Nena de Luciano tem se empenhado em buscar recursos para Monte Alegre de Sergipe

Nena de Luciano tem se empenhado em buscar recursos para Monte Alegre de Sergipe

Compromisso com a população e com o desenvolvimento sustentável do município de Monte Alegre de Sergipe, no Alto Sertão do estado, são as condições que vêm norteando a administração da prefeita Marinez Silva Pereira Lino, conhecida popularmente como Nena de Luciano (referência ao esposo). A cidade possui cerca de 15 mil habitantes e fica a 156 km da capital Aracaju.

Empenhada em garantir melhor qualidade de vida aos monte-alegrenses, Nena não tem medido esforços e, com determinação, tem buscado recursos junto ao governo estadual e aos representantes do estado em Brasília, focando sua gestão na saúde, educação e cultura.

Na política desde 2012, quando concorreu como vice-prefeita, não obtendo êxito, Nena é comerciante e em 2016, com o apoio do deputado federal Jony Marcos e do deputado estadual Jairo de Glória (ambos do PRB) aceitou o desafio de concorrer ao cargo de prefeita, tendo sido sendo eleita com 49% em uma disputa com mais dois candidatos.

À Agência PRB Nacional, a republicana falou de sua luta e conquistas nestes primeiros meses de mandato. 

 

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeita, quais foram os desafios encontrados nesses primeiros meses de sua gestão?
Nena de Luciano – Foram muitos e ainda estamos esperando, pois a gestão anterior deixou muitas dívidas, algo em torno de R$ 8 milhões. Recebi o município com diversos problemas, mas Deus tem nos ajudado e já consegui efetuar ações na saúde e educação, estamos cuidando da limpeza da cidade e também das estradas. Estamos em um período chuvoso, então há algumas dificuldades. Temos muita fé e boas intenções para trabalhar com honestidade em prol do nosso povo, para garantir serviços de qualidade. O governo do estado garantiu que vai nos ajudar com a questão da encanação de água nos povoados e já fizemos uma parceria com a Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe).

 

Agência PRB Nacional – O problema de abastecimento de água então será combatido em sua gestão?
Nena de Luciano – É o que queremos. O governador ainda não definiu qual será o valor do investimento, mas, como tenho feito, irei nestes próximos dias novamente à capital para uma reunião com a equipe do governo e acertar quanto será enviado para Monte Alegre de Sergipe. Esperamos que os valores sejam suficientes para garantir o abastecimento de água encanada ao nosso povo. Temos povoados, como o Maravilha, que tem encanação, mas passa até quatro meses sem chegar água. Então, vai ser preciso verificar isso e resolver esse problema. Os outros povoados não possuem encanação para chegar água, já estamos trabalhando essa questão. Em janeiro coloquei mais de 600 carros-pipa para distribuir água à população com recursos da prefeitura.

 

Agência PRB Nacional – Na educação, como sua gestão tem trabalhado?
Nena de Luciano – Quando recebi a prefeitura, me foram entregues todos os carros, mas quatro ônibus o ex-prefeito não pagou. Aí tivemos que quitar primeiro para podermos por em funcionamento. A educação ainda não está como queremos, mas está funcionando. Os carros nas rotas certas, merenda escolar da primeira qualidade. Estamos trabalhando muito na luta para colocar tudo em ordem. Educação e saúde são duas prioridades, sem educação não somos nada e não há desenvolvimento. Conseguimos em Brasília desde novembro do ano passado, verbas para colégios, calçamento e esperamos receber estes recursos já agora no mês de julho.

 

Agência PRB Nacional – A saúde é uma das prioridades do seu plano de governo. O que já foi possível realizar até o momento?
Nena de Luciano – Temos dado total atenção à saúde. Contratamos seis médicos e estamos garantindo atendimento 24 horas. Antes, as pessoas precisavam se deslocar até as cidades vizinhas, como Nossa Senhora da Glória, mas quando assumi, mudamos essa realidade. Conseguimos fisioterapeuta, pediatra e clínico geral para o município, recebemos uma verba e compramos cinco carros novos para a saúde. Estamos correndo atrás de recursos, já fomos duas vezes este ano a Brasília para pedir ajuda aos deputados. O deputado federal Jony Marcos (PRB-SE) destinou R$ 1,5 milhão para a saúde.

 

Agência PRB Nacional – Parcerias são fundamentais para a prefeitura. Como isso está sendo feito?
Nena de Luciano – Sim. Os gestores têm que correr atrás de recursos, de investimentos para suas cidades. Quando o povo vota, está confiando no gestor, então temos de sair e buscar meios, parcerias, para levarmos melhorias à população. Ainda não fizemos mais porque há quatro anos Monte Alegre de Sergipe estava parada e encontramos a prefeitura em má situação. Mas aos poucos vamos colocando a casa em ordem.

 

Agência PRB Nacional – O que já foi possível fazer, nesses primeiros meses, pela zona rural?
Nena de Luciano – Na agricultura temos o secretário Aroldo, que vem fazendo um ótimo trabalho. Conseguimos sementes com o governo do estado para os agricultores, é da agricultura que trazemos o alimento para cidade, por isso é nosso compromisso apoiar e buscar melhores condições para os agricultores do município.

 

Agência PRB Nacional – Como seu governo pretende dar oportunidades aos jovens?
Nena de Luciano – Essa é uma área que temos dado muita atenção. Abrimos uma Secretaria de Cultura, que não havia no município, pedi em Brasília recursos para investir na cultura e formação dos jovens. A maioria dos nossos parceiros, de nossa equipe, é jovem, estamos dando oportunidades e aproveitando o potencial que eles têm.

 

Agência PRB Nacional – Que outras iniciativas a população pode esperar do seu mandato?
Nena de Luciano – Um dos projetos que temos é o Vale Solidário para as pessoas de baixa renda. Meu projeto é implantar isso ao longo do mandato mas, diante das dificuldades, ainda não foi possível. Contudo, continua entre nossas prioridades. Nosso plano é investir muito em saúde, educação e cultura, o povo votou e apostou em nossa capacidade de fazer uma boa administração. Estamos confiantes e, com muito trabalho, vamos conseguir. Não vamos medir esforços para buscar recursos.

 

Agência PRB Nacional – Que avaliação é possível fazer desses primeiros meses de gestão?
Nena de Luciano – Acreditamos que estamos na direção certa, temos feito um bom trabalho. A população está nos apoiando e temos uma boa aceitação. Aos poucos vamos superando os desafios e, ao final do mandato, estaremos com uma Monte Alegre muito melhor.

 

Agência PRB Nacional – Para finalizarmos, conte-nos o que o PRB representa para a senhora.
Nena de Luciano – Para mim o PRB é o partido 10. Só tenho elogios. Nosso principal representante no estado, que é o deputado federal Jony Marcos, tem nos apoiado muito. Sou muito grata a ele e a todos que têm nos ajudado e feito do PRB um partido diferente, ético. O partido se mostra comprometido com a sociedade e aqui vamos trabalhar pelo seu fortalecimento.  

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.