“Podem esperar de mim muito trabalho, não vou decepcionar”, promete Mario Esteves

mario-esteves-prb-foto-cedida-22-11-16

 

Prefeito eleito por Barra do Piraí, município do Rio de Janeiro, Mario Esteves (PRB) está focado no processo de transição para que possa assumir, em janeiro, a missão de ser prefeito do município com vários problemas, como na saúde e educação. O desafio de reconduzir Barra do Piraí ao rumo do crescimento e do desenvolvimento econômico é outra meta.

O republicano acredita que para o bom desempenho será fundamental muito trabalho e um governo participativo, ouvindo as pessoas, principalmente nas ruas e na Ouvidoria, que pretende criar. “Tudo isso para garantir que o cidadão tenha um órgão oficial dentro do governo que o represente”, disse Esteves.

Confira a entrevista concedida ao Portal do PRB Rio de Janeiro:

 

ENTREVISTA

PRB Rio de Janeiro – Mario Esteves, prefeito eleito em Barra do Piraí. É um sonho realizado?
Mario Esteves – Posso dizer que é um sonho realizado, mas não por vaidade ou realização pessoal, e, sim, porque é um sonho de poder servir as pessoas e a cidade que eu amo, que escolhi para viver com a minha família. O sonho é, na verdade, trabalhar por Barra do Piraí como prefeito e mudar para melhor a vida da população. Acredito que, depois de Deus, a política é a forma mais eficaz de transformar vidas. E é por isso que estou aqui, a serviço do povo.

 

PRB Rio de Janeiro – Agora, mangas arregaçadas e muito trabalho? São muitas dificuldades da população no município, mas qual será a sua principal bandeira?
Mario Esteves – Com certeza, muito trabalho! Sei que vou encontrar a prefeitura em uma situação delicada, devido à crise financeira e ao estado caótico das contas públicas do Rio, que está quebrado. Apesar dos desafios, tenho certeza de que encontraremos os melhores caminhos para reconduzir Barra do Piraí ao rumo do crescimento e do desenvolvimento econômico. Aliás, conto com a força do nosso partido, o PRB, tanto no estado quanto em Brasília, para nos ajudar. A minha principal bandeira será a saúde. Não vou descansar enquanto não resolver os maiores problemas da saúde pública em nossa cidade.

 

mario-esteves-prb-foto-cedida-22-11-16PRB Rio de Janeiro – Qual será a sua maior dificuldade neste novo desafio?
Mario Esteves – As maiores dificuldades, conforme já disse, são a crise financeira e o estado de falência do Rio. Durante os oito anos em que fui vereador, por exemplo, Barra do Piraí surfou na onda do bom momento em que o estado passava. Recebeu diversos investimentos e verbas para uma série de obras. Hoje, sabemos que a realidade é completamente outra, com o Rio de Janeiro atravessando uma crise sem precedentes. Apesar dos desafios, não estou receoso, pelo contrário. Estou bastante otimista e tenho certeza de que, trabalhando dia e noite como eu vou fazer, os desafios serão vencidos e vamos avançar.

 

PRB Rio de Janeiro – Como está o processo de transição?
Mario Esteves – Graças à contribuição e à generosidade do prefeito Maércio de Almeida, a quem agradeço imensamente, o processo de transição está sendo bastante tranquilo. Estou conhecendo de perto toda a estrutura da máquina pública, do cemitério até o gabinete do prefeito, passando por todos os órgãos e secretarias.

 

PRB Rio de Janeiro – Temos acompanhado nas redes sociais alguns nomes de pessoas que farão a composição na sua gestão. Qual tem sido o seu critério na escolha delas? Pode confirmar quais os nomes estão certos?
Mario Esteves –
Dr. Orlando Pimentel será o secretário de Turismo e Cultura; Wagner Aiex, que também é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Barra do Piraí (Acebp), será o secretário de Desenvolvimento Econômico. Já Roberto Monzo, o secretário de Saúde. São nomes técnicos de profissionais capacitados para estarem à frente dessas secretarias. Todo o corpo do nosso staff está sendo escolhido com base em critérios técnicos. Uma coisa eu já deixei bem clara desde a campanha: os secretários e todos os membros do governo terão que estar 100% a serviço da população e de Barra do Piraí, eu vou cobrar resultados.

 

PRB Rio de Janeiro – A questão da saúde é preocupante em Barra do Piraí. Como pretende resolver este problema?
Mario Esteves –
Costumo dizer que o principal problema da saúde em Barra do Piraí não é falta de dinheiro, mas sim, a falta de gestão. Então, nosso primeiro passo nesse sentido foi escolher um gestor público experiente como Roberto Monzo para estar à frente da pasta. A prioridade é acabar com o desperdício de dinheiro público e com a corrupção, que sugam como um ralo os recursos da área. A partir daí, vamos informatizar todos os procedimentos, incluindo marcação de consultas e exames, o que irá melhorar significativamente a qualidade do atendimento à população, dando mais celeridade aos procedimentos, além de ser também uma forma de economizar verba da Saúde. São várias as ações que vamos tomar nesse setor, mas o que posso adiantar é isso. Uma coisa eu posso garantir, já disse e repito: não vou descansar enquanto não resolver os maiores problemas da saúde.

 

PRB Rio de Janeiro – Em relação à educação? Quais são os seus projetos?
Mario Esteves – A educação é outra área que será prioridade no nosso governo, a começar pela valorização dos profissionais. Precisamos garantir os direitos da categoria, implementando, inicialmente, o Plano de Cargos e Salários, pelo qual a classe espera há tantos anos. A implantação do ensino em tempo integral e a ampliação da rede de creches são dois desafios que também vou tomar como prioridades, além da reforma das escolas que necessitam. Não podemos deixar que os nossos alunos estudem em condições precárias, em escolas com o teto e o reboco da parede caindo. A maior riqueza que temos a oferecer para as nossas crianças é uma educação de qualidade, e eu vou lutar para que isso seja realidade em Barra do Piraí.

 

PRB Rio de Janeiro – Um de seus compromissos, caso fosse eleito seria a implementação de políticas públicas voltadas à defesa dos animais. O que pretende fazer efetivamente?
Mario Esteves –
Quando vereador, fui o único a lutar pela implementação de políticas públicas voltadas à defesa dos animais. Cheguei a defender, na época, a construção de uma espécie de Canil Municipal ou algo do gênero, para abrigar e cuidar dos animais abandonados. No meu governo, vou chamar para discussão a categoria das protetoras de animais, que, hoje, não recebem atenção da prefeitura. Quero trabalhar em parceria com as protetoras e criar projetos como a esterilização gratuita e o controle populacional de animais de rua. Quero cuidar das pessoas e do melhor amigo das pessoas, que é o cachorro, o gato…

 

PRB Rio de Janeiro – De que maneira pretende captar opiniões, fazer com que a população participe de sua gestão?
Mario Esteves – Além das redes sociais, um ambiente em que já estou presente há muitos anos, farei um governo participativo também nas ruas. Não ficarei encastelado no gabinete, dentro de quatro paredes. Assim como fui um vereador próximo da população, serei um prefeito acessível, que vai estar sempre nos bairros, escutando as pessoas. Um projeto em que vamos avançar é a implantação de uma Ouvidoria, através da secretaria de Comunicação, para garantir que o cidadão tenha um órgão oficial dentro do governo que o represente.

 

PRB Rio de Janeiro – O que as pessoas podem esperar do prefeito Mario Esteves?
Mario Esteves –
Olha, o que as pessoas podem esperar de mim se resume em uma palavra: trabalho. Muito trabalho. Trabalho incansável por Barra do Piraí e 100% de compromisso com o povo. Eu não vou decepcionar.

Por Ascom – PRB Rio de Janeiro
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado distrital, Julio Cesar (PRB-DF):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3348-8101

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.