Educação Inclusiva é tema no 1º Congresso do PRB Mulher

15_08_13_destaque01_df_educacao_inclusiva_tema_congresso_do_prb_mulher

A palestra focada na autoavaliação feminina também apontou deficiências da educação formal brasileira, que dura em média 15 anos de formação

Brasília (DF) – Com 10 salas de diversificados temas de debate que o 1º Congresso Nacional do PRB Mulher encerrou os três dias de evento, no último sábado (10). Na sala 01, o tema “Educação Inclusiva” foi defendido pela palestrante e doutora em Educação, Maribel Barreto. A palestra focada na autoavaliação feminina também apontou deficiências da educação formal brasileira, que dura em média 15 anos de formação.

Para Barreto, é fundamental que a pessoa se autoavalie, que conheça a si próprio e descubra para quê nasceu. Segundo a especialista, a inclusão começa de dentro para fora é o pontapé inicial para construir uma sociedade melhor. “A inclusão começa quando a gente se aceita. A mulher precisa saber qual a sua vocação. Quando você descobrir o seu talento é preciso investir no desenvolvimento dele. Você precisa se valorizar”, ensina a doutora.

Maribel Barreto ressaltou ainda que a inclusão é a chave da consciência. “Na essência somos idênticos você precisa ver o outro como a si próprio. Se você melhora, eu melhoro e isso ultrapassará o limite deste congresso. A inclusão é o respeito pelo próximo, sem olhar cara, cor, e nem posição social”, considera.

Quanto à educação formal brasileira, Maribel Barreto apontou algumas deficiências que acarretam carreiras profissionais frustradas. “O ensino não está como deveria. Nós passamos 15 anos nas escolas e quando chegamos para fazer o vestibular não sabemos o que fazer”, exemplifica Barreto. A palestrante apontou ainda que as escolhas profissionais estão atreladas às questões salariais. “Não existe um profissional nas escolas para ajudar o aluno a se definir em relação à carreira que vai seguir”, adverte. Na opinião da doutora, a pessoa precisa primeiramente saber quem é para, depois, descobrir o que quer fazer.

Texto: Jamile Reis e Eulla Carvalho / Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!