PRB Mulher RJ promove encontro de coordenadoras para falar sobre violência à mulher

Participaram do encontro as coordenadoras de Belford Roxo, Niterói, Rio de Janeiro, Queimados, Nova Iguaçu e São Gonçalo, além da coordenadora estadual Tânia Bastos

Publicado em 8/12/2018 - 00:00 Atualizado em 26/6/2020 - 15:09

São Gonçalo (RJ) – Nó ultimo sábado (1º/12), as republicanas do Estado do Rio de Janeiro se reuniram em São Gonçalo num encontro de coordenadorias municipais do PRB Mulher, para comemorar o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher e a campanha nacional do movimento: “Ei! Abaixa a sua mão. À não violência contra a mulher”, tendo como tema “Precisamos dar um basta!”.

“O PRB Mulher RJ entende a importância desta data porque essa causa é humanitária. Ela é minha e sua, dos ricos e pobres, dos brancos e pretos. A luta pelo respeito e direitos é infinita”, ressaltou a coordenadora estadual do movimento, vereadora Tânia Bastos.

No evento foi realizada uma palestra ministrada pela assistente social e especialista em família, Leila Regina. Ela chamou a atenção para os recentes casos de violência de grande repercussão. Ela acredita que nas vítimas o silêncio é o maior aliado do seu agressor, já que própria também foi uma vítima de violência. Em seguida, recitou a poesia: “Não ao feminicídio e todos os tipos de violência contra a mulher”, de Guibson Medeiros.

Para a coordenadora anfitriã, Beatriz Santos, a violência contra as mulheres precisa de um basta. “O debate foi sobre a violência contra as mulheres, que cada vez fica pior. Precisamos de medidas que ajudem a diminuir toda essa violência. As ações de conscientização são de grande importância, além das campanhas nacionais, como essa do PRB Mulher”, afirmou.

“Foi um evento muito produtivo onde a palestrante Leila Regina relatou sobre as agressões que sofreu com o falecido esposo. Ela nos conscientizou e falou da importância de acolhermos as mulheres que sofrem as agressões e não têm coragem de denunciar. Temos que colocar na cabeça delas, que juntas somos mais fortes e podemos mais”, disse a coordenadora de Nova Iguaçu, Glaucia Miranda.

Participaram do evento a coordenadora estadual do PRB Mulher do Rio de Janeiro, vereadora Tânia Bastos; Leda Domingues (Belford Roxo), Mariza Vargas (Niterói), Patty Armstrong (Rio de Janeiro), Penha Ramires (Queimados), Glaucia Miranda (Nova Iguaçu) e Beatriz Santos (São Gonçalo).

Casos de feminicídio no Rio de Janeiro

Das 68 mulheres vítimas de feminicídio em 2017 no Rio de Janeiro, 57,4% tiveram como acusados os companheiros ou ex-companheiros e dentro desse número, 52,9% das vítimas que foram vítimas, o crime aconteceu no interior de suas residências. Em média no ano de 2017, foram registrados cinco feminicídios e 15 tentativas de feminicídio por mês em todo estado.

Texto e foto: Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional

 

Reportar Erro
Send this to a friend