Renato Junqueira é reeleito para mais um mandato na FRB

Em entrevista à Agência PRB Nacional, presidente da FRB falou dos desafios dos próximos dois anos

Publicado em 25/2/2019 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 12:16

A gestão de resultados de Renato Junqueira à frente da Fundação Republicana Brasileira (FRB) nos últimos dois anos, o credenciou à recondução ao cargo de presidente até fevereiro de 2021. A decisão foi chancelada, por unanimidade, pelo Conselho Curador da instituição em reunião realizada no mês passado.Desde que assumiu o comando da FRB, em julho de 2017, o jovem republicano enfrentou inúmeros desafios e cumpriu a missão de expandir os trabalhos e ações da instituição para todos os estados do Brasil, investiu em novas metodologias de ensino, criou novos cursos presenciais e on-line, além da reformulação dos projetos já existentes, como o Curso de Política, que agora conta com uma versão mais robusta.

E não para por aí. O ano de 2019 para a FRB está repleto de conquistas e que vão marcar a história da instituição desde sua fundação em março de 2007. Entre as novidades estão a inauguração da faculdade Republicana, que primará pela formação de profissionais comprometidos com a coisa pública, e a mudança da sede da FRB para um espaço mais amplo e aconchegante.

À Agência PRB Nacional, Renato Junqueira falou sobre os desafios ao longo desses dois anos, as expectativas para 2019 e os preparativos para a inauguração da Republicana.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Como avalia o trabalho realizado nesse primeiro mandato como gestor da FRB? As expectativas foram atendidas?
Renato Junqueira – Resumindo em uma palavra: produtivo! Conseguimos levar o Curso de Política para todas as unidades da federação e disseminar o que mais acreditamos, que é a prática de uma política transparente, ética e como a maior ferramenta de transformação social. Para se ter uma ideia da magnitude desse projeto, a FRB atendeu mais de 28 mil pessoas com o Curso de Política na modalidade presencial. Na on-line, foram mais de três mil. Além disso, a instituição também disponibilizou o curso para lideranças femininas, que além de contribuir com o conteúdo técnico, motivou as pessoas a participarem efetivamente do processo político. Ano passado, por exemplo, foi um momento peculiar pelo fato das eleições e preparamos um curso específico para atualizar os candidatos, secretários, tesoureiros e coordenadores de campanha do PRB sobre as novas regras eleitorais. Foram inúmeros os desafios, mas o maior deles foi provar que uma instituição pode ser eficaz presidida por um jovem gestor e, ao mesmo tempo, conseguir ser a primeira fundação partidária a conseguir o credenciamento junto ao MEC para abertura de uma instituição de ensino superior.

Agência PRB Nacional – Como funciona a atuação do Núcleo de Estudos e Pesquisas – NEP?
Renato Junqueira – O NEP tem como principal objetivo elaborar pesquisas, análises e estudos sobre várias temáticas e, inclusive, contribuir na construção do conteúdo programático dos novos cursos da FRB.

“Republicana formará profissionais comprometidos com a coisa pública”, diz Junqueira

Agência PRB Nacional – A FRB pretende apostar em novos cursos?
Renato Junqueira – Com certeza. Além do Curso de Política, que é o carro-chefe da FRB, vamos expandir nossos projetos. Estamos preparando cursos profissionalizantes de Media Training, Chefia de Gabinete, Administração Pública e Libras, que inicialmente será no formato presencial, e posteriormente será disponibilizado na versão on-line.

Agência PRB Nacional – A FRB é a primeira fundação ligada a um partido político do Brasil que terá uma faculdade credenciada pelo Ministério da Educação. Como será o novo projeto?
Renato Junqueira – Sim, é a faculdade Republicana. Além do conforto, localização e recursos tecnológicos, será uma faculdade com um modelo de metodologia ativa, onde o corpo discente será o foco e o corpo docente altamente qualificado. Os primeiros cursos serão ofertados já no segundo semestre de 2019. Inicialmente, começaremos com o curso de graduação em Ciência Política e de pós-graduação em gestão Pública, Direito Eleitoral, Análise Política, Políticas Públicas, Gestão de Pessoas e Marketing Político. Outra novidade é que já requeremos junto ao MEC novos cursos presenciais e EAD para serem ofertados a partir de 2020. A Republicana será uma faculdade sem fins lucrativos, sendo assim, os valores das mensalidades serão competitivos. Nosso diferencial em relação às outras instituições é que vamos formar profissionais que desejam atuar no setor público, para que tenham zelo com a coisa pública, responsabilidade e capacidade de gestão. Nas salas de aula não serão pregadas ideologias partidárias. Somos contra qualquer tipo de doutrinação, pois entendemos que todas as instituições devem ter como objetivo garantir a imparcialidade na pluralidade de ideias no ambiente de ensino, conforme preceitua o artigo 206 da Constituição Federal.

Agência PRB Nacional – O projeto da Republicana será levado para outros estados?
Renato Junqueira – Sim. Ainda este ano, iniciaremos o processo de abertura e parceria de polos em várias cidades.

Agência PRB Nacional – Considera que 2019 será o ano da mudança?
Renato Junqueira – Já está sendo. O patamar da nossa instituição foi elevado e isso nos exigiu uma nova estrutura física mais robusta, com novos projetos e cursos.

Agência PRB Nacional – O mandato como presidente da FRB tem duração de dois anos, como projeta sua gestão até 2021?
Renato Junqueira – Primeiramente, precisamos continuar oferecendo nossos serviços com a qualidade de sempre e tenho como principal objetivo a abertura de novas subseções para contemplar as cinco regiões do país. Isso nos permitirá formar cidadãos nos municípios mais longínquos.

Agência PRB Nacional – Em uma frase, qual compromisso a FRB firma com o cidadão brasileiro?
Renato Junqueira Compromisso com a educação. Como dizia Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

Por Agência PRB Nacional
Colaboração e fotos: Ascom – FRB

 

Reportar Erro
Send this to a friend