Seminário on-line transmitido ao vivo pela FRB debate engajamento juvenil na política

Parceria da FRB com o PRB Juventude mobilizou militantes de todas as regiões do país

Brasília (DF) – Realizado por ocasião do Dia Nacional da Juventude, comemorado no sábado (12), o seminário on-line “Política: se eu não participar, que falta faz”, mobilizou a militância jovem do Partido Republicano Brasileiro (PRB) de várias partes do país. O evento, transmitido ao vivo para os inscritos, via YouTube, pela Fundação Republicana Brasileira (FRB), contou com a audiência de internautas das cinco regiões geográficas.

Na abertura, o presidente da FRB e coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira, explicou o caráter agregador e de conscientização da proposta. “O objetivo é justamente incentivar a participação. Falamos, em especial, àqueles jovens que carregam dentro de si um desejo de mudança e transformação. Esse desejo será alimentado com conhecimento, para que possa produzir bons resultados. É preciso capacitar e formar novos líderes, com novas ideias e muita atitude”, destacou.

O doutor em Ciência Política Leonardo Barreto preparou um material aos estudantes, disponibilizado para download gratuito no portal da FRB. Segundo o acadêmico, é preciso pensar que falta a política faz para o indivíduo e para a coletividade a qual ele integra. “Quando falamos em participação, logo as pessoas pensam em voto, eleição, protesto. Mas para a comunidade, participação representa cooperação. Isso cria laços de confiança e respeito com os outros”, explicou.

Sobre o processo político, Barreto foi enfático: “temos um problema de capital social no Brasil. Isso é combustível para governos e políticas ruins. Se não houver organização para articular, fiscalizar e cobrar, o governo vai atender mal. Jamais teremos um bom governo, em qualquer esfera, se antes, não tivermos uma boa sociedade”. A cientista política e comunicóloga Daniela Rabello, do Curso de Lideranças Femininas, também prestigiou o evento.

Para o professor e coordenador do JPRB na cidade-satélite Riacho Fundo II (DF), Railton Vanes, de 47 anos, a participação política começa no ambiente familiar. “Se eu quero, de fato, uma juventude comprometida, devo começar em casa, mostrando que existe a possibilidade de ter uma política diferente, que pode ser transmitida. Minha filha, como jovem, vai aprender que política não é corrupção, gente ruim, mas que existe uma política limpa, bonita, que a gente aprende. Julgo importante que ela participe comigo”, disse.

Já a filha de Railton, Raiza Clara Ribeiro, de 18 anos, viu na palestra uma oportunidade de absorver e disseminar o aprendizado. “Gostei muito do seminário, que veio para abrir mais nossas mentes. Principalmente pra que a gente traga esse conhecimento pra gente, mas também leve pras outras pessoas. Isso é muito bom”, declarou a estudante.

Ao final das explanações foi aberto um momento para perguntas do público presencial e virtual. Questões de participantes de estados como Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Manaus e Amapá foram respondidas pelo palestrante. Cada coordenação organizou-se de forma a reunir os militantes para assistirem ao seminário. Nos municípios mais distantes dos diretórios ou de mobilidade dispendiosa, alguns participantes puderam assistir ao evento em reuniões menores e até no conforto de suas casas.

Texto: Suellen Siqueira / Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga / Ascom – FRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.