“Minha prioridade é a geração de mais empregos”, afirma prefeito Darci Lima

Republicano exerce seu terceiro mandato como prefeito de Glorinha, município situado na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

Publicado em 4/12/2017 - 00:00 Atualizado em 9/6/2020 - 15:24

O entrevistado da semana é o prefeito Darci Lima (PRB-RS), do município de Glorinha, situado na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em seu terceiro mandato à frente a gestão municipal, o republicano está determinado em abrir mais postos de trabalho por meio de parcerias com vários setores da iniciativa privada. Darci Lima defende que quando se tempo emprego, tem tudo para o desenvolvimento do município e consequentemente a melhoria da qualidade de vida do povo.

Leia a entrevista completa concedida à Agência PRB Nacional.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeito, quais os maiores desafios enfrentados neste primeiro ano de governo?
Darci Lima – Mesmo encontrando as contas da prefeitura em condição razoável, a situação na Secretaria de Obras não era boa porque todo maquinário da prefeitura estava sucateado, sem condições de uso. Tivemos que terceirizar os serviços mais pesados que são feitos com caçambas e tratores, mas já recuperamos duas motoniveladoras e estamos consertando três retroescavadeiras e dois caminhões que encontramos quebrados no município. Nas áreas de Saúde e Educação também fizemos investimentos para melhorar a qualidade dos serviços, além de trabalhar bastante para trazer novas empresas para cá e também buscar recursos para os projetos de pavimentação e de infraestrutura de uma forma geral. Esses têm sido nossos desafios neste ano.

 

Agência PRB Nacional – Sobre as ações da prefeitura na zona rural, o que merece destaque?
Darci Lima – Te digo que um dos maiores investimentos do nosso governo na zona rural foi a disponibilização de tratores e maquinário necessário para a preparação do solo. Com isso, conseguimos ajudar os trabalhadores rurais a produzir mais e melhor. Outra ação foi a recuperação de mais de 150 km de estradas rurais, com qualidade no serviço. Sem estradas boas não há desenvolvimento no campo e temos feito nosso trabalho neste sentido.

 

Agência PRB Nacional – O que tem sido feito pela saúde e educação de Glorinha?
Darci Lima – Sabemos que a saúde é um problema sério em todo o país. Aqui em Glorinha, como na maioria das pequenas cidades, cuidamos do atendimento básico e a parte da alta complexidade fica por conta dos governos estadual e federal. Mas, digo para você que temos uma estrutura básica muito boa de atendimento da população. Estamos, inclusive, com uma Unidade Básica de Saúde pronta para ser inaugurada até o final deste ano. Além disso, já estamos criando duas equipes de Estratégia de Saúde para atender a população do interior. Quanto à questão da Educação, posso afirmar para todo o Rio Grande do Sul e Brasil que nós somos um município modelo na área de educação. Atendemos bem as crianças na educação básica e também em todo o ensino fundamental, a alimentação escolar é oferecida quando chegam na escola pela manhã e antes de ir embora, no final da tarde, o transporte escolar tem ótimas condições, os prédios escolares tem uma excelente infraestrutura, sem contar outras ações que envolvem diretamente o conteúdo pedagógico. Os nossos professores recebem qualificação e temos um programa de melhoria da formação continuada do professor.

 

Agência PRB Nacional – Quando o senhor assumiu o cargo, não atribuiu os problemas do município ao ex-gestor. Essa é uma forma diferente de fazer política?
Darci Lima – Eu faço uma política honesta e comprometida com o município, não tenho porque falar mal. Essa é uma prática muito utilizada na política, eu mesmo quando saí em 2004 fui um injustiçado. Geralmente quem assume diz que o governo anterior deixou a terra arrasada, mas eu não faço isso, não vou cometer essa injustiça. Um grande problema que nós estamos enfrentando é que o município passou muitos anos sem fazer grandes investimentos e hoje, voltamos a buscar investimentos, inclusive, no dia 21 de novembro, saí às 6h do Rio Grande do Sul, tive uma reunião em São Paulo com um empresário, fui para Minas Gerais para reunião com outro empresário e fui a Brasília no final do dia, em busca de investimentos para geração de emprego e renda na cidade. Tenho certeza que é o melhor programa de governo é geração de emprego e renda.

