FRB realiza 2ª Formatura dos Cursos Básicos de Idiomas

Alunos de inglês e espanhol foram certificados e se preparam para novas experiências

Publicado em 5/11/2013 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 21:26

 

Brasília (DF) – A Fundação Republicana Brasileira realizou a 2ª Formatura dos Cursos Básicos de Idiomas. O evento aconteceu na sede da instituição, em Brasília (DF) e reuniu formandos, convidados e autoridades. Estiveram presentes o presidente da FRB, Mauro Silva, o vice-presidente Evandro Garla, o deputado federal Vitor Paulo (PRB) e o secretário de Esporte do DF, Julio Cesar.

O presidente Mauro Silva fez as honras da casa, agradecendo aos presentes e parabenizando aos alunos. “Obrigado a todos os formandos, por que deram esse voto de confiança à Fundação, que está desenvolvendo de forma pioneira o curso de idiomas. Essa é a segunda turma que estamos formando, mas ainda temos 380 novos alunos, que já estão estudando”, disse.

Segundo o vice-presidente da FRB e deputado distrital Evandro Garla “É uma grande alegria vocês (alunos) estarem participando deste momento tão especial para a FRB, por que acreditaram neste projeto. Parabenizo ao presidente Mauro que tem se dedicado diuturnamente por essa Fundação, para que ela venha de fato, ajudar a formar cidadãos”. Garla aproveitou a oportunidade para agradecer ao deputado Vitor Paulo pela fundação do Partido Republicano Brasileiro e da FRB. “Foi graças ao seu conhecimento e dedicação que foi possível fundarmos o PRB e, consequentemente, a Fundação”, explicou.

O deputado federal Vitor Paulo destacou a importância da educação na vida das pessoas. “Parabéns! Isso vocês jamais vão perder. A construção do futuro depende exatamente da educação. E hoje, quando aprendemos um idioma, rompemos barreiras, cruzamos o oceano. É bom ver a oportunidade que vocês têm de estudar. Cumprimento ao Mauro que tem se dedicado muito e fala dessa construção com carinho e boa vontade”, disse.

Segundo o secretário de Esporte do DF Julio Cesar a oportunidade é fundamental para o futuro profissional dos estudantes. “O que vocês estão buscando aqui é de suma importância, pois cada dia mais o mercado de trabalho precisa de pessoas capacitadas. Hoje, curso de idiomas não é luxo, mas necessidade”, explicou.

A coordenadora pedagógica Adayane Susy transmitiu uma mensagem de motivação aos alunos. “Parabéns! Continuem, se empenhem, se esforcem. Estamos aqui para o que precisarem. Agradeço aos meus amigos (os professores), por que sem eles esse trabalho não andaria. Eles abraçaram a causa e hoje, estamos aqui, inovando nos cursos. Estamos muito contentes por vocês. Isso é uma resposta ao nosso trabalho”, disse.

As alunas Tereza Alves (de espanhol), e Gilmara de Sena (de inglês), emocionaram os presentes ao homenagear a instituição e os professores. Tereza, inclusive, fez questão de discursar em espanhol – o que mostrou a evolução do aprendizado. Além da cerimônia de entrega dos certificados, a Fundação ofereceu ainda uma festa em comemoração pela conclusão da etapa.

FOTO Douglas Gomes-173Mauro Silva falou ainda sobre o significado desta conquista para alunos e instituição. “É a realização de um sonho, não somente deles, mas meu. A gente se realiza através deles. Isso é resultado de um trabalho da equipe da Fundação, dos professores e, especialmente, dos alunos, que são verdadeiros heróis e não olham para as dificuldades”. E completou “Passo a eles hoje uma mensagem de otimismo, para que continuem lutando. Essa foi apenas uma etapa, para a realização um grande sonho, que é oferecer a oportunidade de realizar um intercâmbio”.

Alunos e professores falam sobre a conquista

“Quantas vezes pensamos em desistir, mas os professores a coordenadora nos alertavam para a realidade de voltar, prosseguir. Encontramos várias dificuldades, tanto pessoais, quanto físicas, mas chegamos ao final dessa etapa. Não conseguimos apenas com nosso esforço, mas com a ajuda de todos os colaboradores da Fundação, que nada nos cobra para oferecer essa oportunidade, apenas a nossa dedicação”.  – Tereza Alves, aluna de espanhol durante discurso.

FOTO Douglas Gomes-238“Gostaria de parabenizar a todos os professores pelo carinho e dedicação para conosco. E também ao presidente Mauro Silva e toda a sua equipe 10. A Fundação Republicana Brasileira orgulhosamente abre as portas para que todos nós sejamos bem-vindos. Obrigada”. – Gilmara de Sena, aluna de inglês, durante homenagem aos professores.

“Meu maior motivo para fazer o curso foi quando atendi um grupo de integrantes de uma cooperativa de países latino-americanos e falei ‘portunhol’. Mas foi uma surpresa, me encantei com a língua e procurei me especializar. Estou caminhando a pequenos passos”. – Márcia Moreira, guia turístico e aluna de espanhol.

“Estou muito feliz, hoje estamos mudando de nível, avançando mais um passo. Agora é continuar e só colher bons frutos”. – Cleonice da Silva, aluna de espanhol.

“Estou muito feliz e emocionada. O pessoal do espanhol é muito esforçado. Eu gosto muito de dar aula pra eles. Vejo neles muito entusiasmo para aprender. Quem aprende espanhol aprende por amor. Normalmente aprendemos o inglês por necessidade, mas quem opta pelo espanhol como segunda língua tem muito amor por aquilo. Estão todos muito lindos! Desejo que eles perseverem no idioma, prossigam estudando, todos juntos”. – Rayana Paulino Bandeira, professora de espanhol da FRB.

“Espero que eles possam aprimorar o inglês, que não desistam, persistam sempre e que possam fazer intercâmbio, conhecer países onde fala-se a língua”. – Amanda Correia, professora de inglês da FRB.

Texto Suellen Siqueira / Ascom – FRB
Fotos: Douglas Gomes

Confira a Galeria de Fotos

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend