“Se tiver compromisso com o povo, a gestão é boa”, afirma Raimundinho Barros

"Se tiver compromisso com o povo, a gestão é boa", afirma Raimundinho Barros

O entrevistado da semana é o republicano Raimundinho Barros (PRB), que está em seu segundo mandato como prefeito de Lajeado Novo (MA)

Raimundinho Barros é um republicano de carteirinha e tem trabalhando muito para melhorar as condições de vida da população de Lajeado Novo, no interior do Maranhão. Exercendo seu segundo mandato como prefeito, Raimundinho é um homem simples, que nasceu e foi criado na zona rural, conhece muito bem a vivência do povo e é reconhecido como um prefeito que sabe fazer muito com pouco ou quase nada. O destaque da administração está na reforma completa de um colégio, a pavimentação de 5 km de asfalto na cidade e também a construção de uma praça em frente à unidade escolar.

Para 2018, o republicano tem como meta a melhoria da infraestrutura da cidade e investir mais recursos na melhoria dos serviços de saúde.

Confira a entrevista concedida à Agência PRB Nacional:

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Qual foi a ação mais importante da sua gestão no ano de 2017?
Raimundinho Barros – Não tenho dúvida alguma que foi a reforma completa que conseguimos para o Colégio de Ensino Médio em nossa cidade. Há 12 anos a população vinha sonhando com essa obra e nós conseguimos no primeiro ano de mandato. Isso só foi possível por causa de uma parceria que fizemos com o governo do estado, que possibilitou esse presente para os estudantes, pais e toda a população. Muitas pessoas não acreditavam que a gente daria conta de fazer, mas está aí concluído. Conseguimos também a construção de uma praça em frente ao colégio, com iluminação e uma boa infraestrutura para os estudantes. Além disse, conquistamos a pavimentação asfáltica de mais de 5 km de ruas próximas à unidade de ensino. Eu diria que essas ações foram, na minha avaliação, uma grande conquista da população em 2017.

 

Agência PRB Nacional – Quanto foi investido na reforma e melhoria da infraestrutura das ruas próximas ao colégio?
Raimundinho Barros – Em torno de R$ 700 mil, custeados com ajuda do governo do estado e do nosso deputado federal Cleber Verde (PRB-MA). Esse era um projeto nosso durante toda a campanha e assim que assumi a prefeitura me empenhei para tornar realidade.

 

Agência PRB Nacional – Como está a qualidade dos serviços de saúde?
Raimundinho Barros – Nós assumimos com a situação muito ruim e chegamos ao fim de 2017 com tudo funcionando bem. Encontrei a saúde com vários problemas, inclusive, as ambulâncias que tinham estavam quebradas, sem condição de uso. Conseguimos adquirir duas ambulâncias equipadas para atendimento na rede municipal de saúde. Compramos também uma camionete para atender as demandas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde, adquirimos equipamentos para os serviços odontológicos e compramos todos os aparelhos para as equipes de enfermagem. Tudo isso feito para melhorar a qualidade da saúde pública.

 

Agência PRB Nacional – Qual o seu estilo de administrar?
Raimundinho Barros – Eu priorizo bastante honrar os compromissos que assumi com a população. Estamos com a folha de pagamento em dia, pagando os fornecedores e mantendo os serviços essenciais para a população. Mesmo com muita dificuldade, temos conseguido reformar escolas municipais, estamos renovando a frota do transporte escolar e investido o dinheiro público também na melhoria das condições de ensino.

 

Agência PRB Nacional – Como tem conseguido dar conta do recado, mesmo com essa dificuldade financeira pela qual passam os municípios?
Raimundinho Barros – A receita que tenho utilizado é fruto da parceria com o governo federal, estadual e também com os nossos deputados. O deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) tem nos ajudado muito na luta pela melhoria da cidade como um todo. São essas parcerias que vêm dando sustentação para o governo. Tudo é feito com muita dificuldade, mas é onde nós estamos conseguindo suporte para não deixar de investir no município e enfrentar essa crise.

