Eleições 2020: PRB Mulher organiza seminário para capacitação de lideranças

II Seminário de Formação Política ocorrerá entre os dias 7, 8 e 9 de novembro no Centro de Convenções Brasil 21 em Brasília

Publicado em 14/8/2019 - 00:00 Atualizado em 10/6/2020 - 00:32

Brasília (DF) – O PRB Mulher se prepara para a organização de mais um evento. O movimento promoverá entre os dias 7, 8 e 9 de novembro o II Seminário de Formação Política para as republicanas que tenham interesse em pleitear cargo político nas Eleições 2020. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Brasil 21, no Distrito Federal.

O objetivo tem como premissa capacitar as republicanas do PRB para as eleições municipais de 2020. Faltando pouco mais de um ano para o pleito, a coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada federal Rosangela Gomes (RJ), acredita que a instrução é emergencial para que seja obtido o sucesso nas urnas. “Levaremos ao evento personalidades conhecedoras do tema político, especialistas da área, para assim, passarem o devido conhecimento e aprendizagem às nossas militantes. Serão necessários e primordiais, cada minuto desses três dias”, disse.

Eleições 2020: PRB Mulher organiza seminário para capacitação de lideranças

A coordenadora acrescenta que contar com o apoio da liderança nacional do partido é crucial para que o evento tenha eficiência. “O presidente do nosso partido não mede esforços para que tenhamos a verdadeira valorização nos poderes Executivo ou Legislativo”, afirmou.

Para o presidente nacional do partido do PRB, deputado federal Marcos Pereira (SP), o momento é ideal para a realização do simpósio, uma vez que as mulheres são a maioria no eleitorado e precisam receber o chamamento para assumirem seus postos nos espaços de poder. “Nós do PRB temos trabalhado para trazer mais mulheres para a política, para a vida pública e para que se engajem nas disputas eleitorais como candidatas. O partido entende que a participação feminina é uma necessidade e a realização do II Seminário do PRB Mulher confirma o trabalho que temos feito de incentivo e apoio na preparação de novas lideranças”, pontuou.

Com a estimativa de receber cerca de 500 mulheres, o evento contará com uma boa estrutura para recepcionar e acomodar todas as inscritas. Para a efetiva participação, é importante que medidas sejam alcançadas e todas as informações serão devidamente esclarecidas à participante. O primeiro passo, é o contato direto com a coordenadora estadual do movimento feminino, uma vez, que estas estão a par de todo o normativo do evento.

I Seminário e Eleições 2016

Em 2015, a militância realizou o seu I Seminário de Formação Política que contou com a presença de mais de 350 mulheres de todo o Brasil. O evento contou com a participação de diversas autoridades do partido e personalidades que trataram de falar sobre o cunho político. Na ocasião, foram abordadas palestras sobre políticas públicas, gestão governamental, empoderamento feminino e finanças, além de assuntos que contribuíram para o desenvolvimento da mulher na sociedade e nas decisões políticas.

Nas Eleições 2016, o PRB surpreendeu com o número de eleitas, onde cresceu 48% em comparação às Eleições 2012. Ao todo, foram eleitas 11 prefeitas, uma vice-prefeita e 228 vereadoras em todas as regiões do país.

Com o resultado, o PRB igualou o número de prefeitas eleitas em 2012 e aumentou a presença feminina nos legislativos ao sair de 149  vereadoras em 2012 para 228 no ano de 2016. Das 18 mil candidaturas que o partido disputou, 5.773 foram mulheres em 2.162 municípios brasileiros. Os números representam um aumento de 42% em comparação a 2012, que registrou 4.054 candidaturas femininas.

“O que queremos em 2020 são mulheres capacitadas para disputar o pleito. Por isso, contamos aqui com mulheres que estejam realmente interessadas em disputar as eleições. O evento é direcionado única e exclusivamente para elas”, finalizou Rosangela Gomes.

Texto e foto: Carolina Ribeiro / Ascom – PRB Mulher Nacional

 

Reportar Erro
Send this to a friend