Reeleita com 87,12% dos votos, Normélia Correia quer investir ainda mais em educação

Republicana foi reeleita prefeita de Conceição do Jacuípe (BA), município a 101 km de Salvador, com 10.078 votos

Publicado em 10/10/2016 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:50

“Para uma pessoa dar um voto a um candidato à reeleição é preciso confiar muito”. Essa frase define Normélia Correia (PRB-BA), reeleita prefeita de Conceição do Jacuípe, a 101 km de Salvador, com 10.078 votos. Em 2012, a republicana foi eleita com 8.856 votos, 52,31% dos votos válidos. Na eleição deste ano, a candidata evoluiu e obteve 87,12% dos votos válidos. O resultado, segundo a republicana, demonstra que a população do município apoia sua gestão.

Eleita com um dos melhores desempenhos nas urnas pelo PRB e um dos maiores percentuais do país, Normélia encabeçou a coligação “Juntos Somos Mais Fortes”, que reuniu os partidos PRB, PROS, PPL, PSDB, PC do B, PSC, PR e PMB.

Enfermeira, Normélia tem 59 anos, é solteira, tem dois filhos e ingressou na carreira política em 2008, por incentivo de seu irmão Deca (já falecido), como candidata a vice-prefeita na chapa do ex-prefeito João de Roque (não eleitos).

Sobre seu segundo mandato, a prefeita republicana diz que pretende dar continuidade ao trabalho e investir ainda mais em educação, levar cursos técnicos para o município e ampliar os serviços de saúde.

Confira a entrevista concedida à Agência PRB Nacional.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeita, em primeiro lugar parabéns pela sua vitória e obrigado por nos conceder a entrevista. A senhora foi reeleita com mais de 87% dos votos. A que atribui esta ampla vitória?

Normélia Correia – Foi um reconhecimento do povo ao trabalho que realizamos. Entrei na primeira eleição com pouco apoio, não era política e o povo abraçou nossa candidatura, ganhei a eleição e trabalhamos muito pelo povo. Desenvolvemos um governo bastante participativo. A cidade desenvolveu e não me afastei do povo uma única vez. Sacrifiquei muito minha vida em prol da população porque desde 2013, da primeira semana de governo, que venho fazendo reuniões em todas as localidades do município, ouvindo a opinião das pessoas.

 

Agência PRB Nacional – Seu slogan de campanha era “Fez, faz e vai fazer muito mais”. O que a senhora ouviu de críticas e/ou sugestões que pretende colocar em prática no novo mandato para fazer jus ao slogan?

Normélia Correia – Vamos conciliar e manter os projetos de governo, que sãos as propostas feitas junto com a população. Como aqui eram seis candidatos, e eu me destaquei ao ouvir mais as pessoas, indo às casas, a partir de agora, o que temos que colocar em prática é este plano de governo da forma como cada comunidade solicitou.

 

Agência PRB Nacional – Educação e saúde são dois temas de grande interesse e preocupação da população. Como pretende contemplar as demandas destes dois setores?

Normélia Correia – Melhoramos substancialmente a saúde. Gastamos mais de 20% da nossa receita com a saúde, fizemos e equipamos o hospital, disseminamos o atendimento às famílias do município, a nossa meta agora é melhorar ainda mais a saúde preventiva. Pretendemos implementar o internamento domiciliar, estamos ampliando nosso centro cirúrgico e vamos contratar pessoal para a saúde. Na educação, também tivemos um bom avanço. Reformamos todas as escolas, implementamos a merenda escolar e introduzimos ferramentas tecnológicas no setor, proporcionando uma melhor aprendizagem. Nosso Ideb melhorou bastante. O município nunca teve aumento do Ideb e, este ano, superamos a meta estabelecida pelo MEC. Fomos o melhor da região, incluindo cidades maiores que têm mais de 600 mil habitantes, como Feira de Santana. Na próxima gestão, vamos capacitar nossos professores e todos os servidores da educação, investir na capacitação do pessoal e na melhoria do trabalho junto às escolas. Temos um laboratório de informática e de ciências naturais no mesmo prédio e biblioteca com um espaço amplo e acolhedor que proporciona uma boa aprendizagem aos alunos na hora de estudar e realizar pesquisas. Investimos no transporte para os alunos que querem estudar fora do município, dos universitários e do ensino técnico. Nossa grande meta é trazer o ensino técnico para o município. Estamos investindo bastante no ensino fundamental, agora vamos investir no ensino universitário aqui no município.

 

Agência PRB Nacional – A reeleição da senhora mostra que a população aprovou sua gestão. Pesa mais a responsabilidade na nova administração a partir de janeiro?

Normélia Correia – Vamos ter muita responsabilidade e estamos preparando o povo. Disse que quero um povo forte e a minha gestão é sempre ao lado do povo, próximo a ele. Estamos organizando a população para ser forte e lutar pelos seus direitos. E é aí onde entra a formação das associações de bairros, que eu quero que existam. Antes, as pessoas votavam com o cabresto, conseguimos desfazer isso, derrubando as antigas lideranças políticas do município.

 

Agência PRB Nacional – Os eleitores estão tendo um novo olhar para o administrador, exigindo de fato um bom gestor para o município. Como avalia este cenário?

Normélia Correia – Essa crise econômica e política de 2014 para cá, contribuiu para que as pessoas se interessassem mais e tivessem uma consciência mais politizada. Aqui, estamos vivendo isso. Não precisei usar rios de dinheiro para me eleger. Enquanto os adversários estavam indo às casas para cobrar votos, prometer o que não iriam cumprir, eu ia com sinceridade e honestidade. Nunca prometi algo que não pudesse cumprir. O cenário nacional ajudou muito as pessoas a entenderem. Ao visitar às famílias, ouvi muito dizerem que em time que está ganhando não se mexe. Eles viram melhora na saúde, na educação, no trânsito. Então estas coisas nos fazem refletir e vemos que o trabalho está sendo valorizado.

 

Agência PRB Nacional – Como pretende trabalhar para contemplar os jovens do município?

Normélia Correia – Para os jovens, acho que o primeiro passo é a educação mesmo. É trazer ensino técnico para a cidade. Hoje as fábricas estão dando preferência para as pessoas que têm conhecimento técnico em determinadas áreas. Vamos manter o curso preparatório do Enem que criamos no município, é uma porta de entrada para as universidades. E outra área que vamos investir é o esporte e a cultura. Temos uma quadra e vamos transformá-la em uma vila olímpica, vamos colocar em prática o programa do jovem aprendiz e possibilitar que os estagiários tenham acesso ao trabalho.

 

normelia-prefeita-reeleita-prb-conceicao-do-jacuipe-ba-cedida

Agência PRB Nacional – Como foi o trabalho no primeiro mandato e como pretende trabalhar no novo a partir de janeiro de 2017?

Normélia Correia – Como enfermeira, assumi o compromisso com a saúde, adquirindo ambulâncias e uma UTI Móvel, além de abrir uma unidade do SAMU na cidade. Quero fazer também com que o Hospital ACM seja uma referência de atendimento. Em meu governo, foram construídas 490 casas populares pelo Programa Minha Casa Minha Vida, cinco Unidades de Saúde, foi realizada a pavimentação de diversas ruas, incluindo grande parte do bairro do Baldez, a construção da Biblioteca Municipal e de praças, mas o ponto forte do governo foi o compromisso e o respeito com o funcionalismo público, com o pagamento dos salários em dia. Nesse sentindo vamos continuar trabalhando.

 

Agência PRB Nacional – A senhora está escrevendo uma história política no município de Conceição do Jacuípe. Pretende também construir essa história no Estado da Bahia, concorrendo a um cargo de deputada?

Normélia Correia – Se for da permissão de Deus, mas, por enquanto, estou preocupada com o meu povo. Aqui, foi a população simples e humilde que me elegeu, então é desse povo que quero cuidar muito agora. Quero continuar no meu partido, gosto muito. O partido me elevou muito na política. Fiquei muito conhecida como a Normélia 10. Esse 10 é muito forte. Se o partido achar, lá na frente, que posso ter essa oportunidade e se for para contribuir, a gente vai analisar e ver as possibilidades.

 

Agência PRB Nacional – Prefeita, nós da comunicação do PRB, desejamos sucesso neste novo período. Deixe uma mensagem para os eleitores e a população do município.

Normélia Correia – Meus agradecimentos a vocês da comunicação do PRB pelo reconhecimento. Acredito que, para uma pessoa dar um voto a um candidato à reeleição, ela precisa confiar muito. Agradeço meu povo todo pelo carinho e respeito ao trabalho. Sempre atendi a todos e continuarei trabalhando para atendê-los com o mesmo carinho e atenção. Esse reconhecimento mostra que eles entenderam a minha eleição e que precisamos continuar com essa posição. Agradecer acima de tudo pela esperança depositada e a fé em confiar em mim. Dizer que estamos aqui para continuar este trabalho e melhorar cada vez mais. Nossas propostas sempre serão discutidas com a população e, se Deus permitir, faremos tudo que nós planejamos junto com eles e que consta em nosso plano de governo. Que Jesus Cristo nos abençoe e nos dê mais sabedoria para ajudarmos cada vez mais as pessoas.

Por Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

 

Reportar Erro
Send this to a friend