FRB celebra aniversário de 10 anos com grande cerimônia em Brasília

Evento foi realizado no Windsor Brasília Hotel e reuniu lideranças de todo o país

Publicado em 28/11/2017 - 00:00 Atualizado em 10/6/2020 - 01:08

Brasília (DF) – Evento realizado na capital federal, nesta terça-feira (28), celebrou os 10 anos de criação da Fundação Republicana Brasileira (FRB). A cerimônia aconteceu no Windsor Brasília Hotel e reuniu mais de 300 pessoas dentre lideranças políticas, militantes e autoridades de todo o país. O destaque da noite ficou por conta do lançamento de vários projetos institucionais.

FRB celebra aniversário de 10 anos com grande cerimônia em Brasília

Fundada em 2 de março de 2007, a entidade sem fins lucrativos é mantida pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) e tem como principais finalidades a pesquisa, a doutrina e a educação institucional, política e constitucional. A FRB está sediada em Brasília e já alcançou todos os estados brasileiros com seus serviços. Suas principais atividades incluem os cursos de política e lideranças femininas nos formatos presencial e on-line, além de formações específicas para idosos, surdos, militantes e pré-candidatos do PRB. E ainda, cursos de inglês e espanhol. A entidade também promove simpósios sobre temas como juventude, participação política, mídias sociais e cidadania, inclusive palestras sobre direito, propaganda eleitoral e prestação de contas.

FRB celebra aniversário de 10 anos com grande cerimônia em BrasíliaA abertura do evento contou com a exibição de momentos marcantes da história da Fundação, numa contagem progressiva de 1 a 10, seguida pela canção “Se Liga Aê”, coreografada por um grupo de dança do Distrito Federal.

O presidente da FRB, Renato Junqueira, enfatizou os principais desafios de sua gestão. “Além da juventude, levanto as bandeiras das mulheres e dos idosos. Tenho a honra agora de liderar essa instituição, que foi muito bem presidida por Vitor Paulo, Mauro Silva, Paulo Cesar Oliveira e Telma Franco. Trabalhar pela conscientização política não é fácil, mas não desistimos do sonho de levar cidadania a cada vez mais brasileiros”, disse.

FRB celebra aniversário de 10 anos com grande cerimônia em Brasília

O republicano apontou que a FRB se destaca em diversos segmentos de ensino e falou do sucesso do projeto de educação política, carro-chefe da instituição. 

Junqueira também fez uma explanação sobre os setores da FRB, o trabalho desempenhado pelos funcionários e a importância dos voluntários para a disseminação dos valores republicanos. “A Fundação Republicana Brasileira chegou onde está por causa dos colaboradores, que são comprometidos com o trabalho. E o que me chama a atenção é o amor que eles têm pela instituição, e de fato eles vestem a camisa 10. Sem os colaboradores, a FRB não seria o que é hoje. Não podemos esquecer dos nossos voluntários, que são de extrema importância. Aliás, esse espírito de voluntariado é o que move a FRB, pois quase todos os nossos colaboradores hoje já foram voluntários”, apontou. 

Na ocasião, o líder da FRB prestou uma singela homenagem aos colaboradores da entidade e entregou ao especialista em Direito Eleitoral e palestrante, Paulo Fernando Vasconcelos, voluntário da instituição, uma medalha. 

FRB celebra aniversário de 10 anos com grande cerimônia em BrasíliaLeonardo Barreto, doutor em Ciência Política e coordenador acadêmico da FRB, é um dos pioneiros e responsável pela criação e aplicação de conteúdos para os vários cursos de conscientização política. O professor falou sobre a tarefa de promover a educação política em todo o país. “É emocionante estar aqui após tanto tempo na FRB. Já demos aula em cima de padaria, comemos por quilo num restaurante de estrada a R$ 8, viajamos por todo este país. Não houve nenhuma vez que a magia não tenha acontecido. As pessoas saem de lá com vontade de acreditar de novo no Brasil. A sensação que tenho é que falta muito pouco para o país assumir seu lugar. O desafio é grande”, comentou. Na ocasião, Barreto também foi homenageado por Renato Junqueira com um troféu. 

Lançamentos

Durante o evento, foram anunciados os novos cursos de política on-line e de lideranças femininas. O objetivo dos projetos é desmistificar a política como atividade ruim, mal-vista pela sociedade, além de democratizar e dinamizar o acesso da população à conscientização cidadã. A instituição investiu em edições diferenciadas para as videoaulas, que contam com efeitos mais modernos, como a utilização de identidades visuais exclusivas e auxílio de motion graphics – recursos que mesclam design, animação e videografismos. O material e o conteúdo de apoio para os alunos também foram totalmente reformulados.

Subseções

O projeto para a criação de novas subseções da FRB em todo o país também foi citado por Renato Junqueira como uma meta para o futuro. A iniciativa visa criar uma subseção em cada região brasileira (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) para atender mais amplamente os estados e municípios brasileiros por meio dos cursos, palestras, simpósios e capacitação políticos.

Homenagem

Durante o evento, foi exibido um vídeo lúdico explicando o significado da palavra honra. Em seguida, o presidente da FRB entregou ao ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), uma placa formalizando o líder como presidente de honra da instituição. 

 

Bate-papo

A segunda parte do evento ficou por conta de um bate-papo com o presidente nacional em exercício do PRB, senador Eduardo Lopes (RJ), o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB), o presidente da FRB e do PRB Juventude nacional, Renato Junqueira. O objetivo foi debater sobre o cenário político atual e a dificuldade de disseminar os valores republicanos e conscientizar a população sobre a importância da política.

Surpresas

O evento também reservou várias surpresas para os participantes, que incluíram o lançamento da nova logomarca institucional, dos novos portais na internet e também de um jingle exclusivo. A música é do deputado federal Ronaldo Martins (PRB-CE) – que também é músico profissional, com letra de Stênio Robson Viana e voz do cantor Rafael Júnior.

Texto e fotos: Agência PRB Nacional
Colaborou: Suellen Siqueira / Ascom – FRB

Leia mais

FRB reformula cursos de política on-line e de lideranças femininas

FRB quer potencializar subseções em todo o país

Marcos Pereira é homenageado pela FRB

Em bate-papo, republicanos reafirmam sucesso da FRB

Lançamento da nova logo, jingle e cápsula do tempo marcam aniversário de 10 anos da FRB

 

Reportar Erro
Send this to a friend