Ossesio Silva lembra trajetória política e destaca projetos aprovados

Em entrevista, republicano destacou sua atuação como presidente do PRB Pernambuco e também como deputado estadual

Publicado em 20/7/2015 - 00:00 Atualizado em 17/6/2020 - 14:31

O entrevistado desta semana é o presidente interino do PRB Pernambuco, deputado estadual Ossesio Silva. Ele foi eleito em 2014 para o segundo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com quase 50 mil votos. Além dos desafios como parlamentar, Ossesio tem pela frente a meta de ampliar a representação do PRB nas câmaras municipais e prefeituras pernambucanas.

Radialista, casado e pai de uma filha, o deputado republicano entrou na política motivado para tornar mais efetivas as ações que já desenvolvia na área social. Entre seus projetos aprovados na assembleia neste ano, estão o que garante ao idoso o direito de 10% das unidades habitacionais e o que obriga os taxistas a colocar uma plaqueta em braile com a identificação do carro e o nome do motorista.

Na Alepe, Ossesio Silva é presidente da Frente Parlamentar da Violência contra a Juventude Negra e ainda integra sete comissões entre elas, a de Educação e Cultura, Cidadania e Direitos Humanos; Saúde e Assistência Social; e Defesa dos Direitos das Mulheres.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Deputado, como começou sua trajetória política?

Ossesio Silva – Na verdade, eu já era envolvido com projetos sociais para atender idosos, jovens e crianças nas comunidades carentes. Foi essa vontade de ajudar o povo que me levou a desejar fazer parte da política. Eu entendo e acredito que não exista outro instrumento melhor para servir o povo do que por meio de um mandato. E dessa forma, como o PRB trata esse tema como de essencial importância, eu resolvi me filiar ao partido. As bandeiras do PRB priorizam as necessidades do povo e tratam a política como meio de beneficiar a população com ética e transparência. Além disso, é um partido inovador com uma nova geração de políticos que fazem e acreditam na política, na boa política. Então eu escolhi o PRB pelo desejo de ajudar o povo de forma mais efetiva.

 

Agência PRB Nacional – O senhor foi reeleito para esse segundo mandato com quase 50 mil votos. A que atribui essa expressiva votação?

Ossesio Silva – Em primeiro lugar, se você me permitir, devo essa votação a Deus, que é o Senhor de tudo. E o segundo ponto, pelo reconhecimento do nosso trabalho aqui na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Como falei, eu já fazia esse trabalho nas comunidades e sempre deixei meu mandato a serviço do povo, ouvindo as demandas e as reivindicações. No meu primeiro mandato aqui na assembleia, acredito que nós conseguimos contribuir por meio de projetos e ações que atenderam os anseios da população pernambucana. O resultado foi visto nas urnas. Quero aproveitar, mais uma vez, para agradecer ao povo por acreditar no nosso trabalho.

 

Agência PRB Nacional – Quais são as metas para este segundo mandato e como o senhor avalia esses primeiros seis meses de trabalho?

Ossesio Silva – Reivindicar e promover a dignidade e a cidadania para a população pernambucana, com certeza é a nossa meta. Fui direto ao assunto, porque é isso que eu penso. Então, nesses seis meses de mandato, nós apresentamos 11 projetos de lei, três viraram leis e temos oito em tramitação. São propostas que priorizam moradia, saúde, educação, setores da sociedade que necessitam de uma atenção maior por parte do governo. Acredito que estamos no caminho certo. A gente vem lutando e vamos continuar lutando. Então, para esses seis meses, é o balanço que faço que creio ser positivo.

 

Agência PRB Nacional – O extermínio da juventude negra em Pernambuco é uma das suas preocupações. Como o senhor pretende atuar nessa questão e qual seria a solução para esse problema?

Ossesio Silva – Eu não sei se a palavra para definir esse problema seria essa, mas o fato é que temos um problema grave envolvendo os jovens negros aqui em Pernambuco. Esse assunto muito me motiva a trabalhar e buscar soluções porque representa a luta em defesa dos direitos do negros. Hoje, creio que 65% da população é negra no nosso estado. O extermínio de negros é um assunto muito triste para o Brasil. Infelizmente, percebemos que é uma violência direcionada, e nós estamos discutindo esse assunto aqui na assembleia para tratar com mais profundidade desse tema. Nós solicitamos e foi aprovada já, graças a Deus, a criação da Frente Parlamentar contra o extermínio de jovens negros no estado, que vai combater o preconceito e a violência. Quero ir além das estatísticas para analisar as políticas públicas implantadas, ver o alcance e o resultado disso tudo. Os números mostram que a atuação do estado não está sendo suficiente. A partir dessa análise, precisamos criar estratégias e ações que possam amenizar esses problemas. São muitas mães que sofrem por conta disso. Às vezes, as pessoas não têm ideia do que de fato representa o extermínio de jovens negros. É um verdadeiro genocídio aqui em Pernambuco e em todo o Brasil.

 

Agência PRB Nacional – Outro projeto que chamou muito a atenção da imprensa foi o que garante 10% dos imóveis de habitação popular para os idosos. O senhor acha que os idosos não têm a atenção devida do poder público?

Ossesio Silva – Com certeza os idosos são desrespeitados a todo momento. É assim nos ônibus, nas filas dos bancos, no atendimento médico e sem falar nos asilos, que muitos deles têm atividades criminosa, inclusive. Idosos são tratados da pior maneira possível. Então, com relação à moradia não é diferente, as pessoas trabalham a vida inteira, contribuem com o estado, município e com o país, e muitos desses que trabalham, contribuíram e enriqueceram patrões, chegam ao final da vida e não têm onde morar. Dessa forma, pelo menos 10% do que o governo fizer, que seja destinado aos idosos. Eu estou muito feliz pela aprovação desse projeto que tem como objetivo assegurar uma melhor qualidade de vida aos nossos idosos, como determina o Estatuto da Pessoa Idosa. Não fiz nada demais não, apenas assegurei o cumprimento que determina a lei. Então é necessário que as pessoas com 60 anos ou mais tenham condições de comprar uma casinha e morar com qualidade.

 

Agência PRB Nacional – Ainda dentro desse contexto social, tem mais uma lei do senhor que foi sancionada em abril que obriga a fixação de plaquetas em braile com o número da placa do veículo no interior do táxi. Qual a importância dessa lei para os deficientes visuais?

Ossesio Silva – Quando eu apresentei esse projeto, a minha maior preocupação era que os deficientes tivessem os mesmos direitos das demais pessoas. O fato deles não enxergarem, não significa que são inferiores a ninguém, só não têm a visão. São pessoas inteligentes, que estudam e, muitas vezes, desenvolvem atividades com mais eficiência que as pessoas com a visão em perfeito estado. E mais uma vez, assim como fiz com os idosos, apresentei o projeto para contribuir com esses cidadãos no sentido de que eles possam obter essas informações do táxi e apresentar reclamações. Muitas vezes, eles perdem objetos no interior dos automóveis e não sabem identificar o veículo. Agora, com essa lei, os deficientes visuais vão poder saber o nome do motorista e a placa do carro por meio de uma plaqueta em braile com esses dados, instalada no interior do veículo e de fácil acesso ao passageiro.

 

Agência PRB Nacional – Além da atuação na assembleia, o senhor está na direção estadual do PRB. Com relação às eleições de 2016, quais são as metas?

Ossesio Silva – Hoje eu estou como presidente do PRB no Estado de Pernambuco e o nosso presidente nacional, Marcos Pereira, estabeleceu uma meta para todos os estados que é triplicar o número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Aqui não é diferente, nós estamos trabalhando intensamente para cumprir essa meta. Estamos percorrendo todo estado, implantando o PRB em vários municípios por meio do projeto de regionalização. Pernambuco é dividido em cinco grandes regiões, e o que nós fizemos? Sentamos com nossa equipe e dividimos tudo isso em 19 microrregiões para facilitar nosso trabalho. Essa nossa estratégia tem sido executada com êxito. O PRB é um partido limpo e comprometido com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e, justamente, pelo nosso exemplo, estamos conseguindo trazer mais pessoas do bem para o partido. Tenho certeza que vamos conseguir triplicar a nossa presença nas câmaras e prefeituras a partir das eleições do ano que vem.

 

Texto e foto: Agência PRB Nacional de Notícias, com colaboração de Priscila Prestes / Ascom – PRB-PE e Waléria Almeida / Ascom – deputado estadual Ossesio Silva

Reportar Erro
Send this to a friend