Marcelo de Fizito desafia a crise e não para de executar obras em Paula Cândido (MG)

O prefeito republicano é servidor da Regional de Saúde do município de Ubá e tem focado o mandato na melhorias do atendimento médico no município

O prefeito republicano é servidor da Saúde do município de Ubá e tem focado o mandato na melhorias do atendimento médico no município

Prefeito de segundo mandato, reeleito com 58% dos votos válidos, o republicano Marcelo de Fizito (PRB) pretende avançar mais na melhoria da qualidade dos serviços públicos do município de Paula Cândido, que tem pouco mais de 9.600 habitantes e distante 254 km da capital Belo Horizonte.

Casado e pai de dois filhos, um de 22 e outro de 12 anos, Marcelo carrega no nome uma homenagem ao falecido pai. Ele que já foi secretário de saúde entre 2000 e 2004, aceitou o desafio de ser candidato pela primeira vez em 2012 e foi eleito com 52% dos votos, tendo feito uma gestão mais humana e de compromisso com as demandas sociais, o que lhe garantiu a reeleição no ano passado.

Em entrevista à Agência PRB Nacional, o republicano faz um balanço do seu primeiro mandato como prefeito de Paula Cândido e fala sobre o que pretende fazer nos próximos quatro anos à frente da prefeitura.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeito, de onde vem o “de Fizito”?
Marcelo de Fizito – Vem do meu pai, já falecido. Ele se chamava Fizito e manteve por muitos anos um supermercado na cidade, ele era muito conhecido. Eu sou Marcelo, filho de Fizito e tenho muito orgulho de ter à referência dele no meu nome.

 

Agência PRB Nacional – O senhor foi reeleito com 58% dos votos válidos. A que podemos atribuir essa vitória?
Marcelo de Fizito – Acredito que é resultado de muito trabalho e dedicação para melhorar a vida da nossa gente. Também podemos dizer que é pelo meu jeito de fazer política. Existia uma rivalidade política muito grande e quando assumi a prefeitura comecei a tratar as pessoas com respeito e igualdade, sem olhar para o lado político. Essa nova maneira de administrar funcionou muito bem e a gente conseguiu ganhar vários apoios políticos, tanto é que fomos para a campanha com uma coligação de 14 partidos no nosso lado e apenas 3 do adversário. São muitas ações feitas que contribuíram com essa aprovação nas urnas.

 

marcelo-de-fizito-prb-prefeito-paula-candidato-mg-entrevista-foto2-ascom-12.04.2014Agência PRB Nacional – O que já possível fazer durante os quatro anos de gestão em seu primeiro mandato?
Marcelo de Fizito – Nós fizemos muitas obras, fica até difícil lembrar de todos assim na hora. Construímos uma escola, uma creche no valor de R$ 1,8 milhão, uma quadra coberta e estamos em fase de conclusão do novo parque de exposições. Nossa gestão se preocupa em fazer tudo muito bem feito e com os pés no chão. Foi assim que promovemos muitas melhorias, principalmente nas áreas de saúde e educação. Tivemos um salto de qualidade nos atendimentos médicos e na realização de exames. Para isso, reformamos prédios e construímos outros, contratamos médicos, profissionais de saúde e todos os produtos para manter a saúde de qualidade. Na educação não foi muito diferente, só para você ter uma ideia compramos sete ônibus novos pelo programa Caminhos da Escola, reformamos e ampliamos escolas e realizamos muitas outras ações. Na questão social, nós construímos uma nova unidade para o Cras. Fizemos investimentos em todas as áreas, várias ruas do município já foram pavimentadas e a infraestrutura da cidade está bem melhor.

 

Agência PRB Nacional – O que diferencia o início deste segundo mandato com o primeiro?
Marcelo de Fizito – Na verdade vejo que é a visão mais ampla que tenho hoje da administração pública e do tratamento com as pessoas. Nesse mandato já conto com mais experiência de gestão e conheço muito bem as demandas do município e os caminhos que tenho que percorrer para realizar os investimentos necessários. Em 2012, quando fui eleito pela primeira vez, eu nunca tinha sido candidato a nada e agora foi muito diferente. Quero continuar contribuindo para desenvolvimento do município e fazer com que a popularidade do nosso governo continue em alta.

 

Agência PRB Nacional – A crise financeira que atingiu o governo federal e também o governo do estado não chegou em Paula Cândido?
Marcelo de Fizito – Chegou sim, ela está em todos os setores. A crise complica demais nossas ações, mas estamos conseguindo desenvolver todos os nossos projetos. Não paramos nada e continuamos fazendo investimentos, obras e cuidando das pessoas. Aqui em Paula Cândido, a crise é combatida com muito trabalho e responsabilidade com o dinheiro público.

 

Agência PRB Nacional – Quais são as obras em andamento no município?
Marcelo de Fizito – Estamos concluindo obras importantes. Já em fase de conclusão temos a creche, o parque de exposições, a ampliação da quadra de esportes municipal e também a reforma da Unidade Básica de Saúde do distrito de Airões. Temos também um investimento na área habitacional, já compramos o terreno e começamos a implementar o projeto para construção de 50 casas na zona urbana e outras 25 na zona rural, pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

 

Agência PRB Nacional – E os desafios? Quais têm sido os principais neste início de segundo mandato?
Marcelo de Fizito – O maior desafio, com certeza, é a falta de recursos. Nossa maior dificuldade é com relação ao governo estadual, que está muito ausente. Não tem recursos mesmo, faltando pagamentos de itens básicos e isso está dificultando as coisas. A grave crise econômica acabou chegando no município também. Além da falta de recursos para assinatura de convênios, emendas parlamentares, falta dinheiro para custear as despesas do dia a dia na área da saúde. O programa Saúde em Casa está com pagamentos atrasados, o transporte escolar está atrasado também porque o governo tem enviado os recursos para o município sempre com atraso.

 

marcelo-de-fizito-prb-prefeito-paula-candidato-mg-entrevista-foto4-ascom-12.04.2014Agência PRB Nacional – Quais são os grandes projetos da sua gestão até 2020?
Marcelo de Fizito – São muitos, mas vou destacar alguns dos mais importantes. Quero chegar no final deste mandado com a saúde funcionando como está agora, atendendo bem às pessoas e salvando vidas. Os postos de saúde estão todos equipados e contamos com uma frota de veículos renovada. Na área da educação, quero continuar ampliando a qualidade das escolas e do ambiente escolar. Já temos ônibus novos, as escolas estão todas reformadas, quero deixar a creche construída, uma nova escola e também um belo parque de exposições para a população. Até o fim do mandato, tenho muito trabalho pela frente e vou deixar uma cidade bem melhor do que aquela que assumi em 2012. Até lá, vou continuar fazendo meu trabalho com seriedade e compromisso com os interesses coletivos.

 

Agência PRB Nacional – Qual é o principal diferencial da sua gestão?
Marcelo de Fizito – Penso que a forma como nosso governo tem tratado as pessoas, sempre com muito respeito e carinho, sem olhar o lado político. Todo mundo tem do prefeito Marcelo, um carinho especial e muito respeito. Não temos perseguição política, aqui o governo é para todos.

 

Agência PRB Nacional –  A vida de prefeito é boa, fácil, como é?
Marcelo de Fizito – Não é fácil, pelo contrário, é muito difícil. A gente tem de abrir mão de muita coisa, principalmente do tempo com a família. Falta tempo para dar atenção às pessoas mais próximas, fica muito difícil. Ser prefeito é uma missão mesmo e tem de gostar de gente, de transformar e realizar. Mesmo com a situação política do país, graças a Deus, por onde eu passo sou bem recebido pelas pessoas. Tenho trabalhado muito para fazer uma excelente gestão, sou visto como um bom prefeito, um gestor preocupado com o povo e isso é o maior prêmio que poderia ter na vida. Sou grato por essa oportunidade de ajudar as pessoas e de ser um agente de transformação social.

 

Agência PRB Nacional – Lá em 2012, quando o senhor assumiu a prefeitura pela primeira vez, como estava a estrutura da Saúde no município?
Marcelo de Fizito – A Secretaria de Saúde não tinha nenhum veículo em condição de rodar. Hoje nós estamos com mais de 20 veículos. A principal Unidade Básica de Saúde, que concentra o maior número de atendimentos, estava praticamente destruída. Todas as unidades de Saúde do município estavam destruídas, nós reconstruímos todas elas. Fizemos muitos investimentos, Paula Cândido aplica na Saúde, 30% dos recursos que recebe. Contratamos mais médicos, acabamos com a fila para consultas e exames. Só para você ter ideia, as pessoas tinham que dormir na porta do posto de saúde para conseguir uma ficha. Agora, o cidadão pode chegar no lá até às 11h que tem o atendimento garantido. Assumimos com uma situação caótica na saúde e deixamos em pleno funcionamento.

 

marcelo-de-fizito-prb-prefeito-paula-candidato-mg-entrevista-foto7-ascom-12.04.2014Agência PRB Nacional – E na Educação, o que senhor encontrou?
Marcelo de Fizito – Compramos sete ônibus escolares pelo programa Caminhos da Escola do governo federal, melhoramos muito a merenda escolar e fizemos outras ações. Antes a qualidade da merenda era bem precária, mas hoje a criança chega na escola e tem um café da manhã reforçado com frutas, verduras e leite. Toda alimentação é acompanhada por uma nutricionista e feita com produtos saudáveis adquiridos todos aqui mesmo, no próprio município, por meio da agricultura familiar. Ampliamos uma escola na zona rural que tinha apenas duas salas e os professores eram obrigados a dar aula para duas turmas na mesma sala. Nós acabamos com isso, colocamos cada professor em uma sala de aula. São esses os investimentos que nós fizemos para melhorar a educação no município.

 

Agência PRB Nacional – Para encerrar nossa entrevista, o que a população pode esperar do prefeito Marcelo neste novo mandato?
Marcelo de Fizito – Pode continuar contando com um prefeito amigo de todos, que respeita e trata as pessoas com muito carinho e educação. Todo investimento que for possível, não faltará força e trabalho da minha parte. A única coisa que eu prometi na campanha foi trabalho, trabalho e trabalho e tenho feito isso desde o primeiro dia de mandato. Não medirei esforços para continuar buscando as melhorias para o município. Um dia estou na prefeitura, no outro em Belo Horizonte e depois em Brasília, em busca de recursos e cobrando dos nossos deputados os investimentos para o nosso município. Continue contando comigo para o que der e vier pela frente, não tenho medo de crise, não tenho medo de nada quando o assunto é trazer benefício para o povo. Peço ao povo que continue contando com meu trabalho e esforço para deixar nossa cidade cada dia melhor e mais bonita.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – Prefeitura de Paula Cândido

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!