PRB Juventude aumenta em 23% o número de candidatos a vereador em todo o país

Resultado é o esforço de um trabalho conjunto com coordenadores estaduais e municipais pelo país, avalia Renato Junqueira, coordenador nacional do PRB Juventude

Publicado em 20/9/2016 - 00:00

PRB Juventude aumenta em 22% o número de candidatos a vereador em todo país
“Resultado é o esforço de um trabalho conjunto com coordenadores estaduais e municipais pelo país”, avalia Renato Junqueira, coordenador nacional do PRB Juventude

Brasília (DF) – Com o propósito de contribuir com o desenvolvimento do país, o movimento PRB Juventude tem se destacado em suas ações de conscientização e capacitação de jovens pelo Brasil. Presente em 25 estados e no Distrito Federal e com atuação direta em mais de três mil municípios, o PRB Juventude contribuirá de forma decisiva nas eleições do próximo dia 2 de outubro, quando mais de 2.100 candidatos entre 18 e 29 anos disputarão uma vaga de vereador, prefeito e vice-prefeito pelo partido.

Este ano, serão 2.067 candidatos jovens a vereador em 1.273 municípios em todos os estados, o que significa um aumento de 23, 8% em relação à eleição de 2012, quando 1.670 candidaturas republicanas estiveram na disputa pelo legislativo municipal. Para o cargo de prefeito, o PRB Juventude tem 16 candidatos e 34 a vice-prefeito.

Em um cenário com dificuldades para a construção de projetos políticos, o coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira, considera a participação dos jovens nas eleições deste ano de forma otimista e compartilha o resultado à colaboração dos coordenadores jovens estaduais e municipais.

“Ao assumir a coordenação do PRB Juventude em fevereiro de 2015, tomei como compromisso contribuir com o crescimento do partido e levar uma mensagem de responsabilidade e, acima de tudo, de renovação a todos os jovens pelo país. Tenho visitado todos os estados e vejo o quanto os jovens e nossos coordenadores estão interessados em participar da política e das eleições. Eles apresentam novas ideias e são esses jovens que vão comandar setores importantes nos municípios. Vejo a participação dos nossos jovens na disputa de forma muito positiva”, avalia o jovem líder nacional.

Segundo Junqueira, o trabalho de formação política que o movimento realiza pelo país é extremamente importante não somente para as eleições deste ano, mas também para os próximos pleitos e para o futuro dos jovens na política.

“O nosso objetivo é fazer com que os jovens se tornem politizados, falem e se interessem pela política porque ela é o maior meio de transformação social na vida das pessoas. Temos feito este trabalho árduo em todo o país junto com as coordenações existente nos 25 estados, Distrito Federal e em mais de três mil municípios e temos certeza que nossos jovens vão surpreender. Teremos muitos deles representantes nas prefeituras e câmaras municipais e outros continuarão se preparando para as próximas eleições”, ressalta Junqueira.

A atuação do PRB Juventude despertou muito interesse dos jovens, que de norte a sul do país, cada vez mais estão se identificando com o partido, como o caso de Matheus Venâncio, 18 anos, de Carapicuíba, São Paulo. Ele optou por disputar uma vaga de vereador já este ano, isso, segundo ele, por conta da boa formação recebida pelo PRB. Matheus, que chegou a ser convidado por outras siglas, mas preferiu ser republicano, conta que cansou da frase: ‘a juventude de hoje é o amanhã’. “Acho que é uma frase extremamente errônea. Eu acho que a juventude de hoje é o hoje. Não tem como a gente pedir representatividade, políticas públicas voltadas para os jovens, se não forem feitas por um jovem”, defende o jovem candidato republicano.

Para o coordenador estadual do PRB Juventude Sergipe, Wolney Silva, a participação dos jovens nas eleições municipais de outubro será oportuna para promover ações que ajudem as pessoas e o país a superar as dificuldades. “É preciso dar oportunidade e liberdade para que os jovens manifestem suas posições e possam apresentar suas propostas em defesa de uma cidade e de um país mais justo para todos”, afirma o jovem líder sergipano.

Participação dos jovens nas eleições 2016

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens constituem um dos maiores segmentos da população brasileira. O país possui cerca de 51 milhões de jovens de 15 a 29 anos, o que corresponde a um quarto da população. Desse número, mais de 75% (38.876.290) estão aptos a votar nas eleições do próximo dia 2 de outubro, segundo dados estatísticos divulgados nesta quarta-feira (14) no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles representam quase 27% do eleitorado nacional, e serão determinantes nas eleições deste ano.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend