Coordenador estadual do PRB Sustentabilidade visita projeto Tamar

Projeto protege cerca de 1,1 mil km de praias em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso de tartarugas em nove estados brasileiros

Publicado em 18/2/2017 - 00:00

Projeto protege cerca de 1,1 mil km de praias, em 25 localidades em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso de tartarugas, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros

 

São Paulo (SP) – O Coordenador estadual do PRB Sustentabilidade em São Paulo, Fabiano Borges, visitou o Projeto Tamar (Museu Aberto da Tartaruga Marinha) instalado na cidade de Florianópolis (SC). O republicano conheceu todo o espaço do projeto, além de ouvir atentamente todas as informações repassadas pelos biólogos e profissionais do local.

O Projeto Tamar, junção das sílabas iniciais das palavras tartarugas marinhas, foi criado no ano de 1980. Atualmente, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha e é referência para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no trabalho socioambiental.

Atualmente, o Projeto Tamar protege cerca de 1,1 mil km de praias, em 25 localidades em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros. “A pesca ainda é uma das principais causas mortis das tartarugas, já que acabam presas em redes de pesca e acabam morrendo, mas podemos escalonar como causa principal o lixo que é jogado por humanos nas praias e até mesmo por embarcações”, disse uma das colaboradoras do projeto.

Borges acredita que a conscientização é a principal forma de preservação das espécies. “Todos os brasileiros devem conhecer trabalhos como estes desenvolvidos pelo projeto Tamar. É essencial trazer os filhos e, principalmente, ensiná-los a não jogar lixo nas ruas e praias”. Para o militante, é preciso dar prioridade ao tema nas escolas. “O governo deve incluir, sim, proteção ambiental e proteção animal na grade curricular. Só com educação teremos melhoras significativas nas preservações das espécies marinhas e do meio-ambiente como um todo”, disse.

Vereador Fabiano Borges é o coordenador do movimento no Estado de São Paulo

O Projeto Tamar relatou, recentemente, sobre uma tartaruga marinha resgatada em suas praias. Após a identificação, obtiveram a informação de que ela teria saído da Austrália e que o trajeto percorrido fora realizado em cinco meses. Ainda com o uso de rastreadores em tartarugas, tiveram a informação de que uma delas, após sua soltura, foi encontrada na Costa Africana após apenas 45 dias.

Ainda de acordo com os colaboradores do projeto Tamar, não são raros os casos de tartarugas marinhas mantidas em cativeiro. “Esse tipo de ação é crime ambiental e todos precisamos combater. É fundamental que se denunciem tais práticas”, esclareceu o coordenador estadual do PRB Sustentabilidade.

“Nós do PRB nos preocupamos com a fauna e a flora de todas as espécies. É por este motivo e por esta causa que visitarei ONGs com seus mais variados projetos e ações sustentáveis. Posteriormente, vou analisar as dificuldades e as petições que poderão ser encaminhadas a todos os dirigentes eleitos de nosso partido”, comentou o republicano.

Borges contou que ainda este ano será realizado o I Congresso Nacional de Sustentabilidade, na capital paulista, quando serão oferecidas palestras, cursos ambientais e ações de conscientização de proteção ambiental e animal. “Vamos mostrar que é possível, sim, fazer uma política renovada e preocupada com todas as formas de vida de maneira sustentável. Precisamos, ainda, de penas mais severas a quem maltratar os animais, pois da maneira que está não é possível continuar. Para o bem do nosso planeta e para a própria sobrevivência humana”.

Texto: Ascom – PRB Sustentabilidade São Paulo
Edição: Fábia Zuanetti / Ascom – PRB São Paulo
Fotos: Arquivo Pessoal / Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend