Alunos de idiomas da FRB debatem política em Brasília

Mais de 70 pessoas participaram do Curso de Política que foi ministrado pelo doutor em Ciência Política, Leonardo Barreto.

Publicado em 24/6/2015 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 17:05

Brasília (DF) – Na segunda-feira (22), alunos de inglês e espanhol da Fundação Republicana Brasileira (FRB) participaram do Curso de Política, na sede da instituição, em Brasília. Ministradas pelo doutor em Ciência Política, Leonardo Barreto, as aulas reuniram cerca de 70 pessoas e contaram com a presença do presidente da instituição, Paulo Cesar Oliveira. Na grade curricular das turmas de idiomas está inclusa uma aula de política, sendo que a cada período, os alunos recentes participam do curso.

curso-politica-frb-alunos-idiomas-brasilia-leonardo-barreto-prb-foto-carlos-gonzaga-24-06-15-02Sobre a representatividade política, Barreto explicou que a boa gestão é feita por políticos que realmente se comprometem com os interesses do povo. “Não é possível ver sociedades ruins representadas por pessoas boas. E nem sociedades extremamente boas representadas por pessoas ruins”, destacou. O cientista político também enalteceu a importância das pessoas participarem ativamente do processo político. “É necessário somar conscientização e ação. Todos devem entender sua parcela de participação no meio em que vivem. Devemos exercitar nossa capacidade de mobilização e perceber que também somos cobrados pelos rumos da nossa história”, disse.

Na ocasião, os alunos debateram ativamente expondo suas opiniões a respeito da política local e nacional. Paulo Cesar agradeceu a todos e colocou os serviços da Fundação à disposição. “Existe um caminho e cada um de nós é parte importante nesse processo. Por isso, temos um carinho especial por este trabalho de conscientização. A FRB está à disposição para contribuir no que for preciso. Espero que tanto as aulas de idiomas, quanto esta, de política, possam colaborar para o desenvolvimento”, declarou Cesar.

Participantes opinam sobre o curso

curso-politica-frb-alunos-idiomas-brasilia-paulo-cesar-oliveira-prb-foto-carlos-gonzaga-24-06-15-03“Tivemos uma aula diferenciada e a FRB está de parabéns por proporcionar esse Curso de Política tão rico e com tanta qualidade. É fundamental discutir política não só em sala de aula, mais na sociedade em geral. A política faz parte da nossa vida e esse curso veio para nos conscientizar ainda mais em relação a fiscalizar e escolher com seriedade nossos representantes, estar sempre atentos às suas propostas e cobrar. Foi muito bom, gostei do palestrante. Gostaria que tivéssemos até mais tempo, pois a política é algo que deve sim ser debatido e discutido, não só em época de eleição, mas sempre”, destacou a aluna de inglês Alice de Oliveira Andrade.

“Achei muito importante a FRB ter oferecido esse Curso de Política. Nós, como cidadãos, também temos de arcar com nossos direitos e responsabilidades. Por meio desta aula, do debate e da discussão, percebi que a população está começando a se conscientizar de que é importante participar. Não dá pra largar somente nas mãos dos políticos, temos uma parcela de responsabilidade também. Não sou filiada a nenhum partido e a FRB está de parabéns por nos dar essa oportunidade de estudar política e também de oferecer gratuitamente o curso de inglês, para qualquer pessoa, seja ela filiada ou não ao PRB”, finalizou a aluna de inglês Inês dos Santos.

Texto: Suellen Siqueira e Eulla Carvalho / Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga

Reportar Erro
Send this to a friend