PRB Goiás saiu fortalecido das eleições e já prepara caminho para 2020

PRB Goiás saiu fortalecido das eleições e já prepara caminho para 2020

Presidente estadual João Campos foi reconduzido à Câmara entre os mais votados e atua pelo fortalecimento da sigla no próximo pleito

O presidente do PRB Goiás, deputado federal João Campos, foi reconduzido à Câmara dos Deputados com mais de 106 mil votos, figurando como o quinto mais votado do estado.

Atuante em defesa da segurança pública e dos valores da família, ele cumprirá seu quinto mandato e já atua, no estado, na preparação do partido para as eleições municipais de 2020, quando deve lançar prefeitos nas principais cidades do estado e candidatos a vereador em todos os 246 municípios.

Além da reeleição de João Campos, o PRB reelegeu o deputado estadual Jeferson Rodrigues com 45.605 votos, o segundo mais votado para a Assembleia. Também para a Casa Legislativa de Goiás foi eleito o atual vereador goianiense Alysson Lima. Jornalista e apresentador de TV, ele recebeu mais de 30 mil votos.

Com o respaldo e a confiança dos goianos, João Campos falou à Agência PRB Nacional sobre o resultado das eleições e dos compromissos de interesses do Goiás e do Brasil.

Entrevista

Agência PRB Nacional – O PRB Goiás saiu fortalecido das urnas nas Eleições 2018?

João Campos – Para o PRB em Goiás, esse pleito teve um resultado promissor. Nós só tínhamos um deputado estadual e agora elegemos dois. Dependendo dos entendimentos no estado, o terceiro mais votado pode acabar assumindo tendo em vista a expressiva votação e por estar na condição de suplente. No meu caso, fui reconduzido à Câmara com uma alta votação, sendo o quinto mais votado. Isso tudo é muito significativo para o partido. O resultado dessa eleição também nos dá condições de fortalecer e estruturar o partido com vista as eleições municipais de 2020, quando não haverá mais coligações.

Agência PRB Nacional – O caminho para as eleições municipais então já começa a ser traçado?

João Campos – Sim. Temos que começar a nos preparar desde agora com a filiação de nomes com potencial para disputar as eleições de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Já estamos fazendo isso. Queremos ter condição de ter candidatos a vereador em todos os municípios goianos e a prefeito na maioria deles. O resultado de agora nos fortalece e, por isso, já estamos nos adiantando. Buscaremos consolidar quadros que já temos e filiar pessoas sérias, decentes e que gostem de fazer a boa política, que se identifiquem com o partido, que tenham espírito público. É o trabalho que vamos iniciar agora para quando chegar 2020 o partido ter de fato condições de disputar as eleições.

Agência PRB Nacional – Quais são as prioridades dos deputados eleitos pelo PRB Goiás?

João Campos – Na Assembleia Legislativa serão dois republicanos. O Jeferson Rodrigues tem um trabalho bastante sério e focado na questão do empreendedorismo e, sem dúvidas, essa continuará sendo uma de suas prioridades. Já o Alysson Lima é bastante ligado à área da comunicação e às questões sociais. São abordagens que estarão sendo pautadas por eles junto com as bandeiras que o PRB defende no geral, como a valorização da família, a defesa da vida, o estado laico e ampla liberdade religiosa. Na Câmara dos Deputados não será diferente. São temas pelos quais continuaremos lutando. Darei ainda continuidade ao trabalho que faço na área da segurança pública, da justiça criminal, de projetos que implique em diminuir a impunidade no Brasil, que amplie o enfrentamento à criminalidade e à violência. Sou o relator do Código de Processo Penal para atualizar o código atual, que é de 1941. A aprovação é um desafio imenso, ainda mais neste ano, mas já estou me dedicando a isso.

Agência PRB Nacional – Recentemente, o senhor entregou à Câmara o relatório final do Novo Código de Processo Penal. De que forma o projeto pode ajudar no combate à criminalidade?

João Campos – No novo código queremos preservar aquelas garantias que já estão na Constituição Federal, mas eliminar os excessos, por exemplo, quanto ao direito à ampla defesa, o código de 1941 traz tantos recursos que são infindáveis. O advogado na defesa do seu cliente além de exercer a defesa, tem recursos que são de caráter procrastinatório, que é para impedir que a justiça não se realize. Nós vamos garantir recursos apenas para o exercício da defesa, procrastinatório de forma alguma. Nós estamos trazendo um instituto americano interessante, que é o julgamento antecipado. A Polícia Federal com as polícias civis, que são investigativas, concluiu a investigação. O Ministério Público ofereceu a denúncia e aí durante o prazo da instrução a qualquer momento o advogado poderá propor ao juiz que o seu cliente deseja antecipar provas, confessar em relação a ele, não a terceiros como é a delação premiada. E, se ele fizer isso, o juiz pode antecipar o julgamento e até em razão dessa colaboração fixar a pena um pouco menor, mas o processo já se encerra ali sem possibilidade de recurso. Acho que é uma das formas de otimizar a justiça criminal do Brasil. Um outro instituto que estamos inovando é a cooperação jurídica internacional, porque hoje a maioria dos crimes, principalmente os cometidos por organizações criminosas, são crimes transnacionais e nós não temos regras tão claras sobre a cooperação de um país com outro. O crime começou aqui e terminou no Canadá. Então, estamos tentando trazer para o novo código uma segurança jurídica para que a impunidade não persista em razão de falta de regras.

Agência PRB Nacional – Além dessa, quais serão outras prioridades do seu próximo mandato?

João Campos – Os temas sempre estão correlacionados. No que se refere à família, nós queremos concluir a aprovação do Estatuto da Família, que é uma prioridade nossa. Na área da segurança pública, queremos concluir a revisão do Estatuto do Desarmamento. Não se trata de revogação, é apenas rever alguns pontos, pois há um entendimento errado que foi colocado para a sociedade brasileira de que o Estatuto do Desarmamento proíbe a possibilidade do cidadão de bem ter a posse da sua arma ou o porte da arma. Ele não proíbe, isso não é verdade. Ele criou critérios para isso. E é o que todo mundo deseja, é que haja critérios rígidos. O problema é que o governo do PT e a esquerda, que eram contra, orientou o departamento próprio da Polícia Federal para indeferir todo e qualquer requerimento de posse de arma ou de porte, ainda que o cidadão de bem atendesse todos os requisitos da lei. Isso é um contrassenso e é um dos pontos que temos que rever no Estatuto do Desarmamento, que é uma lei muito boa.

Agência PRB Nacional – A renovação na Câmara foi a maior em 20 anos. A que atribui sua reeleição e ainda figurando entre os mais bem votados no estado?

João Campos – Eu fiquei lisonjeado com esse reconhecimento do povo goiano, porque no Brasil, nestas eleições, estabeleceu-se um sentimento geral e muito forte de renovação, de mudança, nas Casas Legislativas e também nos Executivos. Como estou no quarto mandato, poderia ter ficado sem mandato. Mas, o eleitor de Goiás teve muito discernimento, soube observar quem realmente trabalha a favor do estado e das pessoas. O eleitor levou em consideração a minha postura política, o trabalho que faço na Câmara, que faço em favor de Goiás e fui reeleito como o quinto mais votado do estado. Isso me orgulha muito e aumenta a minha responsabilidade com a representação do meu estado.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.