Pré-candidato ao Senado, Amaro Neto fala de sua expectativa para as eleições

Pré-candidato ao Senado, Amaro Neto fala de sua expectativa para as eleições

Deputado estadual e apresentador de TV, republicano tem apoio e determinação para conquistar uma cadeira no Senado pelo estado

Recém-filiado ao PRB, o deputado estadual e apresentador de TV, Amaro Neto, chegou ao partido com o compromisso de consolidar o projeto político republicano no Espírito Santo nas eleições deste ano. Pré-candidato ao Senado Federal, ele já tem o apoio de 20 dos 30 deputados estaduais e de importantes lideranças regionais.

Aos 41 anos, formado em jornalismo, narrador esportivo e apresentador de televisão, o novo republicano foi o deputado estadual eleito com o maior número de votos nas eleições de 2014: mais de 55 mil.  

Na Assembleia Legislativa tem trabalhado em questões de mobilidade, segurança, turismo e esporte. Amaro apresentou à Casa mais de 60 projetos de lei em áreas fundamentais para o desenvolvimento humano e econômico. Seis de suas propostas viraram lei.

Apresentador do Balanço Geral Vitória, Amaro falou à Agência PRB Nacional sobre sua chegada ao partido e das perspectivas e desafios para o pleito deste ano.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Quais as suas expectativas no PRB?
Amaro Neto – Estou feliz em ingressar no PRB em um momento no qual o partido mostra sua força em todo o país. Aqui mesmo no Espírito Santo temos diversos vereadores, num trabalho construído pelo Devanir Ferreira (ex-presidente do PRB Espírito Santo) desde 2012. A chegada do secretário de Esportes, Roberto Carneiro (atual presidente do PRB Espírito Santo), e agora a minha entrada nos quadros do partido aumentam as condições de ampliar o leque de filiações partidárias e preparar o partido para as eleições deste ano. Acompanho o trabalho do PRB praticamente em todo o Brasil com colegas da sociedade civil organizada, jornalistas, pessoas das mais diversas classes sociais que já conseguiram dar uma cara ao partido e buscar representantes, não só no cenário municipal, mas estadual e federal. As filiações e a preparação para os pleitos de agora e de 2020 são nossos grandes desafios. Participei de uma eleição municipal e sei como é importante tratar temas nacionais e estaduais, mas também locais. É importante ampliar o diálogo e buscar filiações de pessoas que estão comprometidas com os ideais do partido e com temas importantes do cenário nacional e local.

 

Agência PRB Nacional – Pessoas que nunca estiveram na política têm condições de buscar espaço nesse campo?
Amaro Neto – Acredito que qualquer cidadão pode se filiar a um partido e disputar eleição. Algumas figuras políticas, às vezes, menosprezam a sabedoria popular. Existem muitas pessoas, os mais humildes, que têm ideias excelentes e algumas destas ideias podem ser constitucionais. Elas podem ser reformuladas e preparadas para que possam ser apresentadas. Então, basta a gente ouvir ainda mais a população. Em 2013, na minha opinião, foi um divisor de águas para mim, por exemplo. Eu estava em Minas Gerais, quando era apresentador do Grupo Bandeirantes, acompanhei não só as manifestações lá mais como aqui no estado e em todo o país. Manifestações que a princípio era só por conta do aumento de R$ 0,20 centavos nas passagens de ônibus em São Paulo, mas ganhou uma repercussão nacional e o povo pediu um basta. Acredito que os políticos ainda não entenderam àquela manifestação, que era pela moralidade no nosso país. Quanto mais transparente for a administração pública, quanto mais debatermos com a população temas importantes e colocarmos a população no centro das discussões, a gente pode melhorar nosso país. 

 

Agência PRB Nacional – Por que a escolha pelo PRB?
Amaro Neto – Hoje o PRB, além de ter um projeto para o Espírito Santo, tem um projeto nacional e este projeto fez com que eu abrisse os olhos para buscar uma nova alternativa. A afinidade que tenho com pessoas que já estão no PRB, não só no Espírito Santo, mas em boa parte do Brasil, ajudou na decisão, especialmente por conta do projeto do PRB de alcançar lugares mais altos nas próximas eleições, ter uma bancada forte na Câmara e no Senado e auxiliar os estados, os governos locais. O PRB sempre foi um partido que busca construir alternativas melhores para o povo brasileiro. Isso veio ao encontro da minha concepção, como jornalista e deputado estadual, de sempre fazer uma política de construção e do bem. Na minha opinião temos a política que destrói e a que constrói e sei que o PRB é faz a política construtiva. É por isso que estou muito feliz de agora ser 10.

 

Agência PRB Nacional – Sua experiência parlamentar contribuiu para a decisão de concorrer a uma vaga no Senado?
Amaro Neto – Como jornalista e apresentador de televisão, conheço os problemas da população de perto. A partir da eleição de 2014, comecei a compreender o Parlamento e entender o trabalho de um deputado. Na eleição para a Prefeitura de Vitória, conheci problemas que não estão à vista de boa parte da população. Vitória é uma capital rica de orçamento, mas existem dilemas que não foram apresentadas no decorrer dos anos. Acompanhei in loco, propus, fiz um debate saudável para a cidade, tanto que muitas de nossas ideias são implantadas pelo candidato que venceu as eleições. A partir daí começamos a pensar em disputar um cargo em Brasília. Em um primeiro momento pensava em ser deputado federal, mas tive a chancela de 20 dos nossos 30 deputados capixabas, que assinaram uma carta pedindo para que eu fosse esse representante da Assembleia e do povo capixaba no Senado Federal. Me coloquei como pré-candidato e fico muito feliz de o PRB me abraçar também como essa pré-candidatura. O partido me dá todas as condições para que eu possa pleitear essa vaga na convenção e ser chancelado candidato ao Senado pelo PRB

 

Agência PRB Nacional – O que esperar do cenário político para as eleições deste ano?
Amaro Neto – O cenário está muito aberto, pois temos a candidatura de vários nomes e acredito que mais à frente vai começar a ter definições de quem é candidato de fato. Acredito que o cenário vai começar a clarear para o eleitor e para o meio político a partir das filiações e convenções. Precisamos de uma alternativa para o nosso Brasil, que caminhe para o desenvolvimento, para a geração de emprego e renda, mas que não esqueça de dois pontos, que estão muito latentes, que são saúde e segurança pública. Acho que são dois pontos que precisam ser olhados com muito carinho, não só no plano de governo e no debate, como também na figura do próximo presidente da República, os próximos senadores e governadores. Aqui no nosso estado tivemos problemas na área de segurança pública ano passado e temos um problema muito grande na saúde, pois, com o desemprego, muita gente perdeu plano de saúde, perdeu a renda e o SUS começou a receber ainda mais demandas. Eu acredito que é preciso estar na pauta de qualquer presidente da República alternativas de geração de emprego e renda, segurança pública e a saúde do nosso país. 

 

Agência PRB Nacional – Como deputado estadual e cidadão capixaba, quais devem ser as prioridades dos que forem eleitos neste ano?
Amaro Neto – Apesar de a gente não ter níveis tão grandes de violência como de outros estados, nós temos alguns tipos de violência que acabam atrapalhando o desenvolvimento do estado, como violência contra a mulher, violência no trânsito, violência contra jovens negros e de periferia, e para isso os dois últimos governos criaram programas distintos: o Renato Casagrande com o ‘Estado Presente’, que é a concepção de o estado estar em determinadas regiões vulneráveis com o esporte, cultura, segurança e saúde; e o governo Paulo Hartung com ocupação social, que seria o estado em determinados locais de vulnerabilidade levando para os jovens e adolescentes oportunidades de cursos profissionalizantes para que esses jovens esqueçam a marginalidade e não fiquem mais à margem da sociedade, mas possa ser inserido. No meu modo de ver, o próximo representante do estado com os 30 deputados estaduais precisam seguir nestas duas frentes, não esquecer o que foi feito de desenvolvimento econômico, retomar os investimentos e pensar no social, pensar no trabalho que pode ser feito em nosso estado para se desenvolver as periferias e os municípios mais distantes, que tanto sofrem. Nada melhor do que investir na geração de emprego e renda, fazer o trabalho no social, mas não esquecer as pautas importantes como saúde e segurança pública.

