Curso de Política On-line da FRB atendeu mais de 800 pessoas em 2015

Participantes de 25 estados e do Distrito Federal assistiram às aulas gratuitamente.

Publicado em 22/12/2015 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 15:57

Brasília (DF) – É hora de mensurar o trabalho dos últimos doze meses. Após coletar os números das atividades realizadas durante esse ano, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) faz uma análise de suas atividades desenvolvidas no Curso de Política On-line, que realizou nove edições com alunos de 25 estados e do Distrito Federal (DF).

Pessoas de diversas faixas etárias, escolaridades e ambos os sexos se mostraram dispostas a aprender ou aprimorar seus conhecimentos sobre política. Nas nove turmas foram atendidas 821 pessoas, das quais 283 mulheres e 538 homens. Mesmo com 35% de participação feminina – número inferior à participação masculina – os dados mostram que, com incentivo, as mulheres têm, aos poucos, se interessado mais pela política. Os números do ano passado apontam um crescimento de 6% na participação delas em 2015.

A faixa etária geral mais presente no curso foi dos 30 aos 35. Porém, participaram alunos dos 19 até os 70 anos de idade. Pessoas de todos os níveis de escolaridade, desde o fundamental até o mestrado completo estudaram com a FRB. O maior percentual foi do nível superior completo, com 290 alunos, seguido do superior incompleto, com 234 e nível médio, com 167 pessoas.

Os três estados que mais se destacaram em quantidade de participantes foram São Paulo, com 277 alunos, Rio de Janeiro, com 72; e Distrito Federal, com 65 estudantes.

Os estados que marcaram presença em 2015 foram: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

O material utilizado durante o curso é dividido em dez módulos e o aluno conclui em até três semanas. Nesse período, o estudante assiste às vídeos-aulas, lê o material de apoio e também as bibliografias sugeridas, responde os exercícios propostos e faz a avaliação final. Todo o material é desenvolvido pela Coordenação Acadêmica da FRB.

O Curso de Política da FRB é gratuito e oferecido para toda a comunidade, independente de filiação partidária. Como exemplo, neste ano foram atendidos 193 alunos que não têm ligação com nenhum partido político e 61 pessoas filiadas a outras legendas.

Para participar, o interessado deve preencher um formulário disponível no portal da FRB. As inscrições estão abertas ininterruptamente. A primeira turma de 2016 será iniciada no dia 1º de fevereiro. No próximo ano, o curso terá novo formato e mais interação com os participantes.

Texto: Mazé Rodrigues / Ascom – FRB
Foto: Agência PRB Nacional

 

Reportar Erro
Send this to a friend