PRB Mulher reforça luta pela prevenção ao câncer de mama

PRB Mulher reforça luta pela prevenção ao câncer de mama

Militância republicana promove ações em alusão ao Outubro Rosa com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama

Brasília (DF) – A militância do PRB Mulher entrou na luta contra o câncer de mama com a campanha “Outubro Rosa” conscientizando a população sobre a importância da prevenção da doença. Há dez anos, o movimento republicano desenvolve ações em alusão ao movimento “Outubro Rosa”, criando nos Estados Unidos na década de 90.

O movimento foi adotado pelos demais países para alertar as mulheres e entidades governamentais sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce desta doença devastadora, que, somente no Brasil, atinge cerca de 156 mulheres por dia.

Neste ano, o PRB Mulher irá abordar sobre o autocuidado, a prevenção, os direitos, onde fazer os exames de rotina, entre outros temas.

“A campanha, que se iniciou no dia 1º de outubro, tem como objetivo esclarecer, não só as mulheres, mas toda a população, sobre a importância da prevenção da doença por meio da realização de exames periódicos. O PRB Mulher desta vez irá abordar não apenas o câncer de mama, mas os diversos tipos de cânceres que estão matando as nossas mulheres”, afirmou Rosangela Gomes, coordenadora nacional do PRB Mulher.

Câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Este ano, a estimativa é de o número de casos atinjam 59,7 mil mulheres. Existem vários tipos de câncer de mama, porém, alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. O câncer de mama também pode acometer homens, mas é raro e representa apenas 1% do total de casos da doença.

A prevenção ao câncer de mama não é totalmente possível, em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.

A detecção da neoplasia é feita por meio do exame de mamografia. O exame é feito com prescrição médica e recomendado para as mulheres acima de 40 anos, que podem obter informações sobre os procedimentos nas unidades de saúde. O tratamento para a neoplasia envolve o tripé cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Novo aplicativo

Para comemorar os dez anos do movimento no Brasil, a Femama lançou o aplicativo MAMAtch! para formar uma rede de interesse, informação e conexão entre pacientes, familiares, ONGs e pessoas envolvidas com a causa. O aplicativo foi desenvolvido voluntariamente pela Agência Mestiça e pela Vee Digital Tecnologia e pode ser baixado aqui.

Texto e foto: Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.