Saúde e segurança pública serão pautas prioritárias de Milton Vieira no Congresso Nacional

Republicano foi reeleito deputado federal com o apoio de 77 mil eleitores em SP

Publicado em 4/3/2019 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 12:14

Quatro mandatos de sucesso na Assembleia Legislativa de São Paulo fizeram com que mais de 77 mil eleitores confiassem ao republicano Milton Vieira a missão de ecoar a voz dos paulistas e do povo brasileiro no Congresso Nacional.O parlamentar retorna à Câmara dos Deputados com a bandeira da saúde e segurança pública, mas também lutará pelo fortalecimento dos municípios, defesa da família e ações em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade, afinal dedica-se a projetos sociais há quase 30 anos. Para ele, os brasileiros precisam se unir e deixar de lado posições e divisões partidárias, pois só assim será possível progredir com um país mais justo e capaz de atender aos anseios dos mais de 209 milhões habitantes.

Em um bate-papo com a Agência PRB Nacional, Milton Vieira falou sobre sua experiência no Legislativo, as expectativas do novo mandato e as bandeiras de atuação.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Com a experiência de quatro mandatos como deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo, qual legado traz para o Congresso Nacional?
Milton Vieira – São quatro mandatos de deputado estadual em São Paulo e agora o segundo de deputado federal. Com o apoio de 77 mil eleitores, retorno à Câmara nesta legislatura com a experiência de viver o desejo das pessoas e de que a gente possa realmente fazer alguma coisa pelo Brasil. No Legislativo Estadual, a atuação do parlamentar é limitada pois a legislação é segmentada para professores, policiais e bombeiros militares, rodovias estaduais e outros assuntos de interesse do estado. Aqui no Congresso Nacional é diferente, a atuação do parlamentar abrange todo o Brasil. Exemplo disso é a reforma da Previdência, Sistema Único de Saúde, Denatran, códigos Penal, Processual e Civil. O que a gente traz de experiência é o desejo de fazer algo para ajudar as pessoas e mudar a situação dos brasileiros.

 

Agência PRB Nacional – Quais bandeiras defenderá ao longo dos quatro anos como deputado federal?
Milton Vieira – Saúde pública de qualidade e segurança pública serão as bandeiras que defenderei com afinco. Mas também vou ter um olhar sensível para o fortalecimento dos municípios e a família. Solicitei minha participação na Comissão de Seguridade Social e Família para defender políticas públicas para a saúde e sua desburocratização. Queremos trazer ideias que deram certo em São Paulo. Tive um projeto lá, por exemplo, de luta pelo combate ao câncer chamado “fila zero”. Sabemos que os pacientes para conseguir determinados exames na rede pública de saúde se esbarram em inúmeras burocracias, podendo algum procedimento demorar de seis a um ano para ser realizado. No entanto, devido a essa demora, um diagnóstico demorado pode tornar o tratamento ineficaz levando, inclusive, o paciente a óbito. Semana passada propus a criação da Semana Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, o Agosto Laranja. A Esclerose Múltipla é uma doença degenerativa, que compromete os movimentos do corpo humano e 80% dos brasileiros ainda desconhecem essa enfermidade. Recebi essa demanda da Associação AME (Amigos Múltiplos da Esclerose), que me pediram para abraçar essa causa. Consegui implantar o Agosto Laranja em São Paulo e quero que a ideia se espalhe por todo o país com a distribuição de materiais informativos nas escolas, hospitais, órgãos públicos sobre a doença. Também vou defender ações voltadas para a segurança pública e vou apoiar as propostas apresentadas pelo ministro Sérgio Moro. Outro debate será sobre a indústria das multas. Não adianta radares móveis para a arrecadação de dinheiro se não há campanhas de conscientização sobre os perigos do transito. Não sou contra radares, eles são importantes, pois as vezes é necessário mexer no bolso dos motoristas para evitar acidentes. Mas é preciso ir além.

 

Agência PRB Nacional – Ações em prol das classes menos favorecidas é seu ponto forte. Como pretende ampliar isso?
Milton Vieira – Ajudar os municípios e entidades de apoio é fundamental. Quando buscamos recursos para os municípios, estamos fazendo uma contribuição no combate a injustiça social, pois muitos estão em uma situação crítica e falta emprego para a população. Diante disso, as pessoas acabam se submetendo a viver de assistencialismo. Aqui, no Congresso Nacional, vamos poder ajudar os municípios, destinar recursos e levar a eles os programas sociais já existentes. Recentemente, também apresentei um projeto de lei que reserva vagas de emprego para apenados em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário em contratos de licitação que envolvam a execução de obras. Quando os apenados saem do sistema prisional eles são rejeitados no mercado de trabalho e essa proposta vem como uma forma de inclusão social e para que não voltem a praticar delitos.

 

Agência PRB Nacional – Como avalia este momento de maior participação política da sociedade na escolha de seus representantes?
Milton Vieira – O país passa por um momento de transição e não se sabe por quanto tempo isso ainda vai durar. O Brasil vive uma nova era e com a eleição do governo Bolsonaro partidos que dominavam o Brasil há décadas ficaram de fora. As pessoas estão cansadas da velha política. Os brasileiros não aceitavam mais a situação do país e deram essa resposta nas urnas e por meio das redes sociais. Mas essa mesma população também vai cobrar, da mesma forma que elegeu seus representantes, ela também vai cobrar por ações efetivas. Devido a essas mudanças, também foi criada uma divisão no país, uma divisão de esquerda x direita. Precisamos passar por cima dessa fase e acabar com esse ódio que se instalou no país por causa de ideologias partidárias. Os brasileiros estão desesperados, o Brasil está na UTI precisando de reformas para voltar a crescer e resgatar a confiança dos investidores. As coisas mudaram e a população não vai mais admitir os absurdos da política antiga. Esse novo Congresso foi eleito consciente de que precisa renovar e inovar, olhar para a população e deixar de lado esses discursos de partido pois há pessoas em todo o Brasil gritando por socorro.

 

Agência PRB Nacional – O que a população de São Paulo pode esperar do seu mandato como deputado federal?
Milton Viera – Mostrei nas urnas e nos mandatos anteriores como é minha atuação como parlamentar. Os políticos são conhecidos por suas ações. Em São Paulo, por exemplo, dei minha contribuição em vários segmentos e áreas como na defesa dos interesses do consumidor, saúde, transporte e ajudando instituições. Destinei várias emendas para investimentos nos municípios. Lá na minha região, no Vale do Paraíba, em São José dos Campos, conseguimos realocar R$ 700 milhões de uma obra parada para a duplicação da Rodovia dos Tamoios, para facilitar o escoamento para o Porto de São Sebastião e contribuir com a trafegabilidade na cidade. Também atuei para combater a criminalidade que tinha um índice altíssimo. Na região existe o GAC, um hospital que atende crianças com câncer, e sempre apoiei os projetos dessa instituição. A população dessa região e de outras partes de São Paulo conhecem com afinco o meu trabalho. Acredito que a população espera do parlamentar respostas concretas e isso me garantiu uma eleição exitosa pela sexta vez.

Saiba mais Milton Vieira

Um hábito: oração
Um esporte: futebol
Uma conquista: família
Um objetivo: um país justo
Uma viagem marcante: Israel
Sua comida preferida: carne
Um livro: Bíblia
Um filme: Ben-Hur Judah
O Brasil precisa de justiça social
A política é fundamental

 

Texto: Laíze Andrade / Ascom – Liderança do PRB, especial para a Agência PRB Nacional
Foto: Douglas Gomes

 

Reportar Erro
Send this to a friend