PRB Mulher ganha nova coordenação no Piauí e quer ampliar participação feminina

Novas coordenadoras vão atuar nos municípios de Teresina, Parnaíba, Piracuruca e Uruçui.

Publicado em 20/10/2015 - 00:00

prb-mulher-ganha-nova-coordenacao-no-piaui-e-quer-ampliar-participacao-feminina-foto-ascom-20-10-15-01
Conceição Mapurunga, Dilia Falcão, Dianira Gomes e Vanusa Gomes vão comandar o movimento feminino em Teresina, Parnaíba, Piracuruca e Uruçui, respectivamente.

 

Teresina (PI) – O I Encontro do PRB Mulher Piauí foi marcado pela posse de quatro novas coordenadoras municipais do movimento. Conceição Mapurunga, Dilia Falcão, Dianira Gomes e Vanusa Gomes vão comandar o movimento feminino em Teresina, Parnaíba, Piracuruca e Uruçui, respectivamente. Além da posse das republicanas, o evento teve como objetivo fortalecer a participação feminina na política e incentivar a filiação de mais mulheres. Com o tema “Empoderamento Feminino e os seus Desafios”, o encontro foi realizado no último sábado (17), na Câmara Municipal de Teresina.

prb-mulher-ganha-nova-coordenacao-no-piaui-e-quer-ampliar-participacao-feminina-foto-ascom-20-10-15-02Francinete Saraiva, coordenadora estadual do PRB Mulher, alertou sobre a necessidade de ampliar os debates sobre a participação da mulher na política. “A participação das mulheres foi um sucesso. Os desafios no Piauí ainda são muitos, sendo que a grande maioria tem uma timidez e certa resistência à política. Esses encontros têm muito a acrescentar por ser um momento de troca de conhecimento, experiências, informações e exemplos de mulheres que foram à luta e buscaram o seu espaço na política e em vários outros segmentos”, destacou. “As mulheres devem sim fazer parte da política. Unidas seremos capazes de mudar a história do nosso município, do Estado e do Brasil”, acrescentou a líder republicana.

Ao destacar a importância da mulher nos espaços de poder, Conceição Mapurunga lembrou que pelo fato da mulher ter uma sensibilidade maior, ela consegue fortalecer a política com uma visão mais detalhada e minuciosa. “O encontro teve como objetivo apoiar as mulheres que querem fazer parte da política, bem como encorajá-las a trabalhar por uma política mais justa e também poder participar de disputas eleitorais, uma vez que a representação feminina nos parlamentos ainda é muito tímida”, disse.

O presidente do PRB Piauí, Ridevaldo Gomes, destacou que 60% dos filiados à legenda no Estado são mulheres. “Queremos que o PRB avance no Piauí, não somente em números, mas em qualidade. Apoiamos a mulher e queremos aumentar a representatividade das republicanas nos espaços de poder e esse encontro veio reforçar essa ideia”, disse.

O secretário estadual do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, Gessivaldo Isaías, que é deputado estadual pelo PRB, declarou que a “sigla tem um slogan de que não existe cota para mulheres e que as mulheres que ingressam tem a vontade concorrer a vagas políticas e não só de comporem a sigla”. “Como  diz o nosso presidente Marcos Pereira: mulher não é cota no PRB, mas sim necessidade. Desde que fundamos o partido em 2006, quando fui presidente estadual, levantamos essa bandeira da importância da participação feminina. Ela vem sendo mantida e cada vez mais valorizada até hoje. Prova disso, é esse encontro que vem reforçar a ideia”, observou o secretário.

Gessivaldo disse, inclusive, que o PRB cogita em lançar o nome de Francinete Saraiva como candidata a deputada estadual em 2018.

 

Texto: Fábia Andres / Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend