PRB Mulher lança campanha nacional de filiação e capacitação política

Movimento promete agitar os estados nos próximos 30 dias com sua campanha nacional do “Filia 10”

Publicado em 11/2/2019 - 00:00 Atualizado em 10/6/2020 - 10:59

Brasília (DF) –  O PRB Mulher desenvolveu para o mês de fevereiro, especificamente com ponto de partida já neste domingo (10), sua primeira campanha nacional do ano, o “Filia 10”. A campanha acontecerá em todos os estados, entre os dias 10 de fevereiro e 10 de março de 2019. O objetivo é chamar as mulheres para fazer parte da agremiação partidária e se inserir no cenário político.

A iniciativa visa ainda orientar e esclarecer a importância das mulheres na política e incentivá-las a conquistar e ocupar espaços de poder. O presidente nacional do PRB, deputado federal Marcos Pereira (SP) apoia incondicionalmente a inserção da mulher na vida pública. “Quando a mulher se propõe a fazer alguma coisa, ela faz bem feito e isso tende a contribuir nesse resgate da credibilidade na política”, afirma o republicano, que também é vice-presidente da Câmara dos Deputados.

A campanha, que já acontece no partido, será reeditada pelo PRB Mulher e as ações vão contar com o atos de filiação, reuniões, palestras de capacitação e formação política, levando informações sobre a importância das mulheres estarem inseridas ao meio.

A coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ), afirma que a política precisa de mais mulheres. “Essa campanha vai capacitar e recrutar mulheres para que nos próximos pleitos, elas possam disputar uma vaga nos espaços de poder e decisão. O PRB já manifestou total apoio para que, nas próximas eleições, possamos aumentar o nosso quadro de vereadoras, prefeitas, vice-prefeitas e secretárias nos municípios”, destacou.

Mulheres do PRB nas eleições

Em 2018, o PRB lançou 267 candidaturas para as vagas de deputada distrital, estadual, federal e ao cargo de vice-governadora. A maioria das candidaturas foi para as Assembleias Legislativas, sendo 168 ao todo. Na disputa à Câmara Federal, o partido contou com 77 candidatas. No geral, o número de mulheres que concorreram às urnas, superou a exigência da legislação eleitoral, que chegou ao percentual de 32,2% em relação ao gênero oposto. Nas Eleições 2014, o partido elegeu três deputadas estaduais e duas federais. Já nas Eleições 2018, foram eleitas três deputadas federais e cinco deputadas estaduais. 

Com a proximidade das eleições municipais de 2020, a coordenadora nacional da militância afirma que pretende trabalhar as mulheres para que o número de eleitas seja muito maior do foi nos últimos anos. Nas Eleições 2016, o PRB teve alcançou um crescimento considerável em comparação às eleições anteriores. Foram eleitas 11 prefeitas e 228 vereadoras.

“Esse é o momento de preparo e quero junto com as militantes, injetar esse espírito político nas mulheres de todo Brasil, para que em 2020 possamos dobrar, triplicar esse número de eleitas” , afirmou Rosangela Gomes.

Para a secretária nacional da militância, Rosana Ribeiro, 2019 será extremamente desafiador, entretanto há a confiança máxima de que 2020 será um marco para as mulheres do PRB, no resultado das eleições. “Nosso maior desafio será o pleito municipal de 2020. O PRB Mulher tem a missão de dar visibilidade às nossas republicanas estaduais e municipais. O ‘Filia 10’ é mais uma estratégia para trazer mais mulheres com vontade de mudar e inovar a política. Contamos com todas vocês nesse novo desafio”, finalizou a republicana.

Texto e foto: Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional

 

Reportar Erro
Send this to a friend