PRB presente em evento mundial de autoridades negras

23_09_13_destaque03_colombia_ba_eron_na_cupula_mundial_autoridades_negras001

Entusiasmada, Tia Eron confirmou a decisão de realizar a 5ª edição do evento na cidade brasileira de Salvador, no estado da Bahia, em 2015

Cali (Colômbia) – Em viagem a Colômbia, a vereadora Tia Eron (PRB-BA) participou da terceira edição do evento que reuniu autoridades negras de todo o mundo, na última semana, nas cidades de Cali e Cartagena: A “Cúpula Mundial de prefeitos e líderes africanos e afrodescendentes”. Entre as lideranças estava o ativista político norte-americano, Jesse Jackson, que participou ao lado de Martin Luther King Jr. da luta pelos direitos civis para os negros nos EUA, como também, a primeira mulher negra a chefiar um ministério na Itália, a ministra da Integração Cécile Kyenge.

23_09_13_destaque03_colombia_ba_eron_na_cupula_mundial_autoridades_negras002O evento foi organizado pela AMUNAFRO, associação de prefeitos líderes de municípios com população afrodescendente, com o propósito de aprofundar o diálogo político em diversas cidades e tratar a cooperação internacional no que diz respeito ao deslocamento do povo africano. Entre vários temas havia “Políticas públicas com perspectiva voltada às mulheres” e “Cultura em desenvolvimento econômico”.

Entusiasmada, Tia Eron confirmou a decisão de realizar a 5ª edição do evento na cidade brasileira de Salvador, no estado da Bahia, em 2015. “Além de abrigarmos a maior diáspora africana da América do Sul, fomos reconhecidos como o país mais comprometido do continente com políticas de igualdade racial”, comemora a vereadora citando o sistema de cotas já implantado em vestibulares brasileiros para garantir a inclusão de candidatos negros.

23_09_13_destaque03_colombia_ba_eron_na_cupula_mundial_autoridades_negras003Já em entrevista a uma rádio local, Eron disse que é necessário romper com a naturalidade do racismo, apesar de já existirem leis sobre o tema. “Percebo que, aqui na Colômbia, mesmo com a lei que criminaliza o racismo, a naturalidade do racismo é muito forte. No Brasil também vivemos isso. Atitudes racistas e preconceituosas permeiam nossa sociedade com naturalidade no cotidiano das pessoas de todas as condições e classes sociais”, adverte a republicana.

A líder falou sobre as dificuldades enfrentadas no próprio País. “O racismo é uma prática culturalmente incorporada, mas que precisa ser combatida todos os dias. O Brasil tem muitas leis, mas a maior dificuldade é a aplicabilidade, que é algo que impede que se atinja o êxito para a igualdade racial”, reflete Eron. A vereadora comentou ainda sobre a necessidade de incluir a figura do negro em materiais didáticos infantis. “É preciso mostrar a beleza de ser negro como meio educacional infantil”, considera.

23_09_13_destaque03_colombia_ba_eron_na_cupula_mundial_autoridades_negras004Durante a visita ao país, a vereadora do PRB foi guiada por Gisela Perez Fonseca, na cidade de Cartagena. A jovem advogada trabalha na prefeitura da cidade e organizou junto a AMUNAFRO o encerramento do evento em seu município. Para Eron, a ativista desponta como uma líder colombiana de sucesso. “A Gisela tem potencial para ser a primeira negra a gerir a sua cidade”, observa Eron, que aproveitou para convida-la a visitar, em novembro, a cidade brasileira de Salvador para conhecer as políticas já realizadas tanto no combate ao racismo, quanto pelo reconhecimento e valorização das mulheres negras. A vereadora republicana, Eron Vasconcelos, ocupa a coordenação nacional do movimento PRB Igualdade Racial.

Também participou da cúpula mundial na Colômbia, a deputada federal brasileira, Benedita da Silva (RJ); a vice-prefeita brasileira, Célia Sacramento (BA); as prefeitas brasileiras: Rilza Valentim (BA) e Maria Quitéria (BA). Além de outras autoridades brasileiras como o vereador Silvio Humberto (BA) e o secretário de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, Netinho de Paula.

Texto: Jamile Reis/ Agência PRB Nacional
Fotos: CumbreAfro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!