PRB Mulher RS realiza a segunda edição do Troféu Mulher Nota 10

Mulheres foram homenageadas no Teatro Barone, na cidade de Porto Alegre

Publicado em 20/3/2019 - 00:00 Atualizado em 13/7/2020 - 09:57

Porto Alegre (RS) – Com o Teatro Dante Barone lotado, o PRB Mulher do Rio Grande do Sul, premiou no último sábado (16), 10 mulheres que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e cultural do estado. A segunda edição do “Troféu Mulher Nota 10” foi além e homenageou também uma mulher de Minas Gerais, que foi responsável pelo salvamento de diversas pessoas vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, a Major do Corpo de Bombeiros, Karla Lessa.

Entre as homenageadas da noite também estavam a deputada estadual Silvana Covatti (PP); a fundadora da ONG Renascer da Esperança, Rozeli da Silva Do Renascer; a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann; a presidente da Associação Nacional Psoríase Brasil, Gladis Lima ; a 1ª Patroa do CTG 35, Márcia Cristina Borges da Silva; a militante da causa das pessoas com deficiência, advogada Liza Cenci; a coordenadora estadual da Escola de Mães do RS, Thaís Santos; a fundadora da Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia, Maria Irene Simões e a diretora do Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS), Heloisa Helena Kuser.

A coordenadora estadual do PRB Mulher, Beth Colombo, falou que o evento nada mais é do que uma forma de agradecer o feito que essas mulheres colocam em prática diariamente. “Essa é a segunda edição do Troféu Mulher Nota 10 e é muito bom quando a gente faz um trabalho e vê que este é reconhecido. E foi simplesmente isso que as mulheres republicanas do Estado do Rio Grande do Sul fizeram aqui: Homenagearam a força, a coragem, o pioneirismo de nove mulheres gaúchas e de uma mineira”, contou.

A republicana agradeceu a toda coordenadoria do movimento. “A nossa coordenadoria é muito forte, é muito unida e o importante é que a gente consegue ter uma sintonia. Um evento como esse só acontece porque é feito por vários braços”, ressaltou.

A deputada federal Maria Rosas (PRB-SP), que na oportunidade representou a coordenadora nacional do PRB Mulher, a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ), elogiou a ação. “O evento foi um primor, foi maravilhoso, todos os detalhes muito bem feitos. Quero parabenizar a Beth pela ocasião e gostaria de lembrar que não importa o tamanho do nosso desafio, o que importa é o tamanho da nossa união e foi somente por causa dessa forte união que o Troféu Mulher Nota 10 aconteceu. Vou levar o prêmio para São Paulo, o que é bom precisa ser compartilhado”, disse.

A militância realizou o evento com o apoio do PRB Gaúcho que tem na sua presidência o deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS), que apoia incondicionalmente o crescimento da mulher na vida pública e na sociedade. Ao final, o republicano agradeceu a participação de todos no “evento que busca acima de tudo incentivar a participação feminina nas diversas áreas de atuação que promovam o empoderamento”.

Major Karla Lessa

Após a cerimônia, a Major Karla Lessa foi recebida também na cidade de Gramado (RS), em um coquetel feito especialmente para ela, a fim de homenageá-la pela atuação no salvamento das vítimas de Brumadinho. Ela entrou na corporação do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais aos 18 anos, quando realizou um voo e se apaixonou mais ainda pelo trabalho. Com cursos de qualificação e especialização, Karla tornou-se a primeira comandante de helicóptero do Corpo de Bombeiros do Brasil, e ficou conhecida após um arriscado e habilidoso resgate que fez às vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG).

Na premiação, Karla Lessa diz que sentiu-se honrada e afirmou que as dez histórias apresentadas são dignas de exemplo. “Queria agradecer essa homenagem que eu recebi aqui no Rio Grande do Sul, sinto-me muito honrada em participar do grupo de mulheres guerreiras que dão exemplo, não só para outras mulheres, mas para homens também. Agradeço demais a oportunidade. Meu sentimento é de gratidão”, disse.

Convidados

Muitas autoridades prestigiaram o evento, entre elas o deputado estadual Sergio Peres (PRB-RS); a deputada estadual Fran Somensi (PRB-RS); o secretário estadual de Esporte do Rio Grande do Sul, João Derly (PRB), a coordenadora do PRB Mulher de Porto Alegre, Beatriz Picolli; além de vereadores republicanos.

Também presente ao evento, a republicana Andressa Urach convidou mais mulheres a estarem no time do PRB. “Venha lutar com a gente, venha fazer parte do PRB. Amanhã é você quem pode estar ganhando este prêmio. A cada dia as mulheres têm se destacado e nós precisamos dessas mulheres fortes que fazem a diferença no mundo”, ressaltou Urach.

Texto: Gabbriela Veras / Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional
Fotos: Wagner Prestes, Daniel Nascente e Adalberto Bertoldo

 

Reportar Erro
Send this to a friend