PRB Mulher RJ realiza palestra sobre câncer de mama e qualidade de vida

Mulheres de vários segmentos prestigiaram a palestra Câncer de Mama e Qualidade de Vida, organizada pelo PRB Mulher RJ.

Publicado em 3/11/2015 - 00:00

prb-mulher-rj-realiza-palestra-sobre-cancer-de-mama-e-qualidade-de-vida-foto-ascom-03-11-15-01
Mulheres de vários segmentos prestigiaram a palestra Câncer de Mama e Qualidade de Vida, organizada pelo PRB Mulher RJ.

 

Rio de Janeiro (RJ) – O PRB Mulher do Estado do Rio de Janeiro realizou vários eventos para celebrar a campanha Outubro Rosa, que tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama. No último dia 29, foi realizada na sede do partido, em Benfica, zona norte do Rio, a palestra Câncer de Mama e Qualidade de Vida. Ao lado da vereadora Tânia Bastos, coordenadora do PRB Mulher-RJ, Sandra de Andrade, terapeuta, psicoterapeuta e coordenadora Nacional do PRB Alimentação e Agricultura​, há 20 anos acometida por um câncer de mama, contou sua experiência, falou sobre prevenção, detecção e muito mais.

prb-mulher-rj-realiza-palestra-sobre-cancer-de-mama-e-qualidade-de-vida-foto-ascom-03-11-15-02Na abertura do evento, foi um exibido um vídeo com uma mensagem de boas-vindas do presidente estadual, Eduardo Lopes, que ratificou o valor da prevenção e como a atividade física contribui para uma vida saudável.

“Tenho certeza de que esta palestra será muito importante para todas. Sabemos que a boa alimentação e a prática de atividades físicas são fundamentais para que fiquemos longe de doenças. Diga não ao sedentarismo”, aconselhou.

Sandra Andrade destacou a importância do olhar atento que cada mulher deve ter com a saúde, sobre prevenção e dos mitos em relação à doença. “O câncer é apenas uma palavra, não uma sentença. É primordial que todas as mulheres façam o autoexame, levem a sério a questão da prevenção. Quando você tem o costume de fazer o autoexame, passa a conhecer o seu corpo, o que é muito positivo”, ensinou a terapeuta.

O evento teve muitos momentos de descontração. As convidadas participaram de sorteios e coreografias sob o comando do professor de educação física Guto Adyala. Além disso, todas participaram de um chá da tarde.

Vereadora quer ações na saúde pública

prb-mulher-rj-realiza-palestra-sobre-cancer-de-mama-e-qualidade-de-vida-foto-ascom-03-11-15-04A vereadora Tânia Bastos assegurou que independente das dificuldades que as mulheres enfrentem em relação à saúde pública, cada uma deve fazer a sua parte como cidadã. “Nós estamos engajadas na conscientização da luta contra o câncer de mama. Assim as mudanças ocorrerão e teremos ações positivas que beneficiarão todas nós”, endossou.

Homens prestigiaram evento

O câncer de mama também pode acometer os homens. Conhecedores destas estatísticas, vários deles participaram do evento, entre eles, o deputado estadual Carlos Macedo, Vicenildo Medeiros, presidente do PRB, em São Gonçalo, Antonio Brito, coordenador do PRB Petrópolis, Nelio Georgini, coordenador PRB Educação RJ, e Caio Shindo, coordenador do PRB Juventude no Rio de Janeiro.

A atriz Paula Manga comentou a importância da iniciativa do PRB Mulher. “Este evento traz o entendimento da necessidade da prevenção. Quanto mais conhecimento e informação sobre o câncer de mama, menos tabus”, disse.

prb-mulher-rj-realiza-palestra-sobre-cancer-de-mama-e-qualidade-de-vida-foto-ascom-03-11-15-03A jornalista Neia Ferreira falou que, cada vez mais, as mulheres devem se interessar pelo assunto. “Antes não havia tanta informação, eram muitos os tabus, mas hoje as mulheres precisam estar antenadas em relação à prevenção e a exames periódicos. O PRB Mulher está de parabéns”, assegurou.

“Eu tive câncer de colo de útero”

A empresária e assessora parlamentar Penha Moraes opinou que as mulheres estão tendo cada vez mais oportunidades de obter informações e cuidar da saúde: “Eu tive câncer de colo de útero e após o tratamento fiquei curada. A informação e o valor que se dá prevenção são primordiais e facilitadores para que as pessoas não sofram tanto”.

 

Texto: Mônica Soares / Ascom – PRB Rio de Janeiro
Fotos: José Muniz e Demóstenes Ramos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend