Com o tema ‘Política pra quê?’ FRB realiza roda de conversa com universitários do DF

Encontro com jovens estudantes aconteceu na região administrativa do Riacho Fundo I (DF)

Publicado em 18/10/2016 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 10:26

Brasília (DF) – Para promover um diálogo aberto sobre a utilidade prática da política na sociedade, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) esteve no Riacho Fundo I, região administrativa do Distrito Federal, no último sábado (15), para realizar uma roda de conversa com o tema ‘Política pra quê?’. O convite partiu de moradores da comunidade, que reuniram um grupo de universitários para falar sobre participação, ética e engajamento nas decisões políticas.

O debate foi conduzido pelo doutor em Ciência Política e coordenador acadêmico da FRB, Leonardo Barreto, na Administração Regional da cidade. Ele destacou a importância de observar os representantes dos cidadãos e suas atitudes durante sua carreira pública.

Barreto trouxe como exemplo sobre participação política um torcedor de futebol. “Você tem um time favorito? Então deve saber que os times e treinadores são acompanhados e, quando dão resultados bons ou ruins, são alvos de críticas e cobranças. E se a gente tivesse o mesmo nível de acompanhamento e pressão nos nossos políticos? É uma boa analogia, afinal, futebol não decide o preço do feijão”, enfatizou.

Telma Franco, presidente da FRB, agradeceu a presença de todos e convidou os estudantes a participar das demais atividades oferecidas pela instituição. “Nosso objetivo com esse debate é ouvir as pessoas e mostrar para elas que sim, podem e devem fazer parte da política, das decisões que refletem no futuro, independente de cargo eletivo. Estar perto das pessoas é uma necessidade. Aproveito a oportunidade para deixar a Fundação de portas abertas para todos”, disse.

Os jovens puderam expressar suas opiniões sobre a situação política atual, destacaram que não se sentem representados e refletiram sobre a importância de votar conscientemente. A estudante Lavínia Lima, de 16 anos, se sentiu mais atraída pelos temas relacionados à cidadania após o debate. “Vim totalmente sem expectativas, porque nunca gostei de política. Pensei que teria um deputado falando coisas totalmente desnecessárias. Mas não havia um deputado e foi uma conversa sobre coisas que eu queria saber”, disse.

Texto: Suellen Siqueira / Ascom FRB
Foto: Carlos Gonzaga

Reportar Erro
Send this to a friend