Matheus Venâncio é a aposta do PRB para a Câmara Municipal de Carapicuíba

Matheus Venâncio é a aposta do PRB para a Câmara Municipal de Carapicuíba

Matheus Venâncio vai disputar com a proposta de contribuir com a inclusão social e a valorização dos serviços públicos e poderá ser o candidato mais jovem da cidade

Publicado em 20/6/2016 - 00:00

Matheus Venâncio é a aposta do PRB para a Câmara Municipal de Carapicuíba
Matheus Venâncio vai disputar com a proposta de contribuir com a inclusão social e a valorização dos serviços públicos e poderá ser o candidato mais jovem da cidade


Carapicuíba (SP)
– É comum ouvir comentários de que a juventude não se interessa pela política por considerá-la chata, suja e que os partidos políticos não os representam. Mas este conceito está mudando e os jovens republicanos são exemplo disso. É o caso de Matheus Venâncio, 18 anos, de Carapicuíba, São Paulo; e de Loyanne Barros, 19 anos, de Coronel José Dias, Piauí.  Eles estão nas redes sociais e aproveitam para aparecerem como repórteres e fotógrafos, mostrando o país, expondo os problemas e, ao mesmo tempo, sugerindo soluções.

Esses jovens, que encontraram no Partido Republicano Brasileiro (PRB) apoio e espaço para lutar pelas causas das pessoas de seus bairros e comunidades, são apostas da sigla para inovar a política já neste ano, quando ocorrerão as eleições municipais. Matheus, estudante de Direito, assim como Loyanne que também cursa Direito, engajaram na política por acreditarem que ela ainda é a porta de saída para muitos dos problemas que afligem a sociedade.

“Gosto de política desde pequeno e embora seja novo, não vejo outra alternativa para resolver grande parte dos nosso problemas se não for por ela. Não dá mais para ser apolítico, fechar os olhos e se achar incapaz. É preciso reagir e mostrar o potencial do jovem na busca da inovação, da política séria e comprometida com a realidade de nossa gente, do nosso bairro”, diz Matheus.

De norte a sul do País, cada vez mais jovens estão se identificando com o PRB. Isso, segundo eles, porque o partido representa um novo jeito de fazer política, de ser inclusivo, ético e atuar diretamente em favor do povo, principalmente dos mais necessitados pelos quais o estudante Matheus Venâncio luta em Carapicuíba. Desde os 14 anos, Matheus, juntamente com outros jovens, sai às ruas levando comida, roupa e incentivo à cultura aos moradores de rua.

matheus-venancio-prb-carapicuiba-sp-ascom-16-03-2016-02Propondo renovação, Matheus vem de uma família que nunca se interessou por política partidária. Ele, como conta, mudou essa ideia e hoje sua família o apoia e incentiva sua pré-candidatura a uma das vagas no legislativo do município paulista de 600 mil habitantes. Concluindo o primeiro semestre do curso de Direito em uma faculdade particular na cidade vizinha Santana de Paranaíba, Matheus estudou o ensino fundamental e médio em escolas técnicas públicas.

Técnico em gestão de políticas públicas, Matheus atua junta às escolas do município levando palestras sobre política e a importância do engajamento dos jovens. Por obter bons resultados nesta empreitada e pelo gosto pela internet, Matheus se organiza para lançar nos próximos dias um canal no Youtube com o tema “Papo de Político”. Neste espaço, de forma descontraída, serão discutidos assuntos de interesse de sua comunidade que dependem da política para serem concretizados.

Admirador do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK), em quem diz se inspirar, Matheus afirma ser visionário e disposto a lutar por seus ideais. “Lendo a trajetória de JK, o meu lado político aflorou. Assim como ele era, me considero um tanto visionário por não pensar apenas no hoje, mas no amanhã, no futuro como um todo”, disse. JK foi presidente do Brasil entre 1956 e 1961 e conseguiu em 42 meses, construir a capital Brasília. Dizia: “É inútil fechar os olhos à realidade. Se o fizermos, a realidade abrirá nossas pálpebras e nos imporá a sua presença”. O pré-candidato Matheus, filiado ao PRB este ano, depois de ser convidado por outros cinco partidos, se diz preocupado com sua cidade e com a forma como a política é conduzida. Se eleito, quer continuar trabalhando em defesa de moradores de rua e em defesa da cultura para todos.

“Foi pelo fato de me destacar no trabalho com a juventude, da atuação em grêmios estudantis e outras ações de interesse coletivo que recebi o convite do diretório municipal do PRB e depois o pedido da executiva estadual, aceitei o desafio e estou muito feliz no partido”, conta Matheus, que tem total apoio de Peterson Pepe, coordenador estadual do PRB Juventude São Paulo.matheus-venancio-prb-carapicuiba-sp-ascom-16-03-2016-03

Eleito, Matheus pretende contribuir com a inclusão social e a valorização dos serviços públicos. “Minha principal bandeira é a inclusão social e a valorização da coisa pública. Hoje, temos um preconceito com o que é público. Então, hoje você estudar na escola pública, usar transporte público é sinal de pobreza, de que é inferior, que você não recebe tanto. Temos de parar com isso e começar a valorizar os serviços públicos”, destacou.

Juntamente com a professora Sônia, pré-candidata à Prefeitura de Carapicuíba, Matheus desenvolve em parcerias com entidades, uma premiação que contemplará nos próximos dias 15 jovens atuantes da cidade. A premiação se chama “Prêmio Jovem Atuante Carapicuíba” e, basicamente, homenageia os jovens em projetos, seja ele na política, social ou artística.

Perguntado por que quer ser vereador, Matheus respondeu que assim como muitos jovens, cansou de não ser representado. “Acho que a juventude de hoje é o hoje. Não tem como a gente pedir representatividade, políticas públicas voltadas para os jovens, se não forem feitas por um jovem. Então, está na hora da juventude voltar a protagonizar ativamente a política do nosso país. É por isso que topei o desafio com a professora Sônia e o coordenador da Juventude, Peterson Pepe”, finalizou Matheus.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Facebook – Matheus Venâncio

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend