Militância do PRB Juventude em PE discute política em seminário on-line

Com o tema “Política: se eu não participar, que falta faz?, evento foi promovido pela FRB

Publicado em 15/8/2017 - 00:00

Com o tema “Política: se eu não participar, que falta faz?, evento foi promovido pela FRB

Recife (PE) – Para celebrar o Dia Nacional da Juventude, no sábado (12), militantes do PRB Juventude em Pernambuco, marcaram presença na transmissão do seminário on-line promovido pela Fundação Republicana Brasileira (FRB), que discutiu o tema “Política: se eu não participar, que falta faz?”. O encontro foi realizado na sede regional do partido, no Recife, e reuniu deputados, vereadores, lideranças locais, coordenadores, militantes e simpatizantes do movimento.

A palestra que foi conduzida pelo doutor em Ciência Política e coordenador acadêmico da FRB, Leonardo Barreto, abordou temas atuais da política brasileira e a representatividade dos jovens em decisões regionais e nacionais.

O coordenador estadual do PRB Juventude em Pernambuco, Daniel Cerqueira, parabenizou a iniciativa. “O PRB tem investido na força da juventude para fazer acontecer a mudança que tanto a sociedade deseja. Não podemos ser apolíticos, temos que participar ativamente da política em busca dessa mudança”, disse Cerqueira.

O presidente estadual do PRB e deputado estadual Silvio Costa Filho, ressaltou a importância do encontro para juventude “Eu não acredito na construção da cidadania se não for através da política. Se nós não acreditamos, se não nós encorajarmos para o enfrentamento, infelizmente vai entrar pessoas mais despreparada e desqualificada e sem nenhum compromisso com a politica pernambucana e brasileira. A juventude tem um papel fundamental na construção do debate do dialogo e da participação popular, o seminário foi muito oportuno”, explicou o republicano.

O vice-presidente do PRB em Pernambuco e deputado estadual Ossesio Silva, alertou os jovens sobre contexto da politica atual e incentivou a juventude a ter mais consciência politica “Nada se muda da noite para o dia, por isso o momento é de discutir o Brasil, não somente o estado de Pernambuco. É no momento da crise que se muda, precisamos levar soluções para o cenário político. Os jovens precisam estudar mais sobre política e se engajar mais na politica”, disse.

A Coordenadora  do PRB Mulher no estado e vereadora do Recife, Ana Lúcia falou que a mudança começa pela juventude “Fico feliz em ver estes jovens aqui discutindo política, estamos aqui para construir e nessa construção todos nós vamos ganhar. As mudanças podem estar em um horizonte muito distante mas temos a certeza que podemos fazer ” ressaltou a vereadora.

O coordenador político, William Brígido lembrou que os jovens de hoje são os político de amanhã. “Temos jovens aqui que podem ser os próximos presidentes, gestores, líderes, o próximo presidente do Brasil pode estar sentado aqui nesta sala agora. Por isso, debater política com a juventude é extremamente importante”, disse o republicano.

Após o encerramento da palestra, os jovens aproveitaram a oportunidade para discutir temas políticos com os parlamentares. “Leonardo Barreto trouxe a importância da participação política a partir do indivíduo, algo que Foucault chamou de microfísica do poder, mas ao contrário dele, Barreto conseguiu me fazer entender sobre isso de forma prática, parabéns ao coordenador Renato Junqueira e ao PRB Juventude“, comentou a jornalista Priscila Prestes.

“Hoje, nós vemos a juventude se afastando da política, por conta do que vem acontecendo no Brasil. Mas esse afastamento só faz ampliar esses desmontes que estão acontecendo e não está sendo fácil atrair o jovem para política, então ter um espaço para que o jovem possa participar e discutir politica é muito importante”, disse Kennedy Lima, representante da União dos Estudante de Pernambuco (UEP).

O encontro também contou a presença de representantes da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), da União Metropolitana dos estudantes Secundarista (Umes), e da União Nacional do Estudante e vereadores do Parlamento Jovem do Recife. 

Além de estudantes universitários e coordenadores acadêmicos, o secretário-geral do PRB Pernambuco e vereador da cidade de Condado, Samuel Andrade, e o presidente do PRB em Olinda e secretário de Patrimônio e Cultura da Cidade, Gilberto Sobral, também participaram do evento.

Texto: Waléria Almeida / Ascom – PRB Pernambuco
Foto: Jacqueline Calazans

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend