Novo presidente do PRB Paraná revela que o partido vem forte em 2018

Empresário, advogado e professor universitário, Valdemar Bernardo tem percorrido os municípios paranaenses em busca do fortalecimento do partido no estado

Publicado em 13/11/2017 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 15:27

O PRB Paraná tem atuado com foco na formação e conscientização das pessoas para ganhar mais espaço na cena política estadual. Empossado no dia 6 de outubro, o novo presidente estadual, Valdemar Bernardo, está determinado em contribuir com o processo de fortalecimento do partido com foco nas eleições 2018.

Empresário, advogado e professor universitário, o novo republicano nunca teve atuação na política partidária e recebeu a confiança da Executiva Nacional para assumir o comando do partido no estado. Com uma visão moderna do que deve ser a gestão pública, Valdemar tem percorrido os municípios paranaenses e trazido muitas pessoas do bem para a política.

A meta do PRB Paraná é de lançar nomes para disputar, inclusive, o governo do Estado, além, é claro, de formar uma chapa com nomes para a Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Estamos a menos de um ano das eleições 2018, de que forma sua gestão pretende contribuir com o fortalecimento do PRB Paraná?
Valdemar Bernardo – Primeiramente quero dizer que foi uma grande satisfação receber o convite para assumir a presidência do PRB no Paraná, ainda mais eu que nunca atuei na política partidária, mas fui chamado para contribuir com o objetivo de fazer o PRB Paraná se tornar o que o partido já é no Brasil: um partido grande, forte, com um número expressivo de deputados federais. No Paraná, a gente precisava de uma força maior para poder vir com tudo em 2018. Venho representar o setor produtivo, o empresariado, o agronegócio e o desenvolvimento econômico como forma de justiça social. O Paraná é um estado muito rico, forte no agronegócio e com muitas cooperativas organizadas, nosso objetivo é fazer o PRB crescer mais no Paraná.

 

Agência PRB Nacional – Quais são os desafios que sua gestão tem pela frente?
Valdemar Bernardo – É importante dizer que as lideranças que conduziram o PRB no Paraná até aqui foram pessoas boas e que num ato de desprendimento acabaram abrindo as portas para minha contribuição também nesse processo de fortalecimento do partido. O desafio maior está na luta de trazer mais pessoas do bem para a política, assim vamos fazer com que nosso partido ganhe musculatura e seja um exemplo para o Brasil. Chegou o momento das pessoas bem intencionadas, capacitadas e honestas atuarem diretamente na política, é um dever de cada um de nós atuar para que a política seja mais intensa, efetiva, concentrada e presente na vida do povo de uma forma positiva.

 

Agência PRB Nacional – Que estratégia pretende adotar para obter êxito nas urnas?
Valdemar Bernardo – Estamos com o planejamento de construir uma chapa pura para a disputa dos cargos em 2018. Teremos candidatos a deputado estadual, federal, senador e também para governador, queremos fazer um grupo completo para poder fazer trabalho de gestão no partido. Acreditamos que precisamos dessa dedicação para preparar nosso partido para as eleições do ano que vem. O Paraná dará um salto muito grande, pode ter certeza disso. Nosso desafio é promover um salto quantitativo e qualitativo, e eleger um número expressivo de deputados estaduais e federais, estamos fazendo uma caravana pelo interior do estado, que é muito forte no agronegócio e na produção agrícola nas pequenas propriedades. Já visitei Cascavel e outros municípios para trazer essas pessoas de bem para nosso lado, tem muita gente boa querendo entrar na política nesse momento e nós estamos prontos para receber a todos. Essa questão da formação da cidadania é a questão central do nosso trabalho, existem problemas que são arrastados há décadas e não é do dia para noite que vamos conseguir mudar. Será por meio da formação de cidadania que conseguiremos transformar o município, o estado e nosso país, tanto a formação dos candidatos, dos que já têm mandatos e das pessoas como um todo, está no centro do nosso trabalho. Por exemplo, temos lá os presidentes das municipais e precisamos capacitar essas lideranças para que possam ampliar o resultado positivo. Se há retidão de intenção, a pessoa está no bom caminho.

 

Agência PRB Nacional – E em que momento os jovens e as mulheres entram nesse processo de fortalecimento do PRB Paraná?
Valdemar Bernardo – A juventude do PRB está inserida em tudo que fazemos, tanto é que temos uma situação bem interessante: para nós a juventude está na mentalidade e não na idade. Temos jovens de 60 anos de idade atuando com força e garra na militância do PRB Juventude. Penso que é com a juventude que a gente vai transformar o PRB num partido mais forte, mais concentrado e com uma base robusta no Paraná. A juventude tem o poder de transformar o país, em breve vamos realizar um grande evento de filiação de jovens. Fiz uma reunião recentemente para debater o tripé de atuação do movimento jovem que está fincado na educação, esporte e cultura. A juventude tem de trabalhar muito, não é? Se o jovem está engajado nessas áreas, tenho certeza que está bem, no caminho certo. Os movimentos da juventude e o PRB Mulher são bases para nosso trabalho de fortalecimento do partido, a gente conta com eles e percebe a vontade de contribuir. Acreditamos que as mulheres precisam de mais espaço na política, não por questão de compensação, mas pela competência e sensibilidade que a mulher tem para conduzir a coisa pública.

 

Agência PRB Nacional – Qual o cenário do partido para eleições 2018?
Valdemar Bernardo – Estamos tendo gratas surpresas com relação à filiação, tem muita gente querendo se filiar. Eu fiz reuniões com representantes de sindicatos que querem vir com a gente, ligados à federação dos agricultores, dos trabalhadores e do lado patronal também. O partido é isso, é uma força nova que tem espaço tanto para o empregado quanto para o patrão, e temos um grande números de pessoas que estão entrando no partido para fazer a diferença. Fui para Cascavel e lá pude ver a força que o PRB tem. São pessoas com experiência na política e também muita gente que nunca teve qualquer participação no processo eleitoral, pessoas de outros partidos que estão chegando no PRB com uma força enorme para ajudar o Paraná a ser um estado melhor para todos. Os números estão sendo significativos, vamos ter uma surpresa boa com o Paraná em 2018, pode ter certeza disso.

 

Agência PRB Nacional – Neste atual momento, o que a participação do PRB no processo eleitoral representa para o povo?
Valdemar Bernardo – Quando falamos de Partido Republicano Brasileiro, temos como referência a expressão “Res Publica” – Coisa Pública, e por isso devemos tratar a política com muito carinho e atenção porque tratamos do bem de todos. As pessoas precisam entender que fazer política é cuidar daquilo que é de todos e não tem coisa melhor do que fazer o bem às pessoas. As praças são nossas, é minha, sua e de todos nós. A grande questão é trabalhar com a conscientização das pessoas sobre a importância da política para o bom funcionamento das cidades, o dever de contribuir para o bem da sociedade é de todos nós.

 

Agência PRB Nacional – Qual a orientação para aquelas pessoas que estão chegando agora no partido?
Valdemar Bernardo – Antes de decidir entrar para a política é preciso avaliar quais os reais motivos dessa decisão. Se quer contribuir, está com disposição para se doar, tem o espírito de caridade, de ajudar as pessoas, o lugar certo é o PRB. Chegou a hora e o momento de oferecer nossa parcela de contribuição para o país, foi por isso que escolhi o PRB. Assim como eu, tem um monte de gente de bem, honesta e com boa vontade de fazer o bem, só que essas pessoas precisam de um espaço democrático e saudável para isso, e, no Paraná, estamos com as portas abertas para as pessoas de bem fazer política com seriedade. 

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Douglas Gomes

 

Reportar Erro
Send this to a friend