PRB Igualdade Racial debate política de reparação para minorias no MA

Evento foi realizado na Assembleia Legislativa do Maranhão e debateu políticas públicas de reparação das desigualdades sociais impostas à população negra

Publicado em 11/6/2018 - 00:00 Atualizado em 17/8/2021 - 17:04

São Luís (MA) – Com a participação de cerca de 200 pessoas de várias regiões do Maranhão, a coordenação do PRB Igualdade Racial promoveu, na última sexta-feira (8), a 1ª Conferência Estadual com o tema: Polícia de Reparação para minorias, realizada no Plenário Manuel Beckman da Assembleia Legislativa do Maranhão.

O evento contou com a participação de comitivas das cidade de Bacabeira, Santa Rita, Itapecuru e outros municípios do estado. Os participantes tiveram a oportunidade de compreender mais sobre o assunto, as dificuldades enfrentadas pela população negra no mercado de trabalho, o enfrentamento ao preconceito e também sobre a falta de políticas públicas eficientes para reparar as desigualdades sociais.

Para o coordenador estadual do PRB Igualdade Racial, Dilton Carvalho, a primeira edição do evento foi marcada por relevantes debates e fortalecimento da luta contra as desigualdades sociais impostas à população negra do estado. “O público que participou da nossa conferência saiu com outra mentalidade, e acima de tudo com o compromisso de defender mais oportunidades e também políticas eficientes de enfrentamento ao racismo”, frisou Carvalho.

A coordenadora nacional do PRB Igualdade Racial, deputada federal Tia Eron (PRB-BA), debateu sobre a luta contra o racismo e injúria racial no Brasil, com estudos de casos, e ministrou a palestra “Mulher negra e os desafios no caminho da emancipação”.

Entre os palestrantes estavam também o deputado estadual Júnior Verde (PRB-MA). Ele tratou sobre os casos de trabalho escravo no estado e as políticas públicas existentes de combate. O palestrante mostrou dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de órgãos estaduais sobre a incidência de trabalho escravo no Maranhão e no Brasil.

Com a palestra “Políticas Públicas para Afrodescentes”, o secretário estadual de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, destacou os projetos e ações que o governo estadual tem desenvolvido para assegurar mais oportunidades aos negros no mercado de trabalho e na reparação de injustiças históricas impostas à população negra maranhense.

O presidente do PRB Maranhão, deputado federal Cleber Verde, agradeceu a participação de todos e parabenizou o coordenador Dilton Carvalho pelo evento. “Esta conferência foi o marco para o grande avanço da militância e já estou a espera da segunda conferência. Parabéns a todos que fazem parte dessa luta tão digna e justa”, destacou.

O evento contou com a participação de lideranças políticas e dos movimentos sociais do estado. Na lista de convidados estavam a presidente do Conselho Municipal das Populações Afro-descendentes (Comafro), Áurea Borges; do superintendente do Incra, George Aragão; coordenadora estadual do PRB Mulher, Jesus Verde; o coordenador estadual do PRB Juventude, Jorge Júnior; e o presidente do PRB de São Luís, Francinaldo Olandra.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Marco Salles / Ascom – PRB Igualdade Racial do MA

 

Reportar Erro
Send this to a friend