 

Agência PRB Nacional – Quais tem sido suas principais bandeiras na Assembleia Legislativa do Espírito Santo?
Amaro Neto – Em meu mandato tenho feito um trabalho em prol da segurança, da saúde, mobilidade, pessoas com deficiência e direitos do consumidor. Já temos seis leis sancionadas e mais de 70 projetos de lei. Sou o ouvidor da assembleia desde a eleição da nova Mesa Diretora e temos aberto realmente as portas da nossa Casa de Leis para a população do estado. A assembleia conseguiu em menos de um ano colocar uma Procuradoria da Mulher para auxiliar em questões de violência doméstica; abrimos o Procon Legislativo; buscamos fazer um trabalho de modernização das leis; e temos também o trabalho de Assembleia Digital para que, muito em breve, seja abolido o papel, seja tudo digital e, também, para a população acompanhar de perto o trabalho de cada parlamentar.

Nosso objetivo é levar a assembleia para todo o estado, como já é feito na transmissão pela televisão e também o fato de buscar parcerias para que a própria ouvidoria faça o seu trabalho. Nós fazemos um trabalho de ouvidor, sendo um elo entre cidadão e o poder público, já em boa parte da grande Vitória e buscamos com as ouvidorias municipais levar este trabalho também para o interior. Estamos querendo abrir mais a assembleia para que o povo possa realmente entender que essa é uma casa da população, onde eles podem reivindicar, propor leis, acompanhar de perto. Às vezes, a população vota e esquece em quem votou e não cobra, não faz um debate sadio. Em minhas redes sociais procuro fazer um debate sadio com os eleitores, eles me passam os anseios e buscamos chegar a um denominador comum. 

Além desse trabalho na Ouvidoria, temos muitos projetos apresentados e uma das coisas que fico muito feliz de ter apresentado, é com relação às pessoas com deficiência. Hoje as pessoas com mobilidade reduzida têm dificuldades de chegar em prédios públicos, de acessar áreas da iniciativa privada e a gente precisa regular isso em nosso estado e, nesse sentido, tivemos uma lei estadual sancionada. Outra lei, também sancionada pelo governo, deu mais agilidade para os consumidores na hora das compras. A iniciativa fez com que o cidadão tenha tivesse condições de olhar e conferir num monitor em qualquer tipo de loja o que ele está comprando, o que está sendo colocado no caixa para ser pago. Ao todo são seis projetos sancionados.

 

Agência PRB Nacional – Os que os capixabas podem esperar dessa sua nova fase no PRB?
Amaro Neto – Podem contar com um deputado que estará sempre presente nas ruas da Grande Vitória, presente na televisão, na Assembleia Legislativa e na Ouvidoria, para debater e apresentar soluções para os problemas que vivemos aqui no nosso estado. Faço isso constantemente na televisão, faço na assembleia e busco nos bastidores ter um diálogo muito franco com o governo do estado, com a Prefeitura de Vitória e de cidades do interior. Agora no PRB eu busco a filiação de muitas lideranças, de pessoas que estão querendo ingressar na política para que elas possam ajudar nesse crescimento. Estou muito feliz nesta minha fase e acredito sempre que Deus tem os melhores planos. Acredito que estou no caminho certo e vamos construir o partido em várias mãos e muito em breve o partido quiçá pode ter o governador deste estado.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado federal,  Carlos Gomes (PRB-RS)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5285

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.