“O PRB Sergipe está pronto para dar um salto muito grande em 2016”, diz Jony Marcos

O entrevistado da semana é deputado federal e presidente do PRB Sergipe, Jony Marcos.

Publicado em 2/11/2015 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 18:05

Conhecido pela atuação em defesa dos agricultores familiares do sertão sergipano, o republicano tem cobrado a revitalização do Rio São Francisco como forma de garantir o projeto de transposição. Além disso, ele destaca na entrevista que o PRB Sergipe tem feito o dever de casa para ampliar a força do partido no estado.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Como o PRB Sergipe está se preparando para as eleições do ano que vem? Já há pré-candidatos confirmados?

Jony Marcos – Tem sim! Nós tivemos um salto muito grande no PRB Sergipe, como ocorreu também no PRB Nacional. Nas últimas eleições municipais, conseguimos eleger dois prefeitos no estado. Para as próximas eleições, já temos 28 pré-candidatos com condições reais de vitória, de um total de 75 municípios que o Estado de Sergipe possui. Porém, a alteração do prazo de filiação, nós teremos um prazo de mais seis meses, e acreditamos que podemos ampliar esse quadro. Com relação às câmaras municipais, já são mais de 200 pré-candidatos a vereadores e nossa meta é eleger pelo menos 100, em todo estado.

 

Agência PRB Nacional – Deputado, qual é a margem de crescimento que o senhor espera alcançar nas eleições de 2016?

Jony Marcos: Nós crescemos na última mais de 100% e esperamos, sem falsa modéstia, um crescimento muito maior nas próximas eleições municipais. Essa confiança vem do crescimento que o PRB teve em 2014, quando conseguimos eleger um deputado federal e um estadual, sendo que não tínhamos nenhum. O partido dará um salto muito grande no Estado de Sergipe em 2016.

 

Agência PRB Nacional – Como o PRB está organizado em Sergipe?

Jony Marcos – Em 2012 elegemos dois prefeitos e 21 vereadores. Hoje o PRB está presente nos 75 municípios sergipanos, ou seja, temos comissões provisórias ativas em 100% do estado, e com militância, além de coordenadores dos movimentos sociais e setoriais do partido. Temos coordenadores do PRB Juventude, da PRB Mulher e do PRB Igualdade Racial. Nas conferências municipais da juventude, conseguimos eleger 40 delegados. O PRB se organizou bastante e, por isso, nós temos uma perspectiva grande de crescimento. Contamos com o deputado estadual Jairo de Glória e temos a expectativa de eleger pelos menos dois novos deputados nas eleições de 2018.

 

Agência PRB Nacional – Na sua avaliação, qual tem sido o maior desafio do partido em Sergipe?

Jony Marcos – O nosso grande desafio é formar um bloco que possa viabilizar, nas eleições de 2018, a condição de lançarmos um candidato majoritário. Nós queremos ter um candidato a governador e já temos candidato ao Senado Federal. Na verdade, temos também pré-candidatos para o governo, temos grandes nomes no nosso partido que poderão entrar nesse disputa, como o Dr. Ivan Leite, que é um político muito conhecido no estado, um empresário competente e que também é membro do PRB. Temos ainda o prefeito de Canindé de São Francisco, Heleno Silva, que está se preparando para disputar uma vaga no Senado. Então, nós teremos até 2018, um partido pronto as eleições em todas as bases.

 

Agência PRB Nacional – O senhor chegou à Câmara dos Deputados após três mandatos de vereador em Aracaju. Como tem sido a experiência em Brasília? Qual o balanço desses oito meses de mandato como deputado federal?

Jony Marcos – Para mim tem sido uma experiência importante. Na verdade, o parlamento federal não é diferente da câmara municipal. Eu tenho uma facilidade muito grande de trabalhar aqui porque, como vereador, adquiri uma excelente experiência de parlamento. O mandato de deputado federal tem aberto portas, pois me dá uma visibilidade muito grande no meu estado. Eu não passei pela assembleia legislativa e saí da câmara de vereadores diretamente para Brasília, para ser deputado federal. Politicamente no estado, isso possibilita uma projeção muito grande, associado ao fato de eu ser presidente estadual do PRB. Tudo isso me dá uma projeção política enorme e uma facilidade para trabalhar e tornar meu mandato mais efetivo em benefício do povo sergipano. Na prática, além da projeção de crescimento para o PRB, meu mandato tem me dado a oportunidade de realizar algumas ações que eu considero de grande relevância. Uma delas é o envio de recursos públicos aos municípios, por meio de emendas parlamentares, para a construção de creches, calçamento e asfaltamento de ruas, ajudar os hospitais, as ONG’s. Por exemplo, eu pude enviar um recurso para a Associação de Paes e Alunos de Excepcionais (Apae), uma coisa que eu sempre quis fazer, mas como vereador não podia. 

 

Agência PRB Nacional – Conte-nos um pouco sobre as atividades do mandato, as comissões que participa e em quais projetos em que está envolvido atualmente?


Jony Marcos – Eu participo de duas comissões que considero muito importantes. Sou membro de seis comissões, mas duas eu quero ressaltar. A primeira é a Comissão da Agricultura, que está relacionada diretamente com a cultura do meu povo. Sergipe tem muitos pequenos produtores que dependem muito do governo federal. Sobre isso, nós temos um exemplo claro em Sergipe neste ano. O sertão recebeu muita chuva em 50% da sua área, o que levou a maior colheita de milho dos últimos tempos. A outra metade não recebeu chuva e os agricultores que plantaram, perderam tudo, o que fez com que eles dependessem do Garantia-Safra. Então, na Comissão de Agricultura eu tenho cobrado muito e trabalhado junto ao governo, apresentando requerimentos e indicações para que a gente possa defender esse produtor rural. Penso que é importante manter essas pessoas no interior, produzindo e sendo amparado pelo governo federal, para que não haja prejuízo no caso de perda da plantação. Esse produtor, migrando para a cidade, teremos mais famílias com dificuldade de sobrevivência, mas permanecendo no campo, além de povoar o sertão, poderá produzir para ajudar as maiores cidades e viver com dignidade.

A outra atuação é na Comissão Externa de Transposição do Rio São Francisco. Eu tenho trabalhando nessa questão, porque Sergipe também espera pela transposição, que é representada pelo Canal de Xingó. Seria a redenção do sertão sergipano. Tenho também o cuidado de dizer que se não tivermos as ações práticas para revitalização do Rio São Francisco, nenhuma transposição vai ajudar nosso povo. O rio só pode doar aquilo que tem e o São Francisco está morrendo, essa é uma verdade. A Chesf explora o rio em toda sua extensão com seis usinas, sendo a maior delas a Usina do Xingó, em Canindé de São Francisco. Essa empresa produz riqueza por meio da geração de energia elétrica e não devolve isso para o rio, não oferece a contrapartida. Se você perguntar quem é que tem de zelar e promover a manutenção do rio, eu respondo que é a Chesf. Ela é a maior predadora do rio, mas não cuida das matas ciliares, não está preocupada com desassoreamento, não tem cuidado com a revitalização e muito menos com aqueles que depende do rio, que são os ribeirinhos. A Chesf construiu usinas sem escada para peixes, os ribeirinhos dependiam da pesca. Não tem mais piracema porque não tem como os peixes subirem para cabeceira do rio e os ribeirinhos estão sem a principal fonte de renda. Isso tudo por culpa da Chesf. Ela deveria oferecer a contrapartida e se preocupar mais com a questão ambiental e com a sobrevivência daqueles que dependem do rio.

 

Agência PRB Nacional – Fale um pouco sobre sua rotina como deputado e presidente estadual do PRB. Como é esse vai e vem entre Brasília e Sergipe? 


Jony Marcos – Na verdade, isso tem criado uma rotina diferenciada em minha vida. Eu não posso deixar de voltar para meu estado toda semana. Isso complica a situação familiar, dificulta um pouco aquela rotina que eu vivia como vereador, porque ficava todos os dias na minha cidade e de pronto, eu poderia atender todas as demandas da política. Hoje, metade da semana eu fico em Brasília e a outra em Sergipe. Eu tenho dificuldade, porque o meu trabalho avançou demais e só tenho metade do tempo que tinha antes para atender as pessoas. Ao mesmo tempo, isso me deu uma rotina de vida, um pique diferenciado. Sair de Sergipe toda semana, vir para Brasília e ter a obrigação de voltar para dar a devida atenção necessária às pessoas que me mandaram para Câmara Federal é um desafio, não é fácil. Além disso, é preciso atender os 75 municípios com representação do PRB. É um desafio enorme, mas eu acredito que só carregamos a cruz que damos conta. Tenho convicção que tenho cumprido essas duas funções de forma responsável, honesta e comprometida.

 

Agência PRB Nacional – A mídia tem divulgado a sua pré-candidatura a prefeito na cidade de Socorro. Essa informação procede? O senhor vai encarrar esse desafio? Qual será a estratégia para reunir uma boa base para campanha?

Jony Marcos – Eu estou me preparando para disputar essa eleição. Na verdade, estou me organizando para a campanha eleitoral. Para exercer o cargo de prefeito eu já me sinto pronto. Eu tive uma experiência muito grande como vereador de Aracaju. Lá tive a oportunidade de conduzir o Plano Diretor, fui vice-presidente da Câmara e assumi a presidência várias vezes. Entendo do relacionamento do Poder Executivo como o parlamento e conheço as principais necessidades da população. O gestor enfrenta problemas pontuais e contínuos, e eu tenho trabalhado muito para poder viver essa experiência. Quero ganhar a eleição para prefeito porque hoje me sinto capacitado para exercer essa função e cuidar bem do município. Estou me preparando para enfrentar essa campanha numa cidade vizinha à capital, no município de Nossa Senhora de Socorro, com praticamente 200 mil habitantes e que tem uma complexidade para ser administrada, mas me sinto muito preparado para ser prefeito de Socorro.

 

Agência PRB Nacional – Para encerrar nossa entrevista, deixe uma mensagem para o povo sergipano e também para os republicanos de todo país.

Jony Marcos – Eu quero dizer do meu orgulho de ser republicano. Meu partido é formado por pessoas que têm uma visão de transformação para o nosso país. Nós não desanimamos diante desse mar de corrupção que temos visto, acreditamos que somos agentes transformadores. Temos dentro do PRB um ambiente maravilhoso, onde se vive uma política com respeito à coisa pública e às pessoas. Nós percebemos que o partido faz questão de ajudar as pessoas e trabalha para o crescimento político, ensinando a cada dia, o que é ser republicano e o que é realmente amar a política do nosso país. Ser republicano é maravilhoso e é um orgulho para mim.

Ao povo de meu estado, eu digo o que sempre tenho dito: minha vida tem sido dedicada a vocês. Tenho trabalhado e conquistado melhorias para o povo sergipano. Sergipe é formado por um povo maravilhoso, pessoas que não desistem e que lutam para garantir o sustento da família. Um exemplo disso é o sertão, quando choveu teve uma safra recorde de milho. Temos um povo trabalhador e infelizmente, nem sempre pode contar com a chuva ou com o benefício de viver numa região que seja mais assistida. Então, eu quero dizer ao meu povo que conte comigo. Com certeza estarei trabalhando sempre para ajudar o nosso estado por meio da minha atuação.  

 

Agência PRB Nacional – Deputado, obrigado por nos conceder essa entrevista.

Jony Marcos – Eu que agradeço pela oportunidade de falar sobre o PRB no nosso Estado de Sergipe e sobre nossa atuação na Câmara dos Deputados.

A entrevista está disponível em vídeo no canal PRB10 Nacional.

 

Texto: Maurizan Cruz / Ascom – Liderança do PRB, especial para a Agência PRB Nacional
Foto: Roberto Ribeiro / Ascom – Liderança do PRB

Reportar Erro
Send this to a friend