Nova presidente da Câmara de Gramado, Manu Caliari quer mais participação popular

Em seu segundo mandato, vereadora do PRB é a primeira mulher eleita presidente da Casa, nos 63 anos de história do Legislativo gramadense

Publicado em 15/1/2018 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 15:21

A nossa entrevista da semana é com a vereadora Manu Caliari (PRB), primeira mulher a ocupar a presidência da Câmara Municipal de Gramado (RS) em 63 anos. Em seu segundo mandato, a republicana tem se dedicado às causas sociais, ao desenvolvimento econômico e na defesa de melhorias dos serviços públicos em várias áreas do município gaúcho, destino turístico nacional conhecido pela arquitetura europeia, ampla rede hoteleira e gastronômica, e pelos eventos culturais, a exemplo do Festival de Cinema de Gramado.

Com foco na participação efetiva da comunidade nos debates e projetos do Poder Legislativo, Manu tem como meta ir além da transparência institucional para aproximar os munícipes da Câmara. Combativa e conhecida pela coragem e responsabilidade com a função pública, a republicana vem do setor empresarial e pretende fazer uma gestão com foco no resultado, com metas claras e objetivos previamente estabelecidos.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Qual o sentimento em ser eleita primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Gramado?
Manu Caliari – É uma alegria muito grande, estou muito feliz. Sinto-me muito honrada em ser a primeira mulher eleita presidente do Poder Legislativo em Gramado depois de 63 de criação da Câmara de Vereadores. É uma conquista, um marco muito importante para a sociedade e para a política local.

 

Agência PRB Nacional – E ao mesmo tempo, representar as mulheres na presidência da Câmara é uma responsabilidade muito grande, não é mesmo?
Manu Caliari – Com certeza, eu já sinto o peso dessa responsabilidade ainda mais porque as mulheres de Gramado são muito dedicadas, especiais e trabalhadoras. É uma responsabilidade grande, tenho consciência disso e vou me esforçar ao máximo para representar as mulheres com o melhor do meu trabalho e dedicação.

 

Agência PRB Nacional – Quantas vereadoras tem na Câmara?
Manu Caliari – Somos duas, de um total de nove vereadores, ou seja, sete homens e duas mulheres. Inclusive, a colega vereadora Rosi Ecker Schmitt está na mesa diretora como vice-presidente da Casa. Então, na verdade, são duas mulheres no comando da Câmara Municipal de Gramado.

 

Agência PRB Nacional – A que você atribui sua eleição para comandar o Legislativo municipal?
Manu Caliari – Atribuo a uma construção coletiva. Eu já tinha colocado meu nome à disposição na última legislatura e não consegui levar a candidatura à frente. Acredito que neste momento os vereadores entenderam que era importante colocar uma mulher na presidência e também penso que foi uma construção política. Sempre mantive uma postura de parceria com os demais colegas e, ao longo de todo o ano, trabalhamos em conjunto na análise de projetos, com parcerias. Diante dessas questões, tive a felicidade de ser eleita por unanimidade pelos colegas de mandato.

 

Agência PRB Nacional – Como será sua linha de atuação na presidência?
Manu Caliari – Embora os presidentes anteriores tenham feito um bom trabalho, tenho como meta a abertura de processos de comunicação com a comunidade. Nós vamos investir em tecnologia, tornar os processos mais transparentes e menos burocráticos, ampliar a valorização dos servidores e buscar a participação maior da população nos debates de interesse do município. Vamos fazer uma gestão bastante interativa com a comunidade e abrir cada vez mais, por meio das tecnologias e redes sociais, a interação entre a Casa Legislativa e o cidadão. O objetivo é fazer uma gestão compartilhada com a comunidade.

 

Agência PRB Nacional – Essa transparência não existe atualmente?
Manu Caliari – Ela existe sim, a Câmara de Gramado já foi homenageada pelo Tribunal de Contas pela transparência nos processos, mas o que eu digo na questão de transparência não está relacionada aos dados, site e essas coisas, é a questão da aproximação da comunidade, fazer com que as pessoas participem mais dos processos de decisão da Câmara. Uma das coisas que a gente vai fazer é melhorar todo o equipamento de transmissão das sessões, a gente já faz a transmissão pelo facebook e youtube, temos a rádio que transmite as sessões, mas queremos aprimorar todo esse sistema. A meta é fazer a transmissões das reuniões das comissões para pedir a opinião das pessoas sobre os projetos e aumentar a interação da Câmara com a população. É preciso pensar além da transparência e priorizar a interação da população com o Legislativo.

Vou valorizar bastante os servidores e vamos trabalhar com metas. Venho do setor privado e sempre trabalho com objetivos claros e metas estabelecidas. No setor público, muitas vezes não é dessa maneira. Vamos ter vários tipos de metas de participação da população, metas de economia de recursos públicos, de qualificação dos funcionários, de agilidade nos processos e outras. Vamos construir essa metas para colocar tudo em prática no decorrer deste ano. Em breve teremos uma reunião para construção coletiva desses projetos.

 

Agência PRB Nacional – Algum projeto de infraestrutura previsto?
Manu Caliari – Vamos investir na melhoria dos equipamentos de transmissão, câmeras novas para melhorar a qualidade da imagem dos vídeos, além de aumentar nossa interação com a sociedade pelas mídias sociais para levar mais informação e receber um retorno maior do trabalho que desenvolvemos. Nós estamos terminando uma obra que o ex-presidente iniciou e depois vamos fazer novas melhorias, como a reforma de banheiros e outras instalações. Outra meta nossa é trocar o ar-condicionado do plenário que já não funciona direito e também vamos tentar melhorar o estacionamento e outros espaços da Câmara.

 

Agência PRB Nacional – Como será a relação da Câmara com a Prefeitura de Gramado?
Manu Caliari – Vamos trabalhar com muito respeito aos poderes Judiciário e Executivo, mas já vou deixar bem claro que não tolero desrespeito ao Poder Legislativo. A Casa vai trabalhar de forma muito unida e os vereadores precisam ser respeitados independente da posição política ou posicionamento ideológico. Quero trabalho com muita harmonia com o Executivo e buscar a aprovação de projetos de beneficiam a população. Já temos um bom relacionamento com o prefeito João Bertolucci e vamos manter essa cordialidade e respeito, o prefeito pode contar comigo para tudo que for bom para a comunidade. A Câmara vai trabalhar de forma muito unida em torno da defesa do Poder Legislativo, isso eu vou lutar desde o primeiro ao último dia da gestão. Entendo que é preciso trabalhar primeiro com muito respeito às pessoas, acima que qualquer questão política.

 

Agência PRB Nacional – Já pensou em como vai fazer para conciliar as duas funções, de vereadora e presidente?
Manu Caliari – Minha atuação como vereadora não vai mudar, vou continuar visitando os bairros, atendendo à comunidade e buscando sempre o melhor para Gramado. Já estou preparada e com tudo organizado para incluir a função de presidente na minha rotina, até porque não vou presidir sozinha, temos uma equipe muito boa e os vereadores têm toda a liberdade para ajudar nessa gestão. Tenho certeza que dará tudo certo e vou conseguir desempenhar as duas ocupações porque nós temos uma equipe boa e as coisa vão seguir naturalmente.

 

Agência PRB Nacional – Que mensagem você deixa para população de Gramado, que tem uma mulher como presidente da Câmara?
Manu Caliari – Primeiro agradeço às pessoas que confiaram em mim para representá-las na Câmara de Vereadores. O nosso papel é muito importante, somos a voz da população nas instâncias do poder público. Peço para que as mulheres olhem para a Câmara de Vereadores e se sintam representadas, embora só agora que tenha acontecido, depois de 63 anos, isso demonstra que o espaço tem de ser ocupado pelas mulheres e, pode parecer arcaico falar sobre isso, mas os números demonstram que não é. Se sou a primeira em 63 anos é porque até hoje não houve esse espaço para a mulher na política, até mesmo porque mulheres competentes sempre existiram, o que faltava era a oportunidade e agora estamos vivendo isso. Quero dizer que elas podem contar comigo, não somente as mulheres mas toda a comunidade, homens e mulheres de bem dessa cidade, digo que as portas da Câmara estarão sempre abertas para receber críticas e sugestões. Acredito que a verdadeira política se faz com participação popular. Peço que a comunidade seja mais presente, crítica e ajude a construir um mundo melhor, uma cidade melhor para todos.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – vereadora Manu Caliari

 

Reportar Erro
Send this to a friend