Nabor Wanderley quer fortalecer ações na área social e ampliar força do PRB na Paraíba

Republicano chega ao partido com histórico de trabalho na defesa da educação e das mulheres vítimas de violência

Publicado em 14/5/2018 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 11:20

Recém-filiado ao PRB, o deputado estadual Nabor Wanderley garantiu que não medirá esforços para fortalecer o partido na Paraíba e continuar trabalhando para garantir melhorias na saúde, educação, infraestrutura e geração de emprego aos paraibanos. Pré-candidato à reeleição, Nabor tem como lema trabalhar na defesa dos interesses dos menos favorecidos.

Aos 52 anos, formado em Direito, Nabor é pai do deputado federal Hugo Motta (PRB-PB) e foi prefeito do município de Patos, com cerca de 120 mil habitantes, por dois mandatos consecutivos. Ao deixar a Prefeitura de Patos, Nabor Wanderley teve aprovação popular de mais de 80%. Sua atuação como prefeito lhe garantiu os prêmios Gestão Eficiente da Merenda Escolar em 2006 pelo FNDE/PNAE e Selo Escola Solidária, conferido pelo Unicef pela implantação do projeto Incentivo à Leitura. 

Na Assembleia Legislativa da Paraíba tem trabalhado em questões como saúde e educação e dado ampla atenção às causas sociais do estado. O deputado já apresentou 30 projetos, sendo que a maioria destes já virou lei, beneficiando os paraibanos.

À Agência PRB Nacional, Nabor falou sobre seu ingresso na política, a atuação no estado e seu compromisso de continuar defendendo os interesses da sociedade paraibana.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Deputado, quais são suas expectativas no PRB?
Nabor Wanderley – O PRB é um partido onde tive uma ótima acolhida, partido esse que eu já admirava e tinha um respeito muito grande. Quero somar com nossos quadros e contribuir para seu crescimento não apenas na Paraíba, mas em todo Brasil e espero poder corresponder aos anseios da população com muito trabalho. Acredito que estou no lugar certo, pois o PRB tem as mesmas preocupações e bandeiras que levanto desde o início da minha vida pública. Entrei na política por meio dos movimentos populares e associações comunitárias, meu mandato tem sido voltado à defesa dos interesses das pessoas mais desassistidas. Quase 30 projetos meus já viraram lei, sendo a maioria voltado aos direitos do consumidor, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, crianças, idosos, gestantes e humanização do parto.

 

Agência PRB Nacional – Qual iniciativa o senhor pode citar em relação à defesa das mulheres vítimas de violência?
Nabor Wanderley – Foram várias medidas já aprovadas. Uma delas diz respeito também à educação, pois prioriza matrículas e transferências dos filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nos estabelecimentos de ensino da rede pública da Paraíba. Muitas vezes a mãe é agredida, ameaçada e tem que abandonar sua casa. Além do sofrimento delas, muitos filhos são prejudicados por não terem as vagas garantidas nas escolas e creches. Com a medida, se elas comprovarem que foram vítimas e tenham que mudar de residência, os filhos têm direito às matrículas nas escolas públicas.

 

Agência PRB Nacional – O senhor destacaria mais alguma iniciativa sua?
Nabor Wanderley – Todas têm uma grande importância, mas destacaria uma que foi aprovada e garante 10% das vagas de trabalho para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, nas empresas prestadoras de serviços contratadas pelo Poder Público do Estado. Agora apresentamos outro projeto de lei para que seja incluído na grade curricular das escolas da Paraíba o estudo sobre a Lei Maria da Penha para que as crianças já cresçam com essa formação de não agressão às mulheres. Encaminhamos ainda uma proposta, que está para ser votada, para que nos concursos públicos para as Polícias Militar e Civil sejam também incluídos o estudo da Lei Maria da Penha. Em outra proposta, em tramitação, pretendemos afastar da sala de aula o professor que responda a processos por pedofilia ou agressão às mulheres, como forma de proteger nossas crianças. Outro projeto de lei proíbe o Estado de contratar serviços de empresas ou de pessoas que estejam respondendo processo de pedofilia e agressões às mulheres.

 

Agência PRB Nacional – Como os municípios paraibanos têm sido beneficiados por meio de sua atuação?
Nabor Wanderley – Temos procurado visitar os municípios, conversando com os prefeitos, as lideranças e a população de forma a saber como contribuir por meio do nosso trabalho. Dessa forma, temos destinado emendas, sobretudo para a educação, colocando recursos para a aquisição de veículos, reforma, ampliação e climatização de escolas. Como nosso estado tem um clima muito quente, queremos garantir o conforto dos estudantes e profissionais da educação, com a climatização das salas de aula de todo o estado, o que em Patos já é uma realidade. Nas áreas da saúde e infraestrutura também temos destinado recursos e buscado intermediar ações junto ao governo estadual. São medidas como a construção de açudes e adutoras, que garantem qualidade de vida as pessoas.

 

Agência PRB Nacional – A atuação em conjunto com seu filho, o deputado federal Hugo Motta, tem contribuído para que os benefícios cheguem mais rápido à população paraibana?
Nabor Wanderley – O trabalho do deputado federal Hugo Motta em Brasília é reconhecido por todos os paraibanos. É um jovem ágil e que tem conseguido atender às demandas dos municípios por meio de emendas parlamentares e de sua ampla atuação política junto aos ministérios. Isso tem facilitado muito o trabalho que desenvolvo no estado e temos procurado fazer essa atuação conjunta, encaminhando as demandas locais que precisam do apoio da capital federal, para que ele possa buscar soluções em Brasília. Com certeza é uma parceria de muito sucesso e a população paraibana tem ganhado muito com isso.

 

Agência PRB Nacional – Como está o trabalho nessa fase de pré-campanha eleitoral?
Nabor Wanderley – Estamos trabalhando pela nossa reeleição e pretendemos fortalecer o partido. Temos o deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB) e outros companheiros nossos que pretendem mostrar a seriedade e compromisso com o estado e assim ampliar nossa bancada na Assembleia Legislativa da Paraíba. Estamos discutindo como vai ser nossa posição em relação ao Governo do Estado e iremos formar uma coligação forte que tenha condições de trabalhar em prol da Paraíba.

 

Agência PRB Nacional – Quais devem ser as prioridades daqueles que forem eleitos neste ano?
Nabor Wanderley – Uma das prioridades que temos defendido é o investimento para melhorar a educação básica de nossos jovens e adolescentes, além da área da saúde. Nosso estado é pequeno, mas com muitas demandas na saúde pública, por isso, a atenção precisará estar voltada também para essa área. Além disso, é claro, todas as demandas das pessoas mais carentes precisam continuar sendo priorizadas. Além de saúde e educação, a geração de empregos precisa ser uma bandeira de todos, pois é gerando emprego e renda que podemos realmente dar dignidade às famílias.

 

Agência PRB Nacional – Os que os paraibanos podem esperar dessa sua nova fase no PRB?
Nabor Wanderley – Os paraibanos podem esperar da gente, muito trabalho. As pessoas que conhecem a mim e ao deputado Hugo Motta sabem que temos um compromisso de trabalho com a Paraíba. Vamos continuar trabalhando muito e ainda mais intensamente pelo nosso estado com o apoio do partido que, certamente será fortalecido nas eleições deste ano.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Reportar Erro
Send this to a friend