PRB Mulher do Mato Grosso do Sul entra na luta contra a violência à mulher

PRB Mulher do Mato Grosso do Sul entra na luta contra a violência à mulher

Segundo a coordenadora do PRB Mulher MS, Raquel Correia, essas ações são importantes para ajudar as mulheres a se informarem e promover o empoderamento

Campo Grande (MS) – O PRB Mulher em Mato Grosso do Sul, sob a coordenação Raquel Correia, promoveu dois eventos em alusão à campanha nacional “Ei! Abaixa a sua mão. À não violência contra a mulher”, e também para lembrar o Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher, comemorado em 25 de novembro.

No dia 27 de novembro, a militância organizou na Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande, uma “Parada Informativa” para conversar com a população sobre os cinco tipos de violência à mulher (agressão física, moral, sexual, patrimonial e psicológica). Além disso, as republicanas orientaram as mulheres sobre seus direitos e onde recorrer em caso de sofrer algum tipo de violência.

“Sair das paredes que te cercam para informar, para contribuir com a sociedade no combate a violência contra a mulher é gratificante. Na rua encontramos mulheres, mães e até homens precisando de ajuda ou pelo menos de uma informação,e isso as vezes é tudo que precisamos para empreender rumo a quebra desse ciclo de violência”, disse Raquel.

Já no dia 29, na sede do PRB Mato Grosso do Sul, foi realizada uma palestra sobre os direitos da mulher e o tema da não violência, ministrada pela Dra. Dora Waldow, advogada e secretária geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados e Membro da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS). O evento também contou com depoimentos sobre a violência contra a mulher, com o objetivo de mostrar às mulheres o quanto elas são capazes de superar toda e qualquer situação. Uma das convidadas foi Andressa Molina que durante muitos anos foi vítima de violência e resolveu contribuir com os presentes, sua história de luta e superação, através de um depoimento emocionado.

“Pensamos em alertar sobre os índices e riscos de violência sofrida pelas mulheres e fazer com que elas se tornem mulheres empoderadas e totalmente independentes”, explicou a coordenadora estadual do PRB Mulher MS.

Presente ao evento, o deputado estadual eleito, Antonio Vaz (PRB-MS) destacou a importância da ação. “Essa campanha é extremamente importante, os homens também devem aderir nessa luta de combate a essa atrocidade que vem ocorrendo com as mulheres em nosso país e no mundo. É inadmissível que isso aconteça em pleno século XXI”, disse o republicano, que acrescentou: “Confio no potencial da mulher e vejo que existem poucas mulheres que realmente querem pleitear um cargo eletivo, e essa é sim outra luta que a mulher deve aderir. Aqui em Mato Grosso do Sul aquelas que quiserem fazer a diferença, eu como deputado estadual estarei pronto para apoiar”.

O vereador de Campo Grande, Betinho (PRB), também prestigiou o evento.

Violência à mulher no estado

O Mato Grosso do Sul tem a sexta maior taxa de homicídios de mulheres do país, com 6,0 por 100 mil habitantes. O estado fica atrás apenas de Roraima, com 10; Paraná, com 7,2; Goiás, com 7,1; Mato Grosso, com 6,4 e Rondônia, com 6,2. Os dados de 2016 fazem parte do Atlas da Violência 2018, segundo o Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (IPEA) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Texto: Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – PRB Mato Grosso do Sul

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.