 

Agência PRB Nacional – Podemos dizer então que neste ano de 2017 o foco foi buscar recursos fora do município?
Raimundinho Barros – Sim, tenho buscado fazer tudo direito para dar conta do recado. Demanda é só o que tem para atender, o que falta é o dinheiro. Eu não paro de buscar recursos para tocar os projetos que temos para Lajeado Novo, que são muitos. A parceria que temos com o deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) tem sido vital para nosso governo. O deputado é um parlamentar atuante, simpático, amigo de todo mundo e a gente só tem a ganhar com essa parceria, até mesmo no asfalto que conseguimos para as ruas próximas ao colégio, ele teve atuação decisiva.

 

Agência PRB Nacional – E as novidades para 2018? Pode nos adiantar algumas?
Raimundinho Barros – Temos um projeto para Saúde e outro do governo federal para pavimentar mais ruas da cidade. Toda vez que visito o deputado, não volto com as mãos vazias, sempre tem um projeto ou outro para o município. É uma parceria que soma muito para Lajeado Novo. As novidades serão muitas em todas as áreas, tenho trabalhado muito e agora acredito que vamos começar a colher mais frutos. A expectativa é boa, até mesmo porque o primeiro ano de mandato é mais difícil, é o período de colocar a casa em ordem. Já conseguimos trabalhar muito e encaminhar vários convênios. Acredito que neste ano vamos conquistar mais benefícios para a população.

 

Agência PRB Nacional – Com a vinda o vice-governador Carlos Brandão para o PRB, a tendência é melhorar ainda mais?
Raimundinho Barros – Com certeza, isso é importante demais. O vice-governador Carlos Brandão até me disse que o deputado Cleber Verde falou muito bem do nosso trabalho aqui em Lajeado Novo. O Carlos Brandão me disse que eu era um prefeito reconhecido em todo o estado. Fico muito feliz com isso porque é mais um apoio para trazer mais benefícios e melhorar a qualidade de vida do nosso povo.

 

Agência PRB Nacional – Que ações o governo fez para ajudar os homens e mulheres que vivem no campo?
Raimundinho Barros – Recuperamos várias estradas rurais e vamos dar uma resposta ainda maior neste ano. Vamos recuperar todas as estradas para dar mais condições de escoamento da produção dos pequenos produtores rurais e para melhorar o transporte do povo que viaja muito pelo interior do município. Nós também conseguindo um trator patrol, com o apoio do deputado Cleber Verde e do governador Flávio Dino, para ajudar os agricultores na preparação do solo. Com isso, vamos aumentar a produção agrícola e ampliar a renda das famílias que vivem no campo. Outra atuação da prefeitura é em relação à merenda dos alunos, pois parte dela é preparada com produtos da agricultura familiar. Melhoramos a qualidade da alimentação escolar e por tabela levamos mais desenvolvimento para o campo.

 

Agência PRB Nacional – O que um prefeito deve fazer para cuidar bem da população? Qual é a receita?
Raimundinho Barros – Acredito que a receita é simples, basta não passar a mão em nada e fazer o dever de casa como determina as boas normas da administração pública. O bom prefeito precisa trabalhar com o que tem no caixa de forma organizada e comprometida. Se tiver compromisso com o povo, a gestão é boa. Penso que se seguir essa receita não tem erro, a gestão tem tudo para dar certo. É justamente isso que estamos colocando em prática, trabalhando com o que temos, sem projetos malucos e com foco naquilo que é essencial para o povo. Digo que não está fácil ser prefeito em meio a essa dificuldade financeira toda, a rotina é pesada, mas estamos firmes na luta para fazer o bem às pessoas.

 

Agência PRB Nacional – O que a população de Lajeado Novo pode esperar da sua gestão em 2018?
Raimundinho Barros – Agradeço a oportunidade de conceder esta entrevista e falar um pouco do nosso trabalha na prefeitura. Ao povo de nossa cidade, deixo a mensagem que pode contar com o meu empenho e de toda a equipe de governo para cumprir os compromissos de campanha. Tenho muita esperança que este novo ano será de grandes respostas positivas de nosso governo ao povo, na zonal rural e também da sede do município.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – Prefeitura de Lajeado Novo (MA)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado distrital, Julio Cesar (PRB-DF):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3348-8101

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.