Lançado 1º Congresso Nacional do PRB Mulher em Brasília

Mais de 900 mulheres lotam abertura da primeira edição do evento diante das principais lideranças do PRB estavam presentes

Publicado em 9/8/2013 - 00:00 Atualizado em 10/6/2020 - 08:49

 

Foi no coração de Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que a coordenadora nacional do PRB Mulher, Rosangela Gomes, abriu oficialmente a primeira edição do Congresso Nacional do movimento republicano feminino, que começou nesta quinta-feira (8) e vai até amanhã (10), para promover discussões e debates de políticas para mulheres. Cerca de mil pessoas lotaram o auditório do evento, que já é considerado um marco histórico pelo próprio presidente nacional do PRB, Marcos Pereira. A presidente Dilma Rousseff não pôde comparecer, mas enviou uma carta pedindo desculpas às militantes e exaltando o papel delas na política.

1005360_534120406643815_1263915331_nEm tom intimista, a presidente Dilma ressaltou que a aliança com o partido tem sido fundamental para fortalecer a direção dela no Governo brasileiro. “Minhas companheiras do PRB, o Governo tem o Partido Republicano Brasileiro como um aliado valoroso para as relevantes conquistas que temos proporcionado ao nosso povo”, considera a presidente na carta lida pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti.

Salvatti lembrou que a mulher conquistou o direito de votar e ser votada há pouco mais de 80 anos e que a eleição da presidente Dilma Rousseff foi um marco na história da política brasileira. “O trabalho da mulher na política vem 1003503_534118203310702_991448484_n se consolidando ao longo dos tempos. É de iniciativas como essa do PRB que surgem nomes e lideranças qualificadas para concorrer e ganhar as eleições”, afirma.

No discurso de abertura, a coordenadora nacional do PRB Mulher, Rosangela Gomes, reconheceu o sacrifício que as mulheres enfretaram em diversos estados para que o Congresso Nacional fosse um sucesso. “Algumas delas viajaram mais de 20 horas para estar aqui. Nós estamos unidas porque queremos mais mulheres no poder. Iremos trabalhar de porta em porta para que nosso partido venha crescer! As mulheres podem mais! Avante PRB!”, comemora a coordenadora.

935898_534118686643987_23366718_n

Já o líder do PRB na Câmara dos Deputados, George Hilton (MG), considerou a necessidade de eleger mulheres a deputadas para ampliar a Bancada Republicana no Congresso Nacional. “O fato de não termos nenhuma mulher eleita deputada federal na nossa Bancada, nos deixa incompletos. Somente quando elegermos mulheres republicanas para trabalhar no Congresso Nacional, seremos uma bancada completa.

Seria impossível tocar o partido sem o trabalho constante e exaustivo delas”, reflete Hilton, para ele, os frutos do trabalho das mulheres republicanas será colhido em 2014.

Também presente, o líder do PRB no Senado, Eduardo Lopes confirmou a 531841_534118999977289_329162146_n intenção do partido em trabalhar em prol da eleição de uma mulher para a Câmara Federal. “Em 2014, nós teremos uma deputada federal ou mais, teremos a primeira deputada federal eleita pelo PRB”, vislumbra.

Considerado a estrela do partido, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, parabenizou a mobilização do movimento feminino. “Os partidos fazem esses congressos, mas o nosso reuniu aqui mais de mil mulheres. Eu tenho orgulho de fazer parte do PRB!”, discursa. Ainda, o ministro enfatizou que o PRB é um partido de diferencial e reforçou o empenho da sigla em seguir os conselhos do presidente de Honra do PRB, o ex-vice-presidente da República José Alencar, que morreu em 2011 devido a um câncer. “A política é considerada o palco das traições, mas nosso partido 14_08_13_destaque01_sp_presidente_nacional_prb_quer_republicanas_eleitas001 faz política diferente. Seguimos o sonho de José Alencar: o de fazer uma política justa e honesta”, completa Crivella sob forte aplauso.

No final, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, disse estar orgulhoso com a realização do evento. “É muito gratificante para nós. Eu sei que tem mulheres aqui que vieram de ônibus, de barco e de avião. Cada estado tem sua realidade e aqui levantamos a bandeira do Brasil”, ressalta. De acordo com ele, o PRB Mulher poderá contar com total apoio da liderança para crescer não apenas nos bastidores do partido, mas, principalmente, à frente de disputas eleitorais e de cargos de direção.

 

Por Jamile Reis – Comunicação Nacional do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend