José de Arimateia dará continuidade ao trabalho em defesa da família e da saúde

José de Arimateia dará continuidade ao trabalho em defesa da família e da saúde

Republicano está no quarto mandato na Assembleia Legislativa da Bahia

Empossado para seu quarto mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual José de Arimateia reforçou seu compromisso em prol da saúde, da família e das pessoas idosas. Com uma atuação pautada na transparência e nos compromissos com temas que dizem respeito ao povo baiano, o republicano continuará trabalhando em defesa do desenvolvimento e da geração de oportunidades para os jovens.

Com a experiência de quem presidiu a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia, Arimateia contou à Agência PRB Nacional um pouco do seu trabalho e do compromisso de continuar atuando pela democratização do setor.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Quais foram as áreas em que sua atuação teve maior destaque nos mandatos exercidos?
José de Arimateia – Nesses três mandatos temos atuado em defesa da família, sempre com um cuidado especial em relação aos idosos e dando atenção às causas ligadas à saúde. Atualmente, sou vice-presidente da Comissão de Saúde e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde. Também defendo as causas dos animais. Discutimos vários assuntos nesse período. Na Bahia, por exemplo, temos um problema sério na saúde, que é a questão da regulação. Essa regulação é um gargalo, pois temos uma unidade em Feira de Santana e mais três em Salvador para comportar todos os problemas de saúde de alta complexidade. Todo o interior da Bahia, quando acontece um problema grave, envia para a central de regulação, que é uma fila.

Agência PRB Nacional – O que é possível fazer para resolver este problema da saúde?
José de Arimateia – Já temos discutido isso e nessa legislatura vamos dar continuidade a isso. Não adianta o governo criar um sistema como está criando, para centralizar os atendimentos só na capital. Tem que descentralizar, que tem que haver outros hospitais para atender as demandas e atender este problema. É preciso ter acessibilidade dos municípios, dos prefeitos e aí é onde entra a questão política, os entraves. Quando tivemos uma reunião com o secretário de Saúde para tratar da regulação, descobrimos que a maioria dos municípios não têm infraestrutura. Há secretaria municipal que não tem sequer computador. Então, o laudo médico não chega à central por conta desta dificuldade dos municípios. Temos visto que além da dificuldade dos gestores, o Ministério Público também não tem conseguido fazer com que isso seja cumprido.

Agência PRB Nacional – Como tem sido o trabalho voltado para os idosos?  
José de Arimateia – Temos mais de cinco mil municípios no país e em apenas 1,8 mil o conselho municipal de idosos funciona plenamente. Ou seja, o conselho é o município que deve formar, depois do conselho criado existe um fundo municipal para o idoso. É importante a existência desse fundo para que o município possa conseguir recursos tanto com a iniciativa privada quanto dos cidadãos comuns por meio da declaração do Imposto de Renda, na qual o cidadão pode doar até 6% da dedução do imposto. Na Bahia, dos 407 municípios, em apenas 23 deles o conselho funciona. Inclusive, levei esta pauta para o nosso partido para que abrace essa causa em nível nacional. Vou levar isso aos vereadores para que nas cidades isso possa funcionar. Já nos estados, em apenas três os conselhos estaduais funcionam de fato. Lamentavelmente, o governador engavetou um projeto em que fui relator que cria as políticas públicas estaduais para o idoso. Tem o conselho estadual implantado, mas o fundo não funciona. Vou continuar lutando por isso.

Agência PRB Nacional – O que será possível fazer para garantir oportunidades para os jovens no estado?
José de Arimateia – Uma das formas de ajudar a juventude é com a geração de empregos. Vamos lutar para que eles possam ter participação no mercado de trabalho. Pela lei, as empresas são obrigadas dentro do seu quadro de funcionários a ter pelos menos 5% dos funcionários menor aprendiz. Lamentavelmente, há um déficit grande a nível de Bahia e de Brasil. Quando questionamos as empresas pelo não cumprimento da lei, elas alegam que os jovens não estão capacitados para preencher as vagas. Então, é dever do poder público fazer com que os cursos profissionalizantes possam ser disponibilizados à juventude. Aqui na Bahia são mais de 40 mil jovens precisando trabalhar, mas que não têm acesso aos cursos. Então, essa será uma outra luta nossa.

Agência PRB Nacional – Em relação a causa animal, como pretende trabalhar?
José de Arimateia – Vamos lutar pela criação de um hospital veterinário. Pois não temos centros de zoonoses. Em Salvador, por exemplo, são mais de 200 mil animais abandonados. É uma situação que precisamos resolver.

Agência PRB Nacional – Uma preocupação em seus mandatos foi sempre em relação as famílias. Quais causas deve defender nesse sentido?
José de Arimateia – Vamos trabalhar muito em defesa das famílias. Estaremos atentos a essa ideologização nas escolas. Quanto à questão da orientação sexual das crianças vamos ficar de olho em relação a isso, pois entendemos que se trata de um assunto que cabe à família e não às escolas.

 

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – deputado estadual José de Arimateia

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.