Parceria entre FRB e PRB Idoso promove passeio turístico por Brasília

Cerca de 40 idosos participaram da ação cívica e social

Publicado em 21/10/2017 - 00:00 Atualizado em 3/6/2020 - 23:40

Brasília (DF) – Um grupo com cerca de 40 idosos das regiões administrativas de Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Samambaia participou, na sexta-feira (20), de um passeio turístico pela capital federal. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fundação Republicana Brasileira (FRB), o movimento PRB Idoso do Distrito Federal e o grupo da Associação Brasileira de Capoterapia – atividade que funciona como terapia alternativa, aliando exercícios físicos leves e movimentos adaptados a pessoas que não têm o hábito da prática esportiva.

Parceria entre FRB e PRB Idoso promove passeio turístico por BrasíliaO presidente da FRB, Renato Junqueira, está em viagem oficial ao exterior, mas deixou tudo alinhado antes de partir e garantiu: “aceitei de pronto essa parceria, pois não podemos negar esforços, principalmente para quem tanto contribui para o desenvolvimento do nosso país. Estamos de mãos dadas com nossos idosos”.

Com orientações da doutora em Ciências da Saúde e coordenadora do PRB Idoso do DF, Adriana Pederneiras, e também da capoterapeuta Dagma Marcelina, os participantes contaram com ônibus gratuito fretado exclusivamente para buscá-los e deixá-los em suas respectivas cidades. O grupo conseguiu ainda o apoio de voluntários, que doaram água e lanches para a ação cívica e social.

“A ideia é trazer aos idosos um conhecimento cívico. Vários deles vivem no DF há muitos anos, mas não conhecem os principais monumentos de Brasília, por exemplo. Também queremos que tenham um momento de distração, por meio dessa atividade que inclui cidadania e entretenimento. Agradeço muito a FRB por proporcionar isso a eles, além de uma verdadeira aula de História”, destacou Adriana.

Parceria entre FRB e PRB Idoso promove passeio turístico por BrasíliaMaria Tereza Almeida tem 65 anos e vive no centro do país há cerca de 45 deles. Ela se diz feliz e ativa desde sempre, mas destaca que sua vida mudou nos últimos dois anos, após as atividades na capoterapia e os passeios. “Minha saúde melhorou muito, deixei de tomar remédios para fibromialgia. Conheci pessoas novas e fiz muitos amigos também”. Sobre o tour por Brasília, ela declarou: “achei ótimo, foi muito proveitoso o que vocês fizeram por nós. Eu espero poder trazer mais pessoas da minha cidade nas próximas vezes. Vou contar a eles, mostrar as fotos e vão adorar”.

Os idosos ouviram um pouco sobre a história de Brasília ao visitar conhecidos pontos turísticos, como o Congresso Nacional, a Catedral Metropolitana, a Ponte JK e o Palácio da Alvorada, durante experiência guiada pela assessoria de comunicação da FRB.

Texto: Suellen Siqueira/ Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga / Ascom – FRB

 

Reportar Erro
Send this to a friend