“Nosso trabalho será cuidar das pessoas”, afirma Léo Ponto Certo

“Nosso trabalho será cuidar das pessoas”, afirma Léo Ponto Certo

“Precisamos gerir bem os recursos para que a população seja beneficiada da melhor forma possível”, afirmou o prefeito Léo Ponto Certo

 

Um novo ciclo é o que o prefeito eleito de Jacinto (MG), Leonardo Augusto de Souza, o Léo Ponto Certo, promete para o município. A cidade do Vale do Jequitinhonha fica a 776 km da capital Belo Horizonte e elegeu o republicano com 4.381 votos (64,10% do total). Léo Ponto Certo é empresário do ramo de material de construção civil há 15 anos e usa o nome político em referência ao nome do seu estabelecimento.

A aposta da população nele se deu pela necessidade de renovação, contra a velha política. Como chefe do executivo municipal, ele ocupará seu primeiro cargo público com a missão de dar uma nova cara a cidade e ao seu cenário político. Léo Ponto Certo é um dos 659 novos prefeitos a assumir uma prefeitura no Estado de Minas Gerais no dia 1º de janeiro de 2017. Lá, houve renovação de 88% nos 853 municípios.

Confira a entrevista concedida à Agência PRB Nacional.

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Como foi a entrada para a política e a decisão de se candidatar à Prefeitura de Jacinto?
Léo Ponto Certo – Nunca havia ocupado cargo público. Acredito que a população estava cansada dos velhos políticos e, por isso, resolveu me apoiar como candidato. Minha eleição foi pelo reconhecimento do meu trabalho pessoal como empresário, trabalhador. Minhas propostas são pela mudança, nosso trabalho na prefeitura será cuidar das pessoas, atendê-las. É um plano condizente com a realidade.

 

Agência PRB Nacional – Prefeito, quais são as principais demandas do município?
Léo Ponto Certo – São muitos desafios. Temos situações precárias desde a questão do saneamento básico até a questão do transporte e educação. Na saúde, o nosso hospital está muito decadente. Temos ainda um problema que se arrasta por muitos anos, que é a conclusão das obras da BR-367, que, se concluída, ajudaria a eliminar o gargalo para o desenvolvimento da região. Essa é uma promessa de vários anos, que o governo federal não consegue concluir. A estrada liga os Estados de Minas Gerais e Bahia e é essencial para o transporte na região.

 

Agência PRB Nacional – Seu plano de governo fala de uma saúde acolhedora, inclusiva e para todos. Como será este trabalho?
Léo Ponto Certo – Pretendemos dar mais atenção à população, com mais médicos e agentes de saúde, prezando pela saúde básica, com prevenção nos postos de saúde da família. Precisamos fazer um trabalho preventivo, com marcação de consulta, atendimento ao paciente com mais presteza e implantação de um laboratório para que tenhamos resultados de exames mais rápidos. O hospital também precisa de médicos em diversas especialidades e vamos lutar por isso.

 

Agência PRB Nacional – Qual a principal atividade econômica de Jacinto?
Léo Ponto Certo – A principal atividade aqui é a agropecuária. Com a seca que atingiu o município em 2014 e 2015 perdemos o rebanho em mais de 70% e a situação ficou muito difícil na região. Precisamos refazer, criar um novo norteio na região, em parceria com a Emater. Vamos em busca dessas parcerias para nos realinharmos e desenvolvermos a cidade.

 

Agência PRB Nacional – O senhor tem várias propostas para a educação. O que será feito nesta área, já que o município tem grande evasão escolar?
Léo Ponto Certo – Há uma grande evasão escolar das crianças em decorrência dos problemas com transporte escolar. Vamos tomar medidas para acabar com isso, oferecendo uma merenda de boa qualidade, cuidando do transporte. Queremos aproximar os pais dos professores, criar parcerias para inserir e manter estes alunos nas escolas. Temos na região um quadro bom de professores, mas o aprendizado dos alunos está deixando muito a desejar, por isso pretendemos equipar as escolas com material escolar de melhor qualidade, computadores, acessibilidade, ar condicionado, ventiladores, etc.

 

Agência PRB Nacional – A prefeitura terá recursos suficientes para tocar os projetos?
Léo Ponto Certo – Será preciso realizar alguns convênios, buscar parcerias. É um município pobre e vive exclusivamente com recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A população hoje é de cerca de 12 mil habitantes e sem os convênios, não conseguiremos desenvolver grandes projetos.

 

Agência PRB Nacional – Será possível cortar gastos da prefeitura para equilibrar as contas do município?
Léo Ponto Certo – O certo é a prefeitura não gastar e gerir bem os recursos disponíveis. Ter cuidado com a máquina pública, não usar os carros da prefeitura para fins indevidos, não desperdiçar o bem público. Precisamos gerir bem os recursos para que a população seja beneficiada da melhor forma possível.

 

Agência PRB Nacional – Sua equipe de governo já foi definida? Como seu secretariado deverá trabalhar?
Léo Ponto Certo – A nossa equipe de trabalho já está pré-definida. Quero que eles estejam em sintonia com todos os setores, com os conselhos, ouvindo a população. A ideia é que cada secretaria eleja prioridades diante das demandas existentes e as resolva no menor tempo possível.

 

Agência PRB Nacional – Como espera ser o diálogo entre o executivo e o legislativo no município?
Léo Ponto Certo – Teremos uma maioria na câmara, pois cinco dos nove vereadores eleitos são da nossa coligação. Queremos manter sempre o diálogo e espero que a câmara esteja em sintonia com a prefeitura, mas, sobretudo, com a população, aprovando as propostas de interesse do povo.

 

Agência PRB Nacional – Para finalizarmos, conte-nos o que o PRB representa para o senhor.
Léo Ponto Certo – Vejo o PRB hoje como um bom partido, com boas projeções. Trata-se de um partido que tem feito a diferença. Estive com o republicano Carlos Henrique, secretário de Esportes de Minas Gerais, que me atendeu muito bem quando o procurei. Espero o crescimento do partido e acredito no apoio da legenda. Esperamos um suporte jurídico, capacitação para os prefeitos. Seria muito importante para este momento de crise em que passa o país.

Por Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.