“O nosso compromisso é com a renovação”, afirma Valdemar Bernardo Jorge

“O nosso compromisso foi com a renovação”, afirma Valdemar Bernardo Jorge

Empresário, advogado e professor universitário, o presidente do PRB Paraná assumiu a gestão do partido sem nunca ter tido uma experiência política e fez bonito nas eleições 2018

Nossa entrevista da semana é com o presidente do PRB ParanáValdemar Bernardo Jorge. Ele assumiu o partido sem experiência política e só precisou de um ano para fazer o partido forte no estado e com capilaridade para contribuir de forma efetiva com a renovação política. Se antes não tinha representantes na Câmara dos Deputados, nas eleições deste ano, o PRB Paraná elegeu dois deputados federais (Luizão Goulart e Aroldo Martins) e um deputado estadual (Alexandre Amaro).

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – O PRB Paraná elegeu dois deputados federais e um deputado estadual, como isso foi possível? A que devemos atribuir esse resultado?
Valdemar Bernardo Jorge – Nós assumimos a presidência do PRB em 6 de outubro de 2017 e começamos a selecionar pessoas honestas e comprometidas com os valores republicanos para formar esse novo time. A população reconheceu a qualidade dos nossos candidatos e elegeu Luizão Goulart e Aroldo Martins como deputados federais e Alexandre Amaro para deputado estadual. Hoje, o PRB está bem representado com os nossos deputados eleitos. Isso é fruto de muito trabalho durante todo o ano, a gente estava focado na campanha em busca da renovação política. O povo entendeu nosso projeto política e viu que tínhamos gente nova com o desejo muito forte de fazer o Paraná cada vez mais forte e melhor.

 

Agência PRB Nacional – Os três republicanos eleitos no estado não tinham mandato. Isso reflete o modelo de renovação adotado no PRB Paraná?
Valdemar Bernardo Jorge – Desde o início, o nosso compromisso é com a renovação, eu mesmo não era filiado a nenhum partido. Na oportunidade, me filiei e assumi a presidência do PRB com esse compromisso de renovação política. Nenhum dos nossos candidatos tinha mandato como parlamentar antes, nem federal nem estadual. O professor Luizão já tinha sido vereador e prefeito da cidade de Pinhais e exerceu o mandato de deputado estadual, mas ele estava sem mandato na campanha. O PRB acabou sendo aqui no Paraná, o partido da renovação política, 100% de renovação. Desde o início, o nosso compromisso com o presidente Marcos Pereira foi esse. Ele nos apoiou claramente, sabíamos que a questão era difícil, o desafio era grande, mas conseguimos conquistar esse objetivo. Os três deputados eleitos representam a renovação política no Paraná e um novo jeito de fazer política, todos estão trabalhando juntos em prol desse bem comum, que foi fortalecer o PRB Paraná.

 

Agência PRB Nacional – Além de muito trabalho, quais foram os demais ingredientes dessa receita de sucesso?
Valdemar Bernardo Jorge – Eu penso que foi a valorização das pessoas. Desde o começo, no trabalho nos municípios, a gente começou a trabalhar com cada um dos nomes, entendendo as necessidades de cada um e mantendo um diálogo permanente com a população. A gente conseguiu ouvir o que a população estava querendo, quais eram as demandas e conseguimos, dentro desse trabalho, apresentar os compromissos na campanha que representavam os anseios da sociedade. Penso que essa é uma grande parte da receita. Outra questão importante foi o trabalho feito para formar as coligações e parcerias com os outros partidos. Nós caminhamos com o governador eleito, Ratinho Junior, que foi eleito em primeiro turno, com mais de 60% dos votos, esse conjunto de renovação política e o momento pelo qual passa o Brasil, levaram a gente a esse sucesso nas urnas.

 

Agência PRB Nacional – O senhor se filiou ao partido sem experiência na política e agora e levou o PRB a esse resultado positivo nas urnas. Como se sente diante disso?
Valdemar Bernardo Jorge – Na realidade vejo que foi um trabalho de um grupo de pessoas sérias, honestas e comprometidas com o partido, não foi um trabalho só meu. Quando cheguei ao PRB, tive o apoio de parte da executiva anterior, que permaneceu com a gente. Os pilares foram formados pela direção estadual anterior e nós aprimoramos o que já existia e inovamos no jeito de conduzir o partido. O nosso secretário-geral, Gilson de Jesus dos Santos, também ajudou bastante com a experiência que ele tinha. Penso que o grupo como um todo foi quem teve esse sucesso, a grande questão foi valorizar a pessoa e o trabalho bem feito. Quando você valoriza a pessoa que está contribuindo e se compromete a realizar e faz isso de coração, a atividade tem êxito. Sempre foi essa a nossa maneira de trabalhar, com muita transparência e um trabalho de grupo forte.

 

Agência PRB Nacional – Como será a atuação do PRB Paraná em 2019?
Valdemar Bernardo Jorge – Com os nossos dois deputados federais eleitos trabalhando pelo povo do Paraná e pelo nosso país e com o Alexandre Amaro na Assembleia Legislativa contribuindo com o estado, a gente tem condições de ajudar muito a população de forma efetiva. Quanto à atuação partidária, no próximo ano, já estamos fazendo uma análise criteriosa do desempenho do partido em cada um dos 399 municípios, a ideia é fortalecer o partido nas cidades visando as eleições municipais. A gente entende que este momento do país, de renovação política e surgimento de novas lideranças, vai continuar nas eleições 2020. A ideia é essa aí, trabalhar, visitar os municípios, criar as nossas regionais, aumentar nosso número de comissões provisórios. É fortalecer o partido nos municípios, de acordo com as demandas de cada um deles.

 

Agência PRB Nacional – A meta será investir na formação de novas lideranças políticas?
Valdemar Bernardo Jorge – Sim, isso mesmo. Vamos identificar novas lideranças que possam somar nesse processo de renovação política, buscar a formação dessas lideranças. Um exemplo disso foi dado pela nacional com a criação da Faculdade Republicana, que irá contribuir com a formação de pessoas nos cursos de graduação de Gestão Pública e depois pós-graduação. Temos muito trabalho pela frente para fazer com que um número sempre maior de pessoas participem do processo político. A gente tem buscado desenvolver esse trabalho neste ano para identificar lideranças que tenham três características principais: a primeira delas é a competência, a gente quer pessoas que saibam trabalhar; procuramos pessoas honestas e leais.

 

Agência PRB Nacional – O PRB fará parte do novo Governo do Paraná? Como será a atuação do partido no âmbito estadual?
Valdemar Bernardo Jorge – A gente vai continuar nosso trabalho iniciado a um ano, a ideia do governador Ratinho Júnior é de fazer do PRB um parceiro de gestão. Nós caminhamos juntos na campanha e vamos participar do governo, sempre trabalhando em benefício da sociedade. Com competência, honestidade e lealdade, o PRB vai longe. Essa é uma nova forma de fazer política e a gente vai trabalhar para contribuir, cada vez mais, com o Paraná e com o Brasil.

 

Agência PRB Nacional –  Engana-se quem pensa que o trabalho diminui depois das eleições. Pelo visto, vai aumentar.
Valdemar Bernardo Jorge – Aumenta e muito, e já começou. A nossa própria executiva nacional já fez reunião de planejamento, prestou contas e já estamos agradecendo a todo mundo que votou no PRB. Já tem o planejamento para os próximos anos, o trabalho começa porque as eleições são época de colheita e não de plantio. Aqui no Estado do Paraná, que é um estado agrário, sabemos que temos que plantar para depois colher, se não plantar agora, se não fizer um trabalho bem feito e ajudar as pessoas desde já, não tem como colher bons frutos lá na frente.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – PRB Paraná

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.