Entrevistamos o coordenador do PRB Empreendedorismo e Tecnologia, Mário Mendes Júnior

mario-mendes-movimento-prb-empreendedorismo-e-tecnologia

Você sabia que os pequenos negócios são os que realmente impulsionam o nosso país? E que o terceiro sonho de consumo brasileiro é ter o próprio negócio? Pensando nisto, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira lançou, recentemente, o movimento setorial PRB Empreendedorismo e Tecnologia e empossou o especialista Mário Mendes como coordenador nacional do grupo. Nesta semana, Mendes mostrará o diferencial republicano e o foco do Movimento em alertar a situação informal do microempreendedor individual.

 

ENTREVISTA

1– De que forma o senhor acredita que a criação do Movimento PRB Empreendedorismo e Tecnologia aproximará ainda mais o povo brasileiro do ideal republicano?

M.M. – Quando a gente lista os desejos do povo brasileiro. Uma pesquisa foi divulgada recentemente pelo GEM Brasil, onde mostra que o empreendedorismo é pauta para a população. No nosso país, a vontade de ter o próprio negócio ocupa o terceiro desejo da lista do povo. Isso quer dizer que, criar este Movimento mostra que o PRB vai ao encontro das necessidades da população que estão com os negócios em desenvolvimento, é pensar em geração de empregos e renda. Isso é prioridade do partido. Isso é o ideal republicano.

2- E qual diferencial o senhor destacaria do Movimento?

M.M. – O diferencial é: enquanto a gente ouve falar dos outros partidos e grandes movimentos voltados a desenvolvimento macroeconômico, o PRB foca nas questões de microempreendedorismo. Ou seja, aquelas questões do microempreendedor individual, da onde realmente é a grande parte da população brasileira, onde grande parte dessa população tem a sua origem. Os pequenos negócios são os que realmente impulsionam esse País. Então, essa é a grande diferença.

3- O Presidente Nacional do PRB, Marcos Pereira, disse que dos Movimentos fluirão novas diretrizes para o PRB. Quais são as propostas de debate que o senhor pretende apresentar?

M.M. – O primeiro ponto, o mais importante é incentivar e inserir toda a população empreendedora hoje, que está informal dentro de uma cadeia de formalização. Só que isso vai esbarrar na desburocratização, na redução do curto Brasil e na desburocratização de abertura de novos negócios.

4- Qual tema que a sua coordenadoria já adotou como prioridade?

M.M. – Nós estamos realizando, que, aliás já fizemos o primeiro evento em São Paulo, uma rodada de painel de discussões nas 27 unidades federativas e também no Distrito Federal. Apresentaremos diretrizes iniciais que são focadas em cenário fiscal, melhora do cenário financeiro, a questão de uso das empresas de maquininhas de cartão de crédito, enfim, é um grande debate que visa criar um grande movimento nacional.

5- Como tem sido a expansão do seu movimento no outros Estados?

M.M. – Já existem palestras agendadas em três outras unidades federativas. É importante destacar que o Brasil é muito grande, então, movimentos ligados aos Estados também vão ter que nascer dessas microrregiões do País. A aderência é evidente, a aderência é latente e isso realmente vem se mostrando com pedido de palestra dos líderes estaduais de cada sede.

6- De que forma ou estratégia o senhor pretende intensificar os trabalhos do movimento junto à população?

 M.M. – Realmente criando lideranças, enfatizando que cada região, cada sede estadual ou cada microrregião, cada liderança regional, alí dentro tem, realmente, alguém com histórico positivo de microempreendedorismo. É com base nessas pessoas, é com base nessas histórias que a gente quer multiplicar a força do empreendedorismo e da tecnologia dentro do PRB.

7- O que a pessoa pode fazer para participar?

MM – Para participar os e-mails do partido estão à disposição, acionando a sede nacional ou também diretamente no meu e-mail – mariomj@terra.com.br . Mas volto a afirmar: os movimentos estão sendo feitos de forma organizada por Estado. Então, a partir do momento que o Estado que recebeu o painel, decorrente desse Estado, nascerá novas lideranças, novas conversas e novos canais de comunicação.

Por Jamile Reis e Elisa Ribeiro / Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!