e não se sentem à vontade e nem seguras o suficiente para denunciar o agressor, mesmo diante de leis que as protegem”, afirmou a coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada federal Rosangela Gomes.

Ações pelo Brasil

Com vários eventos agendados no estado, a coordenadora do movimento no Goiás, Rosa Bravo, está nos últimos preparativos com as coordenadoras municipais para a realização das ações. Ela que já foi vítima de violência doméstica e convida as mulheres a vestirem a camisa da campanha e ajudarem a disseminar o máximo de informação para a não violência. “Vamos promover a campanha em cinco municípios do estado. Convido todas as mulheres a estarem conosco, pois é muito importante lutarmos contra esse tipo de violência”, disse a coordenadora que salientou em dizer que no município de Goiânia, além de as mulheres receberem informações sobre seus direitos, terão outros serviços disponíveis. “As participantes receberão serviços que promovem o bem-estar, pois assim também conseguiremos reforçar a ideia do empoderamento feminino”, completou.

A campanha também tem recebido o apoio dos homens do partido, entre eles o deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) e o presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Renato Junqueira, que gravaram vídeos para ajudar a divulgar as ações e encorajar os republicanos a aderirem ao projeto.

Para Rosangela Gomes, esse apoio da ala masculina é importante, pois fortifica o comprometimento do partido com a causa. “Nós mulheres somo gratas por todo esse apoio recebido, principalmente do nosso presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, que tanto coopera para o crescimento e desenvolvimento feminino na sociedade e na vida política”, destacou.

A violência à mulher no Brasil

De acordo com o Anuário de Segurança Pública de 2018, no ano passado foram registrados 221.238 casos de violência corporal dolosa, enquadrados na Lei Maria da Penha, chegando a 606 casos por dia. Os casos de feminicídio, que é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher ou qualquer outra motivação que menospreze a figura feminina, chegou ao número de 1.133 casos em 2017.

Programação nos estados

Roraima – 19/11 – 8h30 (Rua Floriano Peixoto, 125 – Centro/Boa Vista)
Santa Catarina – 23/11 – 19h (Rua Monsenhor Topp – Centro/Florianópolis)
Rio Grande do Sul – 23/11 – 12h (Largo Glênio Peres – Centro/Porto Alegre)
Goiás – 24/11-15h (Rua das Camomilas, Quadra 03, Lt.: 14 – Jardim Cerrado -Goiânia)
Ceará – 24/11 – 15h (Em frente ao sinal do North Shopping da Bezerra de Menezes)
Rio de Janeiro – 24/11 – 10h30 (Câmara Municipal de Paraty – Rua Samuel Costa, nº 23 – Centro Histórico/Paraty)
Acre – 24/11 – 10h (Palácio Rio Branco – Av.: Presidente Vargas, s/nº – Centro/Rio Branco)
Mato Grosso – 25/11 – 17h (Parque das Águas – Av.: Hermínia Torquato da Silva – Centro Político/Cuiabá)
Paraná – 30/11 – 17h30 (Câmara Municipal de Piraquara – Av.: Getúlio Vargas, 1511 – Centro/Piraquara)
Amazonas – 30/11
Distrito Federal – 08/12

Mais informações entrar em contato com o PRB Mulher Nacional pelo telefone (61) 98654-8031.

Texto e foto:  Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.