Encontro da Juventude em Brasília propõe mudança de mentalidade e comportamento

Evento despertou atitude e responsabilidade dos jovens para o desenvolvimento do país

Publicado em 16/8/2016 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 15:30

Brasília (DF) – Marcado com o brado de “Eu vou mudar o mundo”, e ao som de muita música, o 1º Encontro da Juventude Republicana do DF e Entorno aconteceu na manhã de sábado (13), no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, com o apoio da Fundação Republicana Brasileira (FRB). O evento reuniu participantes de várias cidades satélites, militantes e autoridades do partido. A programação incluiu atividades voltadas para temas educativos, culturais e políticos. Foi realizada, ainda, uma roda de conversa.

Na ocasião, a FRB promoveu a palestra “Jovem e Política – Uma junção necessária”, ministrada pelo especialista em Direito Eleitoral, Paulo Fernando Vasconcelos. “É muito fácil apontar e responsabilizar os outros. Mas em qual momento você vai arregaçar as mangas e fazer algo para mudar a situação? Você é reformador, você vai mudar o mundo. O hino nacional brasileiro diz ‘e verás que um filho teu não foge à luta’, e quantos de nós têm fugido à luta, todos os dias? Precisamos fazer valer essas palavras”, destacou o palestrante.

renato-junqueira-prb-encontro-juventude-df-foto-carlos-gonzaga-frb-16-08-16O coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira, declarou que o movimento social existe com o intuito de dar voz às demandas dos jovens e colocá-los numa posição de protagonismo das mudanças que buscam. “Nosso maior objetivo era trazer o jovem e fazê-lo sair daqui pensando de uma nova maneira e tendo uma nova mentalidade em relação à política. Foi um evento para conscientizá-los, pois política independe de cargo eletivo, política é vivida diariamente. Muitos fogem do nosso país no meio da crise, e nós aprendemos aqui hoje que não devemos fugir, mas lutar, por isso estamos nos mobilizando”, explicou.

A presidente da FRB, Telma Franco, enfatizou que os jovens devem agir e se movimentar em favor das causas nas quais acreditam. A líder falou ainda, sobre a parceria entre a Fundação e o PRB Juventude. “Decidimos juntos, fazer esse evento, porque acreditamos que o jovem precisa de um espaço dentro da política. E o PRB tem sido a voz dessa juventude. A FRB tem realizado cursos, palestras, simpósios e preparado um material específico, porque acreditamos no potencial desses jovens, e queremos que eles estejam conosco para se capacitar e fazer o melhor para o nosso país”, enfatizou.

O deputado distrital Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF) é apoiador do evento e falou sobre seu trabalho dedicado ao público jovem. “Uma das primeiras coisas que realizamos quando chegamos à Câmara, foi constituir a Frente Parlamentar em prol da juventude. Porque uma vez presidente, é possível ter um intercâmbio com as secretarias que têm o papel de fazer com que a juventude do DF seja valorizada. Temos defendido isso na Casa através de grandes projetos de lei. Hoje foi um dia glorioso, superou as nossas expectativas. É isso que precisamos fazer, trocar ideia e demonstrar que precisamos sim mudar o país, mas precisamos também que o jovem abrace a política!”, esclareceu.

De forma bastante descontraída, o evento foi conduzido pela jornalista da Agência PRB Nacional, Jamile Reis, e contou com apresentações artísticas do grupo social Grito de Liberdade, liderado pelo Mestre Minhoca, e do grupo de dança de rua, DK Star. Participaram, ainda, o vice-presidente da FRB, Evandro Garla; o coordenador do PRB Juventude de Goiás, Jair Heuert; o subcoordenador nacional do PRB Idoso, Ferrari Júnior; o administrador da cidade de Samambaia, Paulo Silva; e o coordenador do movimento social Força Jovem Brasília, Silva.

Impressões

“O que mais me chamou atenção foi falarem sobre a educação dos jovens, porque tem muitos jovens hoje em dia que não querem saber de educação, mas querem saber de usar drogas e fazer outras coisas erradas, e acabam esquecendo dos estudos. A palestra me despertou uma força de vontade, porque ele (Paulo Fernando) nos joga pra cima, ele trabalha pra isso, pra nos motivar cada dia mais à educação, à cultura, à arte. Foi muito bacana”, disse Thalia da Silva Gomes, estudante e militante do PRB Juventude da região administrativa do Paranoá.

“No Guará temos trabalhado em prol do desenvolvimento e da união dos jovens, em prol do esporte, da cultura e das ações sociais. Este é um encontro importantíssimo pro nosso desenvolvimento. Temos aqui palestras, conhecimentos sobre políticas públicas para os jovens, união de nossos coordenadores e representantes, que nos trazem ensinamentos a respeito da política”, destacou Philyppe Réquia, coordenador do PRB Juventude da região administrativa do Guará.

Texto: Suellen Siqueira / Ascom – FRB
Colaborou: Ellen Fernandes / Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga

Reportar Erro
Send this to a friend