 

Agência PRB Nacional – O aumento do número de postos de trabalho no município tem sido sua prioridade?
Darci Lima – Sim, minha prioridade em Glorinha é a geração de empregos. Sou radical quando se trata de conquistar empresas e buscar investimentos com esse objetivo, inclusive, nós montamos um programa para incentivar a instalação de empresas no município. A cada dez empregos que são gerados, a prefeitura paga o aluguel de prédios, pavilhões e outros espaços utilizados pela empresa. Por exemplo, nós estamos levando uma empresa para Glorinha que vai gerar 100 empregos diretos e vamos pagar o aluguel de um pavilhão para a empresa de 2 mil m², no valor de R$ 8 mil por mês. É um investimentos que fazemos com foco no retorno social dos empregos gerados no município. Sem sombra de dúvidas, a minha prioridade é com a geração de mais empregos em Glorinha.

 

Agência PRB Nacional – Como está a infraestrutura da cidade?
Darci Lima – Estamos carentes, precisamos de muitas obras na cidade. Glorinha é um município novo, tem 29 anos, estamos na região metropolitana, a 50 km de Porto Alegre, numa região bem localizada, mas estamos precisando de investimentos para melhorar a infraestrutura de um modo geral. A principal demanda é para pavimentação de ruas e construção de praças e outros espaços públicos.

 

Agência PRB Nacional – Quais são os grandes projetos que sua gestão tem para o município?
Darci Lima – A maioria é na área de pavimentação, drenagem de águas das chuvas na área rural e também um sistema abrangente de esgoto sanitário. Nós temos o esgoto funcionando em um pequeno perímetro da cidade, mas nossa meta é levar o serviço para toda a área urbana. Fora isso, temos projetos para construção de praças, creches e estamos investindo bastante na aquisição de patrulhas agrícolas para aumentar a produção de alimentos da agricultura familiar. Estamos lutando com apoio do deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) para conseguir recursos do governo federal para levar o esgotamento sanitário para toda a cidade.

 

Agência PRB Nacional – O que o deputado federal Carlos Gomes já conseguiu para Glorinha?
Darci Lima – Bah! Teríamos que ficar aqui conversando por um bom tempo para falar tudo que já conseguimos com o deputado federal Carlos Gomes. De uma forma geral, os benefícios mais importantes foram: uma patrulha agrícola, um ginásio para um loteamento popular e outro ginásio para uma escola municipal. Enfim, foram várias emendas parlamentares. De forma geral, neste primeiro ano, Glorinha recebeu em torno de R$ 3 milhões em emenda do deputado.

 

Agência PRB Nacional – Pelo que me falou aqui, podemos dizer que Glorinha está em boas mãos e a sua gestão tem muitos projetos importantes para realizar, não é mesmo?
Darci Lima – Sim! Estamos trabalhando para levar mais desenvolvimento para nossa cidade. Tenho um compromisso muito forte para gerar empregos e melhorar a infraestrutura da cidade e do campo. O povo pode esperar muita determinação, empenho e uma luta constante para fazer o povo viver cada vez melhor. Para mim, quem tem emprego tem tudo, o resto se conquista automaticamente com o tempo e dedicação. Eu costumo dizer que se você tem um bom salário, compra até a saúde, se não tem um plantão médico no serviço público, quem ganha bem pode pagar uma consulta particular e garantir o atendimento. Trabalhamos para gerar o maior número de empregos possível e assim fortalecer a economia e gerar mais qualidade de vida para o povo. Todos ganham com a abertura de novos postos de trabalho.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – Prefeitura de Glorinha (RS)

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend