Prefeito eleito em Laranjal do Jari (AP), Márcio Serrão fará auditoria na prefeitura

Prefeito Márcio Serrão fará auditoria nas contas de Laranjal do Jari (AP)

Márcio Serrão quer priorizar a saúde e a educação do município. Um dos primeiros trabalhos será uma auditoria em todos os setores da prefeitura

Filho de uma família de políticos de Laranjal do Jari, município do sul do Estado do Amapá, a 295 km da capital Macapá, Márcio Serrão afirma ter seguido os passos dos pais por acreditar na capacidade de promover transformações sociais por meio da política. Seu pai, Jorge dos Santos Ferreira Serrão, foi vereador nos anos 1990, candidato a prefeito e a deputado estadual. Sua mãe, Luzimeire da Costa Serrão foi vice-prefeita (2001-2004) e deputada estadual (2007-2011).

Em 2014, Márcio disputou a eleição para deputado estadual, ficou como suplente e, em novembro de 2015, assumiu mandato por 180 dias. Neste período, o republicano apresentou diversas propostas de interesse da população de Laranjal do Jari. Agora, eleito prefeito com 6.849 votos, em uma disputa contra quatro candidatos, Márcio Serrão será responsável pela reestruturação de um município de cerca de 70 mil habitantes e com sérios problemas deixados pela última gestão.

Montando uma equipe técnica para assumir o município no dia 1º de janeiro, o republicano, que é empresário do ramo de serviços e higienização hospitalar, quer priorizar a saúde e a educação do município. Um dos primeiros trabalhos será uma auditoria em todos os setores da prefeitura.

Confira a entrevista concedida à Agência PRB Nacional.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeito, primeiramente parabéns pela sua vitória. Conte-nos como entrou na política e porque decidiu ser prefeito de Laranjal do Jari.
Márcio Serrão – Meus pais foram políticos em Laranjal do Jari e aprendi que na verdadeira política séria é possível fazer transformações. Foi para isso que decidi ser prefeito. Conheço as dificuldades do município e, ao longo dos anos, perdi muitos amigos para a criminalidade. Precisamos de um trabalho para desenvolver o município e garantir qualidade de vida ao nosso povo. Estou disposto a fazer isso.

 

Agência PRB Nacional – Recentemente, a prefeita foi afastada por não prestar contas dos gastos públicos de 2015 e 2016. Isso pode afetar a próxima administração?
Márcio Serrão – A prefeita Nazilda Fernandes (PMDB) acabou de ser cassada pela câmara municipal, mas, na verdade, o município foi afetado durante todo o tempo, nos últimos anos. Houve uma instabilidade muito grande ao longo destes quatro anos. Isso já vem causando problemas para a administração pública da cidade. Estamos focados, procurando soluções para que tenhamos uma transição tranquila. Vamos solicitar uma auditoria a partir do mês janeiro para que possamos identificar todas as irregularidades ocorridas ao longo desse período e, assim, possamos conduzir o município.

 

Agência PRB Nacional – O seu plano de governo diz que na saúde faltam médicos e medicamentos. Qual o prazo para que a população comece a sentir as mudanças nessa área?
Márcio Serrão – É preciso definir prioridades, principalmente para a saúde e a educação. O município passou quatro anos com irregularidades na merenda escolar e com programas de saúde parados por algum tempo. Vamos priorizar e, juntamente com nossa equipe técnica, desenvolver um trabalho que garanta medicação nos postos de saúde, que o médico do programa Saúde da Família volte a atender em casa os pacientes que não têm condições para irem até um posto de saúde. Vamos cuidar do nosso povo como ele merece. O objetivo é transformar a saúde do município na melhor do nosso estado.

 

Agência PRB Nacional – O que pretende fazer para tornar a educação mais eficiente?
Márcio Serrão – Em primeiro lugar, valorizar o servidor público. Atualmente, existe atraso no pagamento dos servidores e faltam investimentos na estrutura das escolas, para que possam receber os alunos com mais dignidade e manter os professores de forma coerente, onde eles possam se sentir bem em seu espaço de trabalho. Vamos focar no ambiente de trabalho e da sala de aula para que os alunos se sintam mais à vontade e assim dar eficiência ao aprendizado. Quero ainda garantir uma merenda escolar de qualidade.

 

Agência PRB Nacional – Cortar gastos tem sido uma das propostas mais discutidas recentemente. Em Laranjal do Jari isso é possível?
Márcio Serrão – Ao longo desses últimos quatro anos, a prefeitura trabalhou com uma folha de pagamento fechada, ultrapassando os rigores da lei, que permite até 56% da Receita Corrente Líquida (RCL). No último levantamento ela estava batendo os 89%. Isso ocasionou desgastes ao orçamento municipal. Temos uma preocupação muito grande em trabalhar com uma folha enxuta e cortar os gastos desnecessários para dar estabilidade ao orçamento municipal. Estamos fazendo um levantamento dos setores prioritários.

 

Agência PRB Nacional – O senhor defende uma gestão participativa. Como isso deve acontecer?
Márcio Serrão – Vamos dialogar com todos os líderes de bairros e comunidades para sabermos quais são as prioridades. Vamos convocar a população para algumas audiências públicas para discutirmos juntos tudo aquilo que é referente à melhoria da qualidade de vida de todos. Queremos ouvir as pessoas sobre suas dificuldades e procurar elaborar soluções para que elas possam se sentir satisfeitas, representadas com a nova gestão.

 

Agência PRB Nacional – Qual o orçamento da prefeitura para 2017? Estes recursos são suficientes para colocar em prática seus projetos?
Márcio Serrão – Neste ano, o orçamento é de cerca de R$ 73 milhões e vamos enfrentar alguns problemas. Este orçamento é de risco, desprestigia alguns setores da administração para manter os principais setores com atendimento de excelência. Temos aí já, o apoio de parlamentares eleitos pelo estado e através deles nós iremos abrir algumas portas. Os deputados federais também já se disponibilizaram a colaborarem com aquilo que for necessário. Vamos implantar no município o setor de projetos para que a partir de março, quando o município estiver pronto para receber recursos, já estejamos organizados para garantir à população uma melhor qualidade de vida.

 

Agência PRB Nacional – Seu plano de governo tem como título “A Grande Mudança”. O que será feito na área de desenvolvimento econômico para gerar empregos?
Márcio Serrão – Somos um município hoje que tem 31 obras de convênios federais paralisadas. São mais de R$ 100 milhões de recursos paralisados. Precisamos fazer com que essas obras sejam reativadas e isso gerará em torno de mil a 1,2 mil empregos diretos e indiretos. Fora outros investimentos que vamos trazer através de novos convênios federais que estamos buscando.

 

Agência PRB Nacional – Sua equipe de governo já foi definida? Como seu secretariado deve trabalhar?
Márcio Serrão – Estamos montando nossa equipe e a primeira exigência que iremos fazer aos secretários é que eles deem atendimento de qualidade para todos, especialmente aos mais necessitados. Respeitar todos e manter um bom diálogo com a população. Que cada um elabore seu trabalho da melhor forma possível e garanta aos munícipes tudo aquilo que eles têm direito.

 

Agência PRB Nacional – Como espera ser o diálogo entre o Executivo e o Legislativo no município?
Márcio Serrão – Pela nossa coligação foram eleitos três vereadores. Será um diálogo aberto e franco. A partir do momento que finalizarmos a auditoria, vamos reunir todos os vereadores e representantes dos servidores para que possamos escutar juntos o que a auditoria tem a nos passar. Queremos levar ao conhecimento dos vereadores, presidentes de conselhos e de sindicatos a realidade do nosso município. Eu enxergo a Câmara hoje como uma parceira não só da gestão municipal, mas da população, pois os vereadores também estão sentindo na pele todo o descaso e a instabilidade política e econômica que o município vem passando. Os vereadores, junto conosco, não vão medir esforços para fazer com que as coisas aconteçam da melhor forma possível.

 

Agência PRB Nacional – Para finalizarmos, conte-nos o que o PRB representa para o senhor.
Márcio Serrão – O PRB é o início da minha história política. É o partido que aprendi a gostar, tenho um respeito muito grande pela sigla que me acolheu com muito carinho. Só tenho a agradecer ao partido. Sou grato pelo respeito e pela consideração que recebo da legenda.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.