PRB promove ação no Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa

PRB promove ação no Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa

Evento será realizado no dia 15 de junho na Assembleia Legislativa de Goiás e contará com a presença do coordenador nacional do PRB Idoso, Ricardo Quirino

Publicado em 11/6/2018 - 00:00 Atualizado em 17/8/2021 - 17:04

Goiânia (GO) – O combate à violência contra idosos será tema da ação realizada pelo PRB Idoso na Assembleia Legislativa de Goiás no dia 16 de junho, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado dia 15 de junho.

A data, instituída pela Organização das nações Unidas (ONU) em 2006 e a Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, marca a luta pelos direitos desse segmento populacional, muitas vezes, segundo o coordenador nacional do PRB Idoso, Ricardo Quirino, invisível aos olhos da sociedade.

“Nós do PRB Idoso faremos um ato alusivo à esta data e iremos lançar uma cartilha com orientações de como o cidadão pode participar neste combate e, acima de tudo, denunciar casos de suspeita ou que ele tenha consciência de violências cometidas contra os idosos. O intuito é despertar não só a sociedade civil por meio da conscientização, mas também a classe política para esse mal que cresce”, explicou Quirino.

Segundo dados do IBGE, até 2060 a população com 80 anos ou mais deve somar 19 milhões de pessoas, e o Brasil terá que enfrentar o aumento da expectativa de vida e os desafios para proporcionar mais e melhor qualidade de vida. Com este aumento, segundo Ricardo Quirino, vem a necessidade de políticas públicas para este público especifico e chama à reflexão também o aumento da violência.

“A violência contra à pessoa idosa cresce de uma maneira silenciosa. Em muitos casos ela é negligenciada dentro da própria família. Mais de 57% da violência sofrida pela pessoa está concentrada dentro do próprio lar. Às vezes, os filhos são os principais autores desse tipo de violação. Então, com esta campanha a gente quer despertar a pessoa idosa e também a família para essa realidade, este câncer que precisa ser extirpado”, destacou Ricardo Quirino.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Brizza Cavalcante – Câmara dos Deputados

 

Reportar Erro
Send this to a friend