Márcio Valeriano

Prefeito eleito do PRB-MG em Lagoa Grande

Publicado em 3/12/2012 - 00:00 Atualizado em 18/6/2020 - 11:34

O médico Marcio Valeriano conheceu e se apaixonou pela pequena Lagoa Grande há oito anos. E foi essa identidade com acidade que o fez conhecedor dos problemas dela. Com pouco mais de 8 mil habitantes e uma história política recente (foi transformada em município em 1992, portanto há 20 anos), a cidade do Noroeste mineiro tem sua agricultura baseada na pecuária e em muitos aspectos parece ainda parada no tempo. Pois é pensando no futuro que Márcio Valeriano aceitou o desafio de entrar na vida política. E o fez com sucesso. Em sua primeira eleição foi escolhido prefeito rompendo uma polarização que marca a história do município, desde que ainda era distrito de Presidente Olegário.

Entrevista

1- Por que essa opção pela política?

Marcio Valeriano – A decisão de entrar na política agora não foi minha, mas de um grupo. De uma coletividade que tinha um pensamento voltado para o bem estar comum em nossa cidade. Nunca havia exercido qualquer cargo político, mas fui incentivado pelo espírito coletivo do grupo.

2-E por que o PRB?

Marcio Valeriano – Porque o PRB é a nossa cara. É a renovação. Um partido que tem como referência o saudoso José Alencar, com toda a sua integridade. Por isso escolhemos o PRB. Por isso somos 10. Sou médico na cidade há oito anos e vi que a política local não era feita com “P” maiúsculo, mas com “p” de politicagem. Daí minha necessidade de fazer algo para mudar essa realidade e a descoberta que o PRB é o instrumento para isso.

3- O senhor assume em janeiro. Já escolheu suas prioridades?

Marcio Valeriano – A nossa prioridade, até mesmo porque nosso município tem apenas vinte anos, é investir na infraestrutura de nossa cidade, que é muito precária. Precisamos investir em rede de esgoto, estação de tratamento, a parte ambiental que, praticamente, do ponto de vista de novas políticas para o setor, está parada na década de 80. Isso tudo tem que ser mudado.

4- O senhor fala em mudar a política local. O que o senhor espera de sua relação com a Câmara dos Vereadores?

Marcio Valeriano – Uma relação tranquila, boa, até porque conseguimos fazer seis vereadores de um total de nove, o que demonstra a identidade da cidade com as propostas republicanas. Todos os seis de nossa coligação têm a mesma preocupação com a nova forma de fazer política.

5- Minas Gerais foi um dos estados em que o PRB teve atuação mais destacada, elegendo 15 prefeitos e 190 vereadores. Na sua opinião, qual a razão de sucesso no estado?

Marcio Valeriano – Sem dúvida o crescimento do PRB parte da integridade com que foi formado o partido e das novas ideias que fazem parte do cotidiano de seus integrantes. Ideias que estão sempre fundamentadas no compromisso com o coletivo, com o bem maior. Não pensando em grandes obras, mas sim no ser humano.

6- Qual foi a sua principal dificuldade em campanha, levando em conta o fato do senhor não ter experiência anterior?

Marcio Valeriano – Nossa campanha teve momentos difíceis, acredito que como qualquer campanha, em grandes momentos. Uma das maiores dificuldade foi romper a polarização existente entre dois grupos. Os cidadãos se preocupavam muito com a rivalidade entre esses grupos. Eram eleições entre duas cores, dois números, com pouca preocupação com as pessoas que estavam por trás dessas duas correntes. Nós conseguimos fazer uma campanha baseada em propostas e não em torcida. Fizemos uma campanha apresentando ideias e pessoas e não cores, números.

7- O que a população de Lagoa Grande deve esperar de seu prefeito a partir de janeiro?

Marcio Valeriano – Acima de tudo uma gestão eficiente, séria e íntegra, sem nenhuma demagogia.

8- Qual a mensagem que o senhor deixa para os cidadãos de Lagoa Grande?

Marcio Valeriano – A campanha acabou! Vamos governar para todos. Convido a população a participar de um mutirão de cidadania pelos próximos quatro anos. 

Texto: Paulo Gusmão – especial para a Comunicação Nacional do PRB
Foto: Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend