Ozéas Diretor fará gestão participativa e focada em demandas como educação e saúde

Ozéas Diretor fará gestão participativa e focada em demandas da população de Pompéu (MG)

Já diplomado e prestes a assumir a Prefeitura de Pompéu (MG) no dia 1º de janeiro, o republicano, que cumpre seu primeiro mandato como vereador, foi eleito com mais de 60% dos votos

Publicado em 26/12/2016 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 17:25

Já diplomado e prestes a assumir a Prefeitura de Pompéu (MG) no dia 1º de janeiro, o republicano Ozéas Diretor cumpre seu primeiro mandato como vereador da cidade, que fica a 174 quilômetros da capital mineira. Por um trabalho reconhecido no município e por sua habilidade como gestor, o republicano chegou à presidência da câmara municipal, onde defendeu importantes projetos de interesse da população de Pompéu.

Professor, Ozéas foi diretor da Escola Estadual Ministro Francisco Campos, maior escola do município durante 13 anos e conhece a realidade da educação. Um de seus objetivos é mudar o critério de escolha de diretores escolares e incluir a participação da comunidade em decisões de natureza administrativa e pedagógica e tê-la como principal fiscalizadora da gestão. Sua experiência parlamentar lhe deu a noção real dos problemas da cidade e um norte para solucioná-los mesmo em meio às dificuldades que o município enfrenta.

Eleito com 11.334 votos, 60,1% do total, em uma disputa com outros três candidatos, o futuro prefeito falou à Agência PRB Nacional sobre os desafios do município e como pretende superá-los.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Sua trajetória profissional é dedicada à educação. Como entrou para a política?
Ozéas Diretor – Fui diretor da maior escola da cidade entre o ano 2000 e 2012, quando me candidatei a vereador. Foi um desejo que surgiu, algumas pessoas já me pediam isso. Acarretei essa experiência da gestão escolar, na qual tive a oportunidade de melhorar bastante a escola e isso teve um peso muito importante, houve um grande reconhecimento da comunidade. Disputei e venci, obtendo a segunda melhor votação e, já no início da legislatura, concorri à Presidência da Câmara, obtendo êxito. Desde então, muitos já me cobravam a candidatura à prefeitura, a qual entrei e venci com ampla diferença, o que só aumenta agora a nossa responsabilidade.

 

Agência PRB Nacional – O bem-sucedido mandato de vereador foi uma motivação para decidir concorrer ao executivo?
Ozéas Diretor – O mandato de vereador foi uma verdadeira escola. Tomamos conhecimento dos problemas e dificuldades da cidade e tivemos forte contato com a população. A experiência como presidente da câmara também foi um verdadeiro preparo.

 

Agência PRB Nacional – Cite um de seus maiores desafios à frente da prefeitura e como pretende resolvê-lo?
Ozéas Diretor – Um dos principais problemas que nós encontramos é em relação ao salário de servidores do município. Hoje, muitos recebem menos de um salário mínimo. Isso é algo imoral. Nosso compromisso imediato é que nenhum servidor receba menos de um salário mínimo a partir de 1º de janeiro. Sabemos que temos uma tarefa bastante árdua, mas com controle e responsabilidade com os servidores, não inflando a estrutura de pessoal da prefeitura, nós vamos atingir esse objetivo.

 

ozeas-diretor-prb-prefeito-de-pompeu-mg-foto-cedida-13-12-2016-03
Ozéas Diretor (esquerda) durante campanha

Agência PRB Nacional – Quais foram as maiores demandas da população durante a campanha e como atendê-las?
Ozéas Diretor – Durante a campanha, uma das principais demandas populares era o desejo por mais oportunidades de emprego. Nesse sentido, trabalharemos para trazer mais indústrias para o município. Outro ponto é com relação à segurança pública e saúde. São três pilares que serão muito trabalhados. Apesar de ser responsabilidade do estado, precisamos de convênios porque os recursos disponibilizados pelo estado são insuficientes.

 

Agência PRB Nacional – Na questão da segurança pública, como obter avanços?
Ozéas Diretor – Pretendemos trabalhar a questão de um serviço de inteligência. Já há um programa da prefeitura e alguns pontos da cidade serão mapeados, colocaremos câmeras e criaremos uma central para monitoramento 24 horas. Vamos fazer parcerias com o comércio local, que pode auxiliar e gerar um grande benefício para a cidade. Precisamos da ampliação da guarda municipal e da realização de parcerias com a Polícia Militar.

 

Agência PRB Nacional – O que pretende fazer pelos jovens de Pompéu?
Ozéas Diretor – A questão das drogas é algo a ser trabalhada e precisamos do setor de desenvolvimento social. A educação é fundamental e também ações para manter nossos jovens envolvidos em projetos. Queremos implantar o ensino em período integral nas escolas para que a gente possa tirar estas crianças das ruas e envolvê-las em atividades esportivas e culturais. Vamos desenvolver projetos para tirar nossas crianças e jovens das ruas. Para isso, vamos criar atividades extras no contraturno escolar.

 

Agência PRB Nacional – Quais são os planos para a saúde?
Ozéas Diretor – Pretendemos fazer um trabalho humanizado na saúde. Hoje, as pessoas saem de casa às 3h da manhã em busca de atendimento em Sete Lagoas ou Belo Horizonte, retorna à noite para casa. Vamos trabalhar pela criação de uma casa de apoio para acomodar as pessoas que vão de Pompéu para Belo Horizonte. Há um número muito grande de pessoas na fila de fisioterapia. Pretendemos corrigir isso, ao longo do tempo, fazendo mutirões de saúde para controlar e amenizar essa fila e estabelecer critérios. O vice-prefeito é médico e vai ficar responsável por esta área da saúde. Queremos trabalhar muito para melhorar a questão do atendimento médico.

 

Agência PRB Nacional – E para a educação?
Ozéas Diretor – Os cargos de diretores de escolas são políticos e muitos não levam em consideração os profissionais que já trabalham na escola. Um dos nossos primeiros trabalhos é a eleição dentro das escolas municipais, onde a comunidade é quem vai escolher um gestor no âmbito dos servidores efetivos, lotados naquela escola. Uma das grandes reivindicações dos nossos profissionais está relacionado a isso. Foi uma bandeira que eu carreguei como vereador e, agora como prefeito, tenho a obrigação de realizar essas eleições. Como temos muitas crianças na zona rural, temos problemas com transporte, principalmente no período de chuva quando as estradas ficam intransitáveis, então precisamos fazer um trabalho de infraestrutura, preservando as estradas para que os alunos não percam aulas, assim como a melhoria na frota dos ônibus que fazem esse percurso. No assentamento do município está sendo construída uma escola onde vai reduzir a distância para os alunos. Temos ainda o desafio de estarmos sempre evoluindo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que é o retrato da qualidade do ensino no município. Queremos tornar as escolas locais atrativas, onde o aluno sinta prazer em estar ali.

 

Agência PRB Nacional – O orçamento municipal para 2017 é de R$ 97 milhões. Este recurso é suficiente?
Ozéas Diretor – Vamos ter que buscar recursos externos, verbas parlamentares. As previsões que temos é de diminuição da arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Vemos enormes dificuldades pelas quais o município vêm passando. Enfim, houve aumento das responsabilidades para os municípios e temos grandes obrigações. Uma das nossas preocupações, por exemplo, é quanto ao aterro sanitário que precisamos implantar. Um dos caminhos pode ser a parceria com outros municípios para criarmos um só aterro. Temos também a construção de um parque, que está com as obras praticamente paradas. Vamos buscar recursos externos, pois precisamos propiciar essas melhorias e tantas outras na saúde, educação, segurança, etc.

 

Ozéas Diretor com o vereador do PRB, Kenedy Wállafy na solenidade de diplomação
Ozéas Diretor (direita) com o vereador do PRB, Kenedy Wállafy, na solenidade de diplomação

Agência PRB Nacional – Vai ser possível cortar gastos públicos na prefeitura de Pompéu?
Ozéas Diretor – Estamos organizando um novo organograma da prefeitura e nele pretendemos, no mínimo, fazer corte nos cargos comissionados, porque as previsões para o ano de 2017 não são tão otimistas. É necessário ter uma responsabilidade muito grande do gestor no compromisso de não aumentar gastos na folha de pagamento. Na estrutura da prefeitura temos diretores, secretários e gerentes. Pelo que nós analisamos, acreditamos que é preciso fazer uma redução nos cargos de gerência. As secretarias hoje no município não vamos ampliar, vamos manter a mesma quantidade e reduzir as diretorias. Vamos dar mais responsabilidades para os secretários e diretores.

 

Agência PRB Nacional – Como será a composição da Câmara de Vereadores?
Ozéas Diretor – São nove vereadores. Dos que participavam da nossa coligação, foram eleitos três. Quanto a isso, temos bastante tranquilidade, pois os eleitos irão avaliar aquilo que é bom para a população, aquilo que vai somar para o município. Temos uma responsabilidade muito grande, iremos apresentar projetos que vão ao encontro dos anseios da comunidade. Dessa forma, os parlamentares não farão oposição a esses projetos.

 

Agência PRB Nacional – Como será o diálogo com os parlamentares?
Ozéas Diretor – Hoje a população clama por esse diálogo. Há uma forte renovação política. Em Minas Gerais, grande parte dos prefeitos eleitos são novos. Houve renovação e a população não quer uma troca de favores. Fomos eleitos para representar a população e, nesse sentido, o executivo tem a obrigação de executar suas atribuições, enquanto que os vereadores foram eleitos para fiscalizar o executivo com responsabilidade e não como politicagem. A população vai cobrar e está aí para acompanhar todo esse processo. O diálogo permanente é indispensável.

 

Agência PRB Nacional – Com fazer essa aproximação com a população?
Ozéas Diretor – As pessoas das periferias foram muito esquecidas. Pretendemos desenvolver um trabalho de fora para dentro, nas comunidades. Temos uma área rural muito grande, bairros afastados do centro, são neles que pretendemos começar a fazer nossos trabalhos. Há locais sem asfalto, sem rede de esgoto. Vamos até lá e fortalecer as associações de bairros, incentivar, para que as pessoas participem ativamente das tomadas de decisões, apresentem suas propostas, suas dificuldades. Como prefeito, pretendo ir a essas reuniões pelo menos uma vez ao mês para ouvir as pessoas e atender suas prioridades. Vamos utilizar nossa assessoria de comunicação para manter o contato direto com as pessoas e informá-las sobre as ações e projetos que vamos realizar.

 

Agência PRB Nacional – Para finalizar nossa entrevista, fale um pouco da sua relação com o PRB.
Ozéas Diretor – No PRB, tive a oportunidade de ter o meu nome aceito. Fui muito bem recebido pelo presidente estadual, Gilberto Abramo. Se hoje estou no partido foi porque vi nele uma legenda que não está envolvida com corrupção, tem lisura, compromisso com as pessoas. Pretendemos honrar o nome do nosso partido cumprindo com nossas promessas, honrando também os votos de confiança que os cidadãos nos deram.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend