Coordenadoras do PRB Mulher participam de solenidade em homenagem ao Outubro Rosa

Sessão solene realizada na Câmara dos Deputados teve por objetivo promover a conscientização do câncer de mama, assim como estimular o autoexame e a importância do tratamento

Publicado em 10/10/2017 - 00:00

Coordenadoras do PRB Mulher participam de solenidade em homenagem ao Outubro Rosa
Sessão solene realizada na Câmara dos Deputados teve por objetivo promover a conscientização do câncer de mama, assim como estimular o autoexame e a importância do tratamento

Brasília (DF) – A campanha do Outubro Rosa recebeu, na última quinta-feira (5), uma homenagem na Câmara dos Deputados. A sessão presidida pela deputada federal e coordenadora nacional do PRB Mulher, Rosangela Gomes (PRB-RJ), teve como objetivo promover a conscientização do câncer de mama, assim como estimular o autoexame e a importância do tratamento. O evento reuniu centenas de pessoas, dentre elas, autoridades e coordenadoras do movimento republicano de várias partes do país.

“Essa casa faz uma homenagem a todas as mulheres que foram vitimadas de alguma forma. Eu, assim como muitos brasileiros, já perdi familiares por conta do câncer, e não quero perder mais ninguém. Esta sessão deixa uma mensagem de esperança, ressaltando que o câncer não é uma sentença”, afirmou Rosangela Gomes.

Coordenadoras do PRB Mulher participam de solenidade em homenagem ao Outubro RosaPara representar as coordenadoras estaduais do PRB Mulher, Beth Colombo, a atual representante da ala feminina do partido no Rio do Grande Sul, foi convidada a compor a mesa. Em seu discurso, a republicana mostrou-se bastante emocionada diante dos relatos de lutas e vitórias apresentadas. “Hoje é um dia muito especial. Primeiramente, me sinto honrada em representar as coordenadoras estaduais do movimento feminino do meu partido. Estamos aqui para representar a todas as mulheres. Mulheres com câncer, sem a doença, aquelas que já venceram e ainda moças que vencerão a doença. Quero pedir para todas que não esqueçam de si. Muitas das vezes, cuidamos da família, amigos e esquecemos de cuidar da gente. Não somos blindadas, precisamos estar sempre cuidando da gente. Assim ressalto de que precisamos de mais mulheres na política, para trabalharmos juntas questões que pratiquem melhor qualidade de atendimentos para a saúde da mulher”, disse Beth Colombo.

A coordenadora estadual do PRB Mulher do Goiás, Rosa Bravo, reuniu cerca de 50 republicanas, que viajaram de ônibus até Brasília, para participarem da cerimônia. “Não poderia deixar de prestigiar a deputada Rosangela Gomes e, também, mostrar às mulheres que me acompanham da importância desse tema: câncer de mama, que mata mulheres e homens”, disse. Grande parte das mulheres que ali estavam no grupo do Goiás, conheceram pela primeira vez a Câmara dos Deputados. “Tive a intenção de despertar a política nestas mulheres, para que elas possam sentir de perto como funciona o espaço, assim provocar o empoderamento. Foi incrível o aprendizado que elas adquiriram”, relatou Rosa Bravo.

Também prestigiaram o evento a oncologista e responsável técnica do Hospital Mário Kroeff do Rio de Janeiro, Cátia Helena de Paiva, e a diretora do Hospital Federal do Andaraí, Maria Lúcia Feitosa, que ministraram palestras que enriqueceram o tema e fortaleceram a campanha de conscientização e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Republicanos também ratificaram apoio à causa, a exemplo do líder do PRB na Câmara, deputado federal Cleber Verde (MA) e dos deputados Vinícius Carvalho (SP), Carlos Gomes (RS) e João Campos (GO).

A surpresa do evento ficou por conta da apresentação de mulheres do grupo Capoterapia, atividade física voltada para idosos. 

Texto: Priscila Praxedes / Ascom – PRB Mulher Nacional
Foto 1: Priscila Praxedes / Ascom – PRB Mulher Nacional
Foto 2: Douglas Gomes

 

Leia mais

Visite a Galeria de Fotos

Cleber Verde homenageia vítimas do câncer de mama e destaca importância da prevenção

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend