Sob gestão de republicano, Mirituba (BA) vive dias de importantes transformações

Sob gestão republicana, Muritiba (BA) vive dias de progresso

Prefeito Danilo de Babão assumiu a cidade com situação financeira devastada, mas tem dado a volta por cima

Publicado em 24/4/2017 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:13

Menos de quatro meses se passaram desde que o novo prefeito de Muritiba (BA) assumiu o comando do município e as mudanças já são visíveis. O republicano Danilo Marques Dias Sampaio (PRB), popularmente conhecido como Danilo de Babão, vem promovendo transformações na cidade, especialmente em áreas como saúde e educação. As mudanças implementadas estão garantindo melhorias em vários setores, que se encontravam abandonados.

Em meio a uma verdadeira reconstrução, o hospital municipal foi reaberto, postos de saúde equipados e a educação recebeu um incremento em sua qualidade. Filho do ex-prefeito Epifânio Marques Sampaio (Babão), que comandou o município baiano na gestão 2009-2012, Danilo de Babão, 38 anos, com sua experiência bem-sucedida de administrador de empresas, está conseguindo fazer uma boa gestão e dar uma nova cara para Muritiba. 

Em entrevista à Agência PRB Nacional, o republicano falou sobre o trabalho desenvolvido e do compromisso assumido para desenvolver Muritiba.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeito, quais os principais problemas encontrados ao assumir a prefeitura e como está o trabalho nestes primeiros meses de gestão? 
Danilo de Babão – Apesar de termos recebido a prefeitura completamente falida, com um enorme déficit na Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A), dois meses de atraso na folha de pagamento e com outras dívidas, estamos nos esforçando para contornar o descaso deixado pelo ex-prefeito. Já restabelecemos serviços básicos de saúde e as escolas estão funcionando bem e com transporte para todos os alunos. Ao assumirmos, fomos recebidos com o primeiro empasse: dívida com o INSS deixada pelo antigo gestor. São parcelas mensais, resultando num sequestro de R$ 1,8 milhão nas contas do município nos dois primeiros meses. Isso impediu a realização de obras urgentes e a contratação de pessoal, mas estamos revertendo essa situação.

 

Adanilo-de-babao-prefeito-prb-muritiba-ba-foto-ascom-18-04-2017-04gência PRB Nacional – Seu plano de governo foca áreas como saúde e educação, além do desenvolvimento do município. O que já foi possível realizar até o momento?
Danilo de Babão – Mesmo diante dos entraves, temos avançado, como na saúde, onde temos dado total prioridade. O hospital e os postos de saúde não estavam atendendo a contento. Hoje sim, estão abertos e funcionando. Temos dado atenção e implementado o Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) e, em parceria com o governo estadual, retomamos as atividades dos agentes de saúde e treinamento dos profissionais. Realizamos 100 ultrassonografias tanto na sede quanto na zona rural do município. Estamos buscando parcerias com nossos deputados para trazermos recursos que beneficiem nossos munícipes.

 

Agência PRB Nacional – E a educação, como está sendo o cuidado com essa área?
Danilo de Babão – A Secretaria Municipal de Educação, diferente de como pegamos, que faltava computadores, hoje está funcionando com excelência para oferecer o melhor à Muritiba. A educação é uma de nossas prioridades e estamos investindo muito, inclusive estamos recebendo elogios até da oposição. Temos uma secretária de educação bem atuante, a melhor que Muritiba já teve. Temos transporte escolar e boa merenda, a exemplo da gestão do meu pai, quando o município ocupou o segundo lugar no ranking da melhor merenda oferecida na Bahia. Na última gestão, nem merenda havia.

 

Agência PRB Nacional – Qual o balanço que o senhor faz destes primeiros meses de mandato?
Danilo de Babão – Faço um balanço positivo. Acredito que a cidade esteja uns 80% melhor que antes. Já organizamos a saúde, que havia sido completamente abandonada pelo o ex-gestor desde que perdeu a eleição. Já conseguimos reabrir o hospital, adquirimos equipamentos novos e Muritiba hoje está com outra cara. Nesses pouco mais de 100 dias já dá para perceber a cidade com um ar de diferença. Muita coisa já mudou. Logo, a população verá a diferença do antes para o agora.

 

Agência PRB Nacional – Que projetos poderão angariar recursos para o município e fomentar o desenvolvimento local?
Danilo de Babão – Pensando no desenvolvimento social e econômico do município, que ainda não dispõe de fábricas, estamos promovendo cursos de auxiliar de produção e curtimento de couro. A zona rural produz fumo, nosso principal produto. Pretendemos desenvolver projetos para beneficiar os produtores rurais. O município também tem uma boa produção de limão e laranja, queremos fomentar essas culturas. Estivemos reunidos com os representantes do nosso comércio, que ainda é muito carente, e estamos vendo meios para contribuir para a melhoria do setor, para que possa crescer e gerar emprego. Na área social, estamos trabalhando com grupo de Convivência da Terceira Idade e funcionamento efetivo do CRAS (Centros de Referências de Assistência Social).

 

danilo-de-babao-prefeito-prb-muritiba-ba-foto-ascom-18-04-2017-02Agência PRB Nacional – Como serão dadas oportunidades aos jovens?
Danilo de Babão – Estamos trabalhando para incentivar a prática desportiva e o apoio às exposições culturais e produções de arte. Vamos investir nas quadras de esporte, educação e lazer para termos jovens bem encaminhados.

 

Agência PRB Nacional – O que está sendo feito na área de infraestrutura?
Danilo de Babão – Fizemos a requalificação de vias e terraplanagem do solo, iluminação de vias escuras e recuperação de lâmpadas e postes danificados, além do retorno das obras de requalificação da Praça da Bandeira. Retomamos também obras abandonadas pela última gestão, recuperamos quase 10 km de trechos de asfalto na sede e na zona rural do município e pretendemos ampliar esse trabalho.

 

Agência PRB Nacional – Que outras ações já adotadas por sua gestão o senhor considera essenciais?
Danilo de Babão – Tem algumas medidas que julgo serem fundamentais. Adotamos a tabela com datas de pagamentos aos servidores municipais e antes do dia 30 de cada mês todos já recebem seu salário em dia. Em janeiro, já entregamos a tabela de pagamento de todo o ano. Reempossamos 31 concursados que estavam afastados, conseguimos viatura para uso da Polícia Civil, junto ao governo do estado. Fizemos a aquisição de trator agrícola cedido à localidade do Carro Quebrado e assinamos um consórcio de saúde junto ao governo estadual, que garantirá os serviços médicos à população.

 

Agência PRB Nacional – Como sua gestão trabalhará para manter a proximidade com a população?
Danilo de Babão – A transparência é fundamental. Tudo que fazemos mostramos à população para que tenham conhecimento de nossas ações. Tudo que estamos buscando e conseguindo, estamos informando à sociedade. Manter a proximidade é mostrar que estamos comprometidos em prestar o melhor serviço no município. É nosso compromisso trabalhar em favor do povo e, por isso, os cidadãos precisam estar a par do que estamos desempenhando. Minha família sempre foi comerciante e venho de uma geração que sempre soube valorizar e fazer boa gestão. Minha experiência em gestão está contribuindo na administração do município e só tenho a agradecer a todos que confiaram e estão confiando em nossa gestão. Não vamos decepcionar. Com o tempo, vamos mostrar o resultado de nosso trabalho para que todos avaliem.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Reportar Erro
Send this to